7 doenças mais comuns em gatos e como prevenir
| Foto:
  • Por Docg
  • 04/04/2022 13:18

Eles são muito independentes e donos de si, mas existem alguns problemas que são comuns aos gatos e você precisa estar atento para prevenir possíveis complicações. As doenças comuns em gatos são: as ligadas ao trato urinário, causadas por alimentação inadequada, infecções e inflamações.

Conheça as 7 mais comuns e saiba como tratá-las.

1. Insuficiência Renal

Esse problema é muito comum em gatos e acontece, principalmente, porque eles bebem pouca água. Isso favorece o acúmulo de impurezas.

É mais comum em gatos mais velhos e acontece quando os rins não exercem plenamente sua função de filtragem, podendo causar anemia, apatia, diarreia, vômitos e desidratação. É uma doença lenta e silenciosa e só apresenta sintomas em fases mais avançadas, o que dificulta o diagnóstico. Assim, a prevenção é a melhor solução.

Para prevenir a insuficiência renal, o ideal é investir em alimentação de qualidade, com vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais para a saúde do gatinho. O melhor é oferecer em uma alimentação úmida com a adição de molhos especiais que auxiliam na hidratação do felino.

Além disso, espalhar fontes de água fresca e nova pela casa é essencial para garantir que ele beba o máximo de água possível.

2.  Obesidade

Muito comum, principalmente, em gatos castrados. Isso acontece porque o apetite aumenta e o metabolismo do bichinho fica mais lento, fazendo com que acumule mais gordura. A obesidade pode acarretar diversos problemas nas articulações e no coração, além de aumentar as chances de diabetes.

A prevenção e o tratamento para obesidade são feitos por meio da alimentação saudável e de qualidade. Sempre siga as instruções do veterinário e da embalagem da ração para que a quantidade, a qualidade e o tipo do alimento oferecido para o seu pet sejam adequados à dieta que ele precisa.

3. Cálculos renais

Esse problema também é muito associado com a falta de hidratação dos gatos.

A carência de água aumenta as chances de formação de pedras nos rins. Quando essas pedrinhas descem para a uretra é ainda pior, pois obstruem a passagem da urina, aumentando as chances de infecções e o desconforto do animalzinho.

Alguns dos sintomas podem ser dificuldade de fazer xixi, sangue na urina e vocalização no momento de se aliviar.

O tratamento pode ser feito por meio de intervenção cirúrgica para retirada do cálculo, mas a condição pode ser prevenida com aumento da ingestão de água e alimentação com ração úmida ou molhos e suplementos específicos que ajudam na manutenção da saúde do trato urinário felino.

4. FIV (Imunodeficiência Viral Felina)

Também conhecida como AIDS felina, a FIV é causada por um vírus que ataca o sistema imunológico do animal, deixando o corpo sem mecanismos de defesa para outras eventuais infecções.

Ela pode ser transmitida por meio de relações sexuais, mas é mais comum que a aconteça através do contato com a saliva de um felino contaminado.

Como a doença é mais comum em gatos que vivem soltos, o principal meio de prevenção é a castração, que também o deixa menos agressivo e mais caseiro.

Fique de olho em sinais como falta de apetite, febre ou locais de inchaço e aumento dos linfonodos.

5. FELV (Leucemia Viral Felina)

Assim como a FIV, a FELV também é causada por um vírus que degrada o sistema imunológico. A leucemia felina é altamente transmissível e a contaminação acontece por meio de contato com a saliva do gato portador da doença.

Portanto, assim como a AIDS felina, a principal prevenção é a castração.

6. Verminose e parasitas intestinais

É muito comum nos felinos e é causada, principalmente, por vermes e parasitas. Alguns dos meios de transmissão podem ser carne crua, pulgas, roedores ou amamentação (caso a mãe esteja contaminada).

Os sintomas aparecem como abdômen inchado, fezes moles e com vermes, vômito, anemia e obstrução de órgãos como estômago, intestino e coração.

A prevenção das verminoses e parasitoses são por meio de vermifugação orientada por um profissional, alimentação que proteja o sistema intestinal e higienização constante e bem-feita do gatinho.

Para isso, procure locais especializados em higienização de animais domésticos e que utilizam produtos de qualidade e hipoalergênicos.

7. Dermatites

Grande parte dos atendimentos veterinários se dão por casos de dermatite e doenças na pele. Seja por contato com produtos químicos, alimentação ou por parasitas como pulgas e carrapatos, podem ocorrer quedas de pelo, vermelhidão, lambidas em excesso na região e ferimentos.

O tratamento deve ser indicado por um profissional e depende de cada caso.

Já a prevenção é simples e se dá por meio de alimentação adequada e de qualidade — e de preferência sem adição de corante e com ingredientes naturais — e higienização constante com produtos próprios para animais e hipoalergênicos.

Conheça a docg., a melhor opção para a saúde do seu pet

Desde 2015 a docg. possui um único objetivo: oferecer saúde e bem-estar para o seu pet. Com foco nessa meta, a marca se especializou em produtos de qualidade que auxiliam na qualidade de vida e longevidade do seu pet.

É possível ver que grande parte das doenças mais comuns são facilmente prevenidas com uma boa alimentação — rica em vitaminas, minerais, aminoácidos essenciais e proteínas, sem corantes e excesso de carboidratos —, suplementação e higiene de qualidade e personalizada. Isso tudo você encontra na docg..

Em Curitiba, onde você encontra filiais da docg:

Loja Chile: R. Chile, 1251 – Rebouças; Loja Cristo Rei: Av. Pres. Affonso Camargo, 1939; Loja Shopping Pátio Batel: Av. do Batel, 1868 – Batel. Loja 331- terceiro piso; Loja Mercadoteca: R. Paulo Gorski, 1309 – Mossunguê; Loja Verde Mais: Av. Presidente Arthur da Silva Bernardes, 493 - Vila Izabel; Loja Ecoville: Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi 4400– CIC; Loja Verde Mais Hauer: Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza, 1315 – Hauer; Loja Casa Fiesta: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 1450- Jardim das Américas; Loja Circuito: Rua Joao Bettega, 4280 – CIC.

Em outras cidades do Paraná:

Loja São Jose dos Pinhais: R. Dr. Motta Júnior, 1680 – Centro; Loja Londrina: Av. Ayrton Senna da Silva - 300 Loja 05; Loja Maringá: Av. Paulino Vieira Filho, nº 1009- sala 06 Zona 01; Loja Catuai Shopping Maringá: Av. Colombo, 9161 - Parque Industrial Bandeirantes; Loja Ponta Grossa: Shopping Palladium - Rua Ermelino de Leão, 703 - Piso G1 -Olarias.

Clique e encontre tudo o que você precisa para cuidar do seu gato.