Seu gato não consegue urinar? Saiba como evitar doenças urinárias em gato
| Foto:
  • Por Docg
  • 04/04/2022 13:06

Seu gato não consegue urinar? Esse sintoma é comum em felinos e pode significar várias situações.

O cuidado maior que você precisa ter é com as doenças no trato urinário, pois os gatos bebem pouca água. Mesmo sendo comum, esses problemas urinários precisam ser tratados com a ajuda de um especialista.

Essa condição é conhecida como doenças do trato urinário inferior felino (DTUIF) e representa as condições anormais que afetam a bexiga e a uretra dos gatos, como infecções, pedras no rim ou na uretra e cistite.

É mais comum em animais com mais idade, mas pode aparecer também a partir do primeiro ano de idade.

Além da falta de ingestão de líquidos, os felinos tendem a ficar muito estressados e isso também influencia e favorece o desenvolvimento das DTUIF.

Os sinais são sutis, mas se bem analisados, são facilmente perceptíveis. Então, perceba a quantidade de vezes que seu amiguinho vai à caixinha e o que fica lá. Alguns indicativos de que seu pet pode estar com problemas urinários são:

  • Vocalizar na hora de fazer xixi;
  • Urinar com mais frequência;
  • Volume da urina menor que o normal;
  • Fazer xixi para fora da caixinha;
  • Presença de sangue;
  • Lamber em excesso a região genital.

Fatores de risco para os problemas urinários

Além da idade avançada e de beberem pouca água, que influenciam diretamente nas chances do animal adquirir essas condições, alguns outros fatores de risco podem ser citados como:

  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Estresse;
  • Alimentação inadequada ou somente com ração seca;
  • Caixa de areia em lugar inadequado;
  • Mudança de rotina.

Tratamento, prevenção e cuidados adicionais

O mais indicado, ao perceber que seu gatinho está sofrendo, é levá-lo ao veterinário. Lá, o profissional terá uma visão mais ampla do problema e poderá solicitar os exames adequados para o diagnóstico. O tratamento, normalmente, consiste em uma mudança na alimentação com inserção de rações pastosas, medicamentos e, claro, ingestão de líquidos.

A prevenção continua sendo a melhor maneira de evitar doenças. Portanto, separamos algumas dicas para você aplicar e cuidar da saúde do seu bichinho.

Primeiro, forneça múltiplas fontes de água em lugares diferentes, assim, as chances do seu gatinho beber água aumenta.

Outro ponto: analise se existe alguma coisa que possa estressar seu gatinho. Encontrou? Livre-se dela ou tente amenizar o problema.

Também não é indicado deixar a caixinha perto da comida e água, isso pode fazer com que seu pet deixe de se hidratar e se alimentar.

Por fim, invista em uma alimentação adequada e de qualidade. Rações com corantes fazem mal à saúde do seu gato e influenciam na formação de pedras nos rins. Dê preferência para alimentos com ingredientes naturais, vitaminas e proteínas essenciais para a boa saúde do seu pet.

Além da qualidade da ração, o tipo dela também pode influenciar na prevenção. Evite alimentar seu gatinho somente com ração seca — o ideal é oferecer também a ração úmida de vez em quando.

Outra opção excelente é inserir na dieta do seu gatinho suplementos em molho. Além de acrescentar sabor à comida, o suplemento em molho serve como uma forma de hidratar o organismo, estimular o apetite e ajuda a prevenir doenças do trato urinário.

Docg., especialista na saúde do seu pet

Desde 2015, a docg. atua com o objetivo de trazer saúde, bem-estar e longevidade para o seu pet. A empresa acredita que uma boa alimentação e a suplementação de vitaminas associada a uma boa higienização são a chave para prevenção de diversas doenças que afetam os nossos amados bichinhos. Assim, com ingredientes naturais, saudáveis e sem aditivos, a docg. cuida da saúde do seu pet.

A marca possui três opções de molhos com sabores e finalidades diferentes para você oferecer ao seu gato:

  • Suplemento em Molho For Cats Sistema Intestinal: que ajuda na manutenção da microbiota intestinal, melhorando a digestão e eficiência alimentar. Também alivia os gases e a sensação de constipação, regulando a consistência das fezes.

Nas lojas da docg. você encontra diversas opções de produtos da marca assim como serviços de banho e tosa especializados e sempre focados no bem-estar do seu pet, além de diversos produtos que ajudam na saúde do seu amiguinho de quatro patas.

Em Curitiba, onde você encontra filiais da docg:

Loja Chile: R. Chile, 1251 – Rebouças; Loja Cristo Rei: Av. Pres. Affonso Camargo, 1939; Loja Shopping Pátio Batel: Av. do Batel, 1868 – Batel. Loja 331- terceiro piso; Loja Mercadoteca: R. Paulo Gorski, 1309 – Mossunguê; Loja Verde Mais: Av. Presidente Arthur da Silva Bernardes, 493 - Vila Izabel; Loja Ecoville: Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi 4400– CIC; Loja Verde Mais Hauer: Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza, 1315 – Hauer; Loja Casa Fiesta: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 1450- Jardim das Américas; Loja Circuito: Rua Joao Bettega, 4280 – CIC.

Em outras cidades do Paraná:

Loja São Jose dos Pinhais: R. Dr. Motta Júnior, 1680 – Centro; Loja Londrina: Av. Ayrton Senna da Silva - 300 Loja 05; Loja Maringá: Av. Paulino Vieira Filho, nº 1009- sala 06 Zona 01; Loja Catuai Shopping Maringá: Av. Colombo, 9161 - Parque Industrial Bandeirantes; Loja Ponta Grossa: Shopping Palladium - Rua Ermelino de Leão, 703 - Piso G1 -Olarias.

Clique aqui e conheça tudo o que oferecemos para o seu gato.