Câncer de pele em cachorros, como prevenir?
| Foto:
  • Por Docg
  • 04/04/2022 13:11

Existem várias doenças que nem imaginamos que também podem se manifestar nos nossos pets e muitas delas são extremamente importantes de serem acompanhadas. Uma delas é o câncer de pele em cachorros.

Esse tipo de câncer vêm aumentando e as clínicas veterinárias estão se deparando cada vez com mais casos. Esse é o segundo tipo de câncer mais comum em caninos, ficando atrás somente do câncer de mama.

Alguns fatores de risco são: a raça — algumas raças específicas possuem mais propensão a esse tipo de doença do que outras —, a cor e espessura da pelagem — animais de pele clara, pelo fino e ralo precisam de mais atenção — e, claro, grau de exposição solar.

Porém, não é só isso.

Os animais possuem uma pele com alta capacidade de regeneração. Assim, quando uma célula anormal nasce e se multiplica rapidamente gerando outras células anormais, isso pode significar o aparecimento de um câncer.

Os sintomas se manifestam como:

  • nódulos;
  • mudança de coloração e aspecto da pele;
  • sangramentos;
  • feridas que não cicatrizam.

A boa notícia é: também existem os tumores benignos que, a princípio, não fazem mal ao seu bichinho, mas que também precisam ser acompanhados de perto.

Conheça os melhores produtos para a saúde do seu pet. A docg. tem tudo que seu pet precisa para viver mais e melhor

Diagnóstico e tratamento do câncer de pele em cachorros

Não tem segredo: achou algo estranho na pele do seu pet? Leve-o ao veterinário.

Só um profissional qualificado poderá dar o diagnóstico de forma precisa. E tenha calma. É claro que a situação é complicada e dá aquele aperto no coração, mas existem soluções.

O câncer de pele em animais, principalmente se descoberto rapidamente, possui altas chances de cura. Portanto converse bem com o veterinário e entenda a situação.

O tratamento, assim como em humanos, é feito pela remoção do nódulo e, em alguns casos, outros tratamentos como a quimioterapia, por exemplo, são necessários para a cura completa do animal.

Melhores formas de prevenção

Mesmo que, geralmente, a doença seja curada de forma simples e eficaz, o câncer é considerado um problema grave.

Por isso, realize consultas periódicas, evite sair ao sol com seu cãozinho entre as 10h e às 16h para fugir dos raios mais fortes e, claro, proteger a pele do seu amiguinho de quatro patas.

Existem diversas opções e tipos de protetores solares para cuidar da pele e pelos do seu pet.

Os protetores solares em creme podem ser utilizados na boca, focinho, orelhas e áreas com menos pelos. Eles são à prova d’água e mantêm seu pet protegido em todos os momentos.

O protetor solar para pelos possui vitamina E e extrato de quinoa, que previnem o ressecamento da pelagem, deixando-a hidratada. Para completar, o spray pós sol dá um frescor gostoso para uma pele banhada de sol.

Para a proteção dos pelos, também é indicado utilizar produtos de higiene, como shampoos e condicionadores que tenham o Fator de Proteção Solar (FPS). Eles mantêm a pelagem saudável, sedosa e protegida.

Docg., a empresa que se preocupa com seu pet

É sempre melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? É nisso que a docg. acredita e transmite em todos os seus produtos.

A marca foi criada em 2015 com o objetivo claro: fazer com que seu animal de estimação viva mais e melhor. Desde lá, a docg. busca as tecnologias mais avançadas para criar produtos naturais e saudáveis, garantindo um serviço completo e de qualidade. Além dos protetores, a loja possui diversos artigos tanto alimentares — com rações Super Premium e petiscos saudáveis — quanto de higiene e suplementação.

Nas unidades docg. é possível encontrar todos os produtos da marca e ainda ter acesso ao serviço de banho e tosa com profissionais treinados para atender de forma personalizada cada cãozinho e cada tutor.

Em Curitiba, onde você encontra filiais da docg:

Loja Chile: R. Chile, 1251 – Rebouças; Loja Cristo Rei: Av. Pres. Affonso Camargo, 1939; Loja Shopping Pátio Batel: Av. do Batel, 1868 – Batel. Loja 331- terceiro piso; Loja Mercadoteca: R. Paulo Gorski, 1309 – Mossunguê; Loja Verde Mais: Av. Presidente Arthur da Silva Bernardes, 493 - Vila Izabel; Loja Ecoville: Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi 4400– CIC; Loja Verde Mais Hauer: Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza, 1315 – Hauer; Loja Casa Fiesta: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 1450- Jardim das Américas; Loja Circuito: Rua Joao Bettega, 4280 – CIC.

Em outras cidades do Paraná:

Loja São Jose dos Pinhais: R. Dr. Motta Júnior, 1680 – Centro; Loja Londrina: Av. Ayrton Senna da Silva - 300 Loja 05; Loja Maringá: Av. Paulino Vieira Filho, nº 1009- sala 06 Zona 01; Loja Catuai Shopping Maringá: Av. Colombo, 9161 - Parque Industrial Bandeirantes; Loja Ponta Grossa: Shopping Palladium - Rua Ermelino de Leão, 703 - Piso G1 -Olarias.

Clique aqui e conheça tudo o que oferecemos para o seu cachorro.