Pratos da culinária latina celebrados no Dom Bar
Pratos da culinária latina celebrados no Dom Bar| Foto: Divulgação
  • Por Dom Bar
  • 30/01/2020 10:56

Uma das coisas mais legais de se fazer ao visitar um novo país é, certamente, conhecer a culinária local. Só na América Latina, são milhares de pratos e refeições que fogem do nosso tradicional arroz e feijão. Ou da nossa forma de fazê-los. Aos curitibanos curiosos e com vontade de experimentar alguns deles, um novo bar, recém-inaugurado, reuni o melhor da culinária fusion, o DOM.Bar. Localizado na avenida Vicente Machado, número 975, o estabelecimento é o primeiro bar do sul do Brasil especializado em rum, bebida feita a partir da cana e de origem das ilhas do Caribe, na América Central. Por esse motivo, o cardápio do estabelecimento oferece diferentes pratos latinos para combinar com essa bebida tão especial. Conheça alguns deles:

1. Ceviche – Peru

Pratu peruano conhecido como Ceviche
Ceviche - Peru| Divulgação

Prato que é mundialmente famoso, o ceviche teve origem no Peru. É feito com peixe cru, seja branco, salmão ou outros frutos do mar, marinado em suco de limão e outros elementos cítricos. Passando no DOM, você encontra de peixe branco com cebola roxa, coentro, limão, pimenta, leite de tigre e finalizado com batata doce glaceada chips de banana verde.

2. Arepas – Colômbia

Prato colombiano conhecido como Arepas
Arepas - Colômbia| Divulgação

Tradicional da Colômbia, as arepas são uma massa de pão, feita com milho moído ou com farinha de milho, recheadas a gosto. No DOM.Bar tem três opções de recheio: panceta, mignon e cogumelos.

3. Keshi Yena – Aruba e Curaçao

Prato caribenho conhecido como Keshi Yena
Keshi Yena – Aruba e Curaçao| Divulgação

Famoso prato das ilhas caribenhas Aruba e Curaçao, o Keshi Yena – em português, “recheado de queijo” – é, como o próprio nome diz, um queijo que recebe recheio a gosto. No DOM, ele vem com mignon ao molho demi-glace, farofa de panko, lascas de alho e cebolete picada.

4. Tequeños – Venezuela

Prato venezuelano conhecido como Tequeños
Tequeños – Venezuela| Divulgação

Na Venezuela, você pode encontrar facilmente os tequeños, que são palitos de queijo empanado com pão de milho. Se pedir no DOM.Bar, ele vem acompanhado de molho Passion e Sweet Chilli.

5. Pokes – Havaí

Prato havaiano conhecido como Pokes
Pokes – Havaí| Divulgação

Diretamente do Havaí, os pokes ganharam fama e espaço em diversos países. O prato é feito com peixe cru cortado em cubos, servido com arroz, folhas e molho a gosto. Experimente os três tipos servidos no DOM.Bar: salmão, peixe branco e veggie.

6. Ropa Vieja – Cuba, Porto Rico e Panamá

Prato caribenho conhecido como Ropa Vieja
Ropa Vieja – Cuba, Porto Rico e Panamá| Divulgação

Originário de Cuba, mas muito comum também em Porto Rico e no Panamá, o ropa vieja – “roupa velha” – consiste em carne desfiada ou fatiada, servida com um mix de legumes. Para os que pedirem no bar curitibano, ele vai barriga de porco cortada marinada ao molho thaycoke, servida com aligot de batata salsa, legumes salteados e arroz chaufa, finalizado com brotos.

7. Keri-Keri

Prato caribenho conhecido como Keri-Keri
Keri-Keri| Divulgação

Outro prato tradicionalmente caribenho, especialmente em Aruba, o keri-keri é feito com peixe branco ou salmão, salteados na manteiga, acompanhados de legumes e outros temperos a gosto. São duas opções no DOM.Bar: de salmão ou de peixe branco, acompanhados de legumes salteados com gergelim em grãos, purê de batata salsa, finalizado com manteiga de aji panka e brotos.

Os valores variam entre R$ 12,00 e R$ 62,00.

Acompanhe o DOM.Bar nas mídias sociais:
Facebook: DOM.Bar
Instagram: @dom.barcwb
Site: http://dombar.com.br

SOBRE O DOM.BAR

O DOM.bar acredita na experiência completa que mexe com todos os sentidos. A ideia surgiu durante uma viagem que despertou a vontade de cinco amigos de trazer para o Brasil algo inovador. Durante esse passeio eles conhecerem o rum, tornara-se amantes da bebida e perceberam todo o seu potencial.  Na volta, buscaram por mixologistas especializados, capazes de recriar todas as experiências vividas. Assim nasceu o DOM.Bar.