Preparo de drink no Dom Bar faz parte da experiência de consumir um bom drink
Preparo de drink no Dom Bar faz parte da experiência de consumir um bom drink| Foto: Divulgação/Dom Bar
  • Por Dom Bar
  • 08/11/2019 10:03

O Brasil é internacionalmente conhecido como o país da caipirinha, o que só prova como o mercado de destilados encontra aqui um potencial promissor para aumentar seu consumo por meio da coquetelaria. Depois do retorno do gin em 2017/2018, que caiu no ostracismo com a chegada dos anos 90 e 2000 por ser considerada uma bebida pouco prática e que voltou com tudo com suas misturas variadas, a bola da vez é o rum. Além dos clássicos mojito, piña colada e cuba libre, esse ingrediente permite a criação de inúmeros drinques.

Assim como a nossa cachaça, o rum é feito a partir da cana, mas passa por diversos processos de fermentação e destilação, podendo ser amadurecido por anos em barris de carvalho e até receber algumas especiarias que encorpamento e sabor. Por esse motivo, também pode ser apreciado na sua forma pura. Especialistas acreditam que a origem da bebida esteja nas ilhas caribenhas da América Central. O que ajudou na fama de “bebida dos piratas”, por conta do alto teor alcoólico, que é capaz de encorajar qualquer combate em alto-mar.

E não é só no Brasil que o rum está em alta. Em qualquer grande cidade, como Nova York e Londres, é possível encontrar bares especializados na bebida. Inspirados nessa tendência mundial, os sócios Gabriel Bond, Armando Queiroz, Carlos Henrique Gaspar Dias, Fabio Antonio Dallazem Filho e Luiz Fernando Gaspar Dias, durante uma viagem, resolveram trazer para sua cidade, Curitiba, essa moda.

Assim surgiu o DOM.Bar, segunda casa do Brasil e primeira do Sul especializada em rum. Localizada na rua Vicente Machado, no concorrido Batel Soho, o espaço conta com dois ambientes. Na parte de baixo se encontra um bar tradicional, com lugares para sentar. Na parte de cima, um lounge com bar exclusivo e DJ. Além de rum, outra grande preocupação é oferecer alta coquetelaria nos padrões internacionais e focar em produções de drinques autorais. O cardápio de coquetéis é assinado por Gabriel Bueno, finalista nacional do World Class Competition em 2019 e conta também com outros drinks clássicos e variados tipos de destilados.  Outro ponto alto é a gastronomia do lugar, também inspirada no Caribe e países latinos, garantindo uma perfeita harmonização.