Dermatite em cães e gatos, como prevenir
| Foto:
  • Por Docg
  • 04/04/2022 13:28

As doenças de pele são muito comuns em pets. Essas dermatites em cães e gatos são infecções ou inflamações da pele que podem apresentar diversos sintomas: coceira intensa, vermelhidão, feridas, pele escamosa e grossa, e em alguns casos  pode até provocar alteração na pigmentação da pele do local, queda de pelo e lambidas frequentes.

Dermatite em cachorros

As causas de dermatites em cães podem ser diversas e vão desde insetos e parasitas à alimentação pouco nutritiva. As mais comuns são:

Predisposição genética: algumas raças, como labradores e pitbulls, por exemplo, possuem maior propensão em desenvolver a dermatite atópica, que é uma reação alérgica a coisas comuns como ácaros, pólen e poeira.

Infecção bacteriana e por fungos: são comuns e podem evoluir para condições sérias se não tratadas rapidamente. Aparecem com mais frequência em animais que possuem mais “dobrinhas” na pele, onde pode haver proliferação dessas bactérias e fungos. É preciso ficar atento a feridas avermelhadas e com pus.

Alergia alimentar: pode se desenvolver durante anos e, por isso, é difícil de ser detectada. Então, o importante é dar alimentos de qualidade e com muitos nutrientes e ingredientes naturais. Fique muito atento às dermatites e desconfie de tudo.

Estresse e excesso de lambidas: assim como pode caracterizar um sintoma de dermatite, as lambidas também podem causá-las. Por exemplo, se o pet está muito estressado e começa a se lamber para tentar aliviar esse sintoma, ele pode acabar desencadeando uma dermatite. Além disso, o estresse por si só é um fator de risco, pois causa baixa na imunidade do animal.

Parasitas: pulgas, carrapatos e sarna são ectoparasitas que podem causar dermatites feias. A sarna, por exemplo, é muito contagiosa e deve ser tratada de forma rápida. Já as pulgas e carrapatos, além de serem incômodos, podem causar reações alérgicas por conta da picada e das toxinas que trazem na saliva.

Produtos químicos: shampoos, sabonetes, perfumes e outros produtos utilizados na higienização dos cachorros, se não forem próprios para pets e hipoalergênicos, podem trazer graves consequências. Por isso, utilize sempre produtos adequados e conheça bem os métodos de higienização do petshop.

Dermatites em gatos

Grande parte das dermatites felinas têm causas semelhantes às caninas:

Alergia alimentar: principalmente para os gatos, os corantes das rações podem causar prejuízos tanto no trato urinário, quanto alergias. As proteínas também precisam ser de qualidade na alimentação dos bichanos, pois constituem a base da alimentação deles. Assim, invista em uma boa ração.

Parasitas: pulgas, carrapatos e sarna também afetam os gatos. Assim como nos cachorros, a saliva das pulgas causam irritações e coceiras na pele e as sarnas causam feridas, pele ressecada e descamada, queda de pelos. Ao primeiro sinal, leve seu pet no veterinário.

Dermatites atópica: causadas por poeira e pólen, são mais comuns em algumas épocas do ano, como a primavera. Grande parte dos animais afetados possuem predisposição genética para este tipo. Por isso, é importante ficar de olho.

Traumas e estresse: gatos são um pouco mais sensíveis do que os cães nesse sentido e podem desenvolver problemas cutâneos por situações de grande estresse como chegada de um bebê, outro pet ou mudanças de rotina, por exemplo.

Infecções por fungos e bactérias: as micoses podem acontecer por falta de higienização adequada e condições que influenciam na proliferação de fungos e bactérias. Mesmo se limpando com as lambidas, os gatos também precisam de higienização profissional e bem feita.

Conheça a docg. e os melhores produtos para prevenção de doenças do seu pet.

Como prevenir as dermatites em cães e gatos?

A prevenção é a melhor forma de evitar qualquer um desses problemas. Por isso, siga esses passos e previna as dermatites no seu pet.

Manter o ambiente limpo: principalmente para evitar as dermatites atópicas, faça limpezas frequente do seu espaço. Isso evita, além de poeira e pólen, também os parasitas como pulgas, carrapatos e ácaros. O local que o pet faz as necessidades também é muito importante que seja limpo regularmente.

Medicação em dia: as medicações e vacinas em dia previnem diversas doenças comuns em animais, incluindo as dermatites ou mesmo parasitas intestinais. A visita frequente ao veterinário também é muito indicada.

Manter o pet em locais controlados: essa dica é principalmente para os gatinhos, que são mais “saidinhos” e encontram outros animais. Um dos principais vetores de contaminação são animais infectados. Portanto, ao manter seu gato dentro de casa, esse risco diminui. A castração também auxilia nesse quesito.

Hidratação: também em especial para os felinos, a hidratação frequente deles é muito importante. Deixe à disposição do gatinho algumas fontes de água pela casa e deixe sempre com água fresca. As rações úmidas e molhos especiais também ajudam a manter a hidratação dos gatos.

Alimentação balanceada: cada animal possui um tipo de organismo e as rações precisam ser adequadas para cada um deles. Por exemplo, gatos são estritamente carnívoros. Logo, precisam de muita proteína e isso deve ser contemplado pela ração oferecida. Alimentos que possuem grandes quantidades de corantes e outros componentes artificiais devem ser evitados.

Cuidados na hora do banho: produtos inadequados podem ser responsáveis por irritações da pele do animal. Assim, além de produtos hipoalergênicos e específicos, procure levar seu bichinho em locais especializados em pets. Os profissionais sabem exatamente o que fazer para manter seu pet limpo, com pelagem saudável, com menos risco de proliferação de fungos, bactérias e parasitas.

Docg., a melhor solução para a saúde do seu pet

A marca, especializada em produtos para animais de estimação, nasceu em 2015 por uma necessidade de produtos de prevenção a doenças e condições mais comuns dos pets.

Os produtos da docg. são feitos com ingredientes naturais e de qualidade excepcional para cuidar da saúde e bem-estar do seu pet, fazendo com que ele viva mais e melhor. As lojas também contam com serviço de banho e tosa especializado para garantir o melhor atendimento para o pet — que toma banho em banheiras vitorianas e pode ser observado através das paredes de vidro.

Em Curitiba, onde você encontra filiais da docg:

Loja Chile: R. Chile, 1251 – Rebouças; Loja Cristo Rei: Av. Pres. Affonso Camargo, 1939; Loja Shopping Pátio Batel: Av. do Batel, 1868 – Batel. Loja 331- terceiro piso; Loja Mercadoteca: R. Paulo Gorski, 1309 – Mossunguê; Loja Verde Mais: Av. Presidente Arthur da Silva Bernardes, 493 - Vila Izabel; Loja Ecoville: Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi 4400– CIC; Loja Verde Mais Hauer: Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza, 1315 – Hauer; Loja Casa Fiesta: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 1450- Jardim das Américas; Loja Circuito: Rua Joao Bettega, 4280 – CIC.

Em outras cidades do Paraná:

Loja São Jose dos Pinhais: R. Dr. Motta Júnior, 1680 – Centro; Loja Londrina: Av. Ayrton Senna da Silva - 300 Loja 05; Loja Maringá: Av. Paulino Vieira Filho, nº 1009- sala 06 Zona 01; Loja Catuai Shopping Maringá: Av. Colombo, 9161 - Parque Industrial Bandeirantes; Loja Ponta Grossa: Shopping Palladium - Rua Ermelino de Leão, 703 - Piso G1 -Olarias.

Visite uma de nossas lojas e previna as doenças mais comuns em pets com produtos e atendimento de qualidade.