7 doenças mais comuns em cachorro e como prevenir
| Foto:
  • Por Docg
  • 04/04/2022 13:24

Pai de pet é assim: precisa ficar bem atento aos sinais e sintomas que seu amiguinho de quatro patas apresenta. Para te ajudar, listamos as 7 doenças mais comuns em cachorros para você saber como tratá-las e, principalmente, preveni-las.

1. Sarna

Existem dois tipos da doença, a Sarna Sarcóptica e a Demodécica, que são causadas por ácaros distintos.

O primeiro é o mais contagioso e pode ser adquirido no contato com outros animais ou locais contaminados. É tão infeccioso que afeta, também, humanos. Seus sintomas são coceiras intensas pelo corpo, vermelhidão, queda de pelo, odor forte descamação da região com feridas e crostas.

Já a Sarna Demodécica é causada por um ácaro que reside no corpo dos cachorros, mas a doença se manifesta quando o bichinho está com uma imunidade mais baixa. Assim, os ácaros se multiplicam excessivamente, causando a doença. Esse tipo, que não é contagioso, também é conhecido por sarna negra pois, além dos sintomas tradicionais, apresenta uma mudança na coloração da pele, deixando-a mais escura e espessa.

O tratamento pode variar dependendo do tipo e da intensidade. Por isso, consulte um especialista. A prevenção pode ser feita por meio de boa e constante higienização do animal — com produtos de qualidade e que não tragam malefícios para o bichinho —, alimentação saudável e rica em vitaminas e nutrientes, suplementação de vitaminas e minerais para fortalecer o sistema imunológico.

2. Parasitas

Pulgas e carrapatos são comuns, mas também precisam de cuidados.

As pulgas podem provocar hipersensibilidade na pele, coceiras, irritações, perdas de pelo e até anemia, já que elas se alimentam do sangue do animal. Já os carrapatos podem transmitir diversas doenças e causar danos ainda piores.

Para prevenir esses parasitas, a higienização constante é essencial e, como tratamento, existem remédios para ajudar nessa tarefa, desde que receitados pelo veterinário.

3. Alergias

Continuando nas doenças de pele, as alergias cutâneas são muito comuns em cachorros e necessitam de monitoramento. As reações podem acontecer por diversos motivos, incluindo contato com pólen, fungos, ácaros, poeira, alguns alimentos ou produtos químicos. Os sintomas apresentam-se como coceiras, irritações e vermelhidão na pele, podendo haver queda de pelo.

As alergias alimentares podem ser observadas pela aparição de — além das coceiras e irritações cutâneas — vômito, diarreia e quadros gastrointestinais.

O tratamento será indicado pelo profissional conforme o diagnóstico, mas a prevenção pode ser feita por meio de uma boa alimentação — sem adição de corantes, conservantes e ingredientes alergênicos — e utilização de produtos de higiene específicos para a pele do seu cão.

4. Cinomose

É uma doença causada por vírus que afeta, na maioria das vezes, cães filhotes ou idosos. Se não tratada, esta condição pode trazer graves consequências para o animalzinho.

Em estágios iniciais, é possível observar sintomas digestivos como diarreia, por exemplo. Com o avanço da doença, começam a aparecer secreções nos olhos e nariz, desorientação, falta de coordenação motora e tremores que, mais para frente, viram convulsões.

O animal infectado libera o vírus pela urina, fezes e secreções (nasal e ocular). Por isso, é importante evitar que ele tenha contato com outros cães para não espalhar a doença. O tratamento deve ser indicado pelo veterinário e se dá a partir dos sintomas.

A vacina contra a Cinomose está inserida na Vacina Múltipla, essencial para a saúde dos cachorros.

5. Papiloma

Também conhecida como papilomatose, a condição é causada por vírus e é extremamente contagiosa para outros cãezinhos.

É uma doença cutânea e o principal sintoma é a aparição de verrugas esbranquiçadas nas regiões da boca, focinho, genitálias e pele. Apesar de ter uma rápida progressão, ela não causa dor ao cachorro, mas pode ser incômoda dependendo da quantidade de verrugas no local.

Para evitá-la e tratá-la, é muito importante manter a saúde bichinho e o sistema imunológico funcionando corretamente. Para isso, uma boa alimentação com rações de qualidade e suplementação de vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo são fortemente indicados.

6. Otite

A otite é a famosa infecção de ouvido e é mais comum nos cachorros de raças que possuem orelhas caídas. A doença acontece quando há uma alta proliferação das bactérias e fungos que já existem no local e são importantes para o organismo.

Esse crescimento excessivo por conta da umidade, junto com a baixa imunidade do canino, leva a infecção do local.

A prevenção é a melhor solução, neste caso. Por isso, é preciso ter muito cuidado na hora do banho do seu pet: uma higienização mal feita do ouvido pode causar a otite. Assim, além de cuidar do sistema imunológico do seu amiguinho de quatro patas, invista em lugares e profissionais especializados em higienização dos bichinhos.

7 Gripe canina

Os caninos também são afetados pela gripe, sabia? O vírus responsável é o da Influenza A e afeta os bichinhos que já estão imunologicamente debilitados. Se não tratada, a gripe canina pode evoluir para pneumonia. Os principais sintomas são febre, tosse contínua, corrimento nasal, falta de apetite e letargia.

O veterinário pode indicar medicamentos específicos para o tratamento da doença, mas manter a imunidade do seu seu pet sempre alta é a melhor prevenção.

Conheça a docg. e aposte nos melhores produtos para a saúde do seu pet.

Em Curitiba, onde você encontra filiais da docg:

Loja Chile: R. Chile, 1251 – Rebouças; Loja Cristo Rei: Av. Pres. Affonso Camargo, 1939; Loja Shopping Pátio Batel: Av. do Batel, 1868 – Batel. Loja 331- terceiro piso; Loja Mercadoteca: R. Paulo Gorski, 1309 – Mossunguê; Loja Verde Mais: Av. Presidente Arthur da Silva Bernardes, 493 - Vila Izabel; Loja Ecoville: Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi 4400– CIC; Loja Verde Mais Hauer: Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza, 1315 – Hauer; Loja Casa Fiesta: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 1450- Jardim das Américas; Loja Circuito: Rua Joao Bettega, 4280 – CIC.

Em outras cidades do Paraná:

Loja São Jose dos Pinhais: R. Dr. Motta Júnior, 1680 – Centro; Loja Londrina: Av. Ayrton Senna da Silva - 300 Loja 05; Loja Maringá: Av. Paulino Vieira Filho, nº 1009- sala 06 Zona 01; Loja Catuai Shopping Maringá: Av. Colombo, 9161 - Parque Industrial Bandeirantes; Loja Ponta Grossa: Shopping Palladium - Rua Ermelino de Leão, 703 - Piso G1 -Olarias.