O bruxismo é o ato de apertar ou ranger os dentes involuntariamente, o que está bastante ligado à ansiedade, mas também prejudica a saúde bucal
O bruxismo é o ato de apertar ou ranger os dentes involuntariamente, o que está bastante ligado à ansiedade, mas também prejudica a saúde bucal| Foto: Shutterstock
  • Por Dr Gustavo Pimpão
  • 30/08/2021 13:43

A ansiedade é um problema cada vez mais comum nos tempos modernos, especialmente com os desafios impostos pela pandemia, e pode se manifestar de diversas formas no corpo. Algumas pessoas descontam a ansiedade na comida, ficam mexendo os pés ou os braços de forma frenética ou começam a apertar ou ranger os dentes.

Isso costuma acontecer especialmente durante o sono, mas há casos em que a mandíbula é forçada o dia inteiro. Esse ato é chamado de bruxismo e causa dor na cabeça, face e pescoço, além de desgaste nos dentes.

Consequências do bruxismo

Além do impacto estético dos dentes desgastados, o bruxismo pode prejudicar a respiração, a fala e a função mastigatória. Em última instância, também pode tornar os dentes mais difíceis de higienizar, gerando mau hálito e placa bacteriana, com todos os problemas relacionados.

Para solucionar esse problema de forma definitiva, é indispensável tratar a ansiedade e suas causas, com especialistas nessa área. Mas, nesse contexto, o dentista também pode auxiliar bastante, reduzindo os danos do bruxismo nos dentes.

Conheça o Dr. Gustavo Pimpão, dentista especialista em tratamentos com Invisalign®

As placas para bruxismo e alinhadores transparentes, como o Invisalign®, podem ajudar a proteger os dentes das consequências do bruxismo
As placas para bruxismo e alinhadores transparentes, como o Invisalign®, podem ajudar a proteger os dentes das consequências do bruxismo | Divulgação

Alinhadores transparentes podem auxiliar em quadros de bruxismo

As recomendações para casos de bruxismo envolvem o uso de placas de acrílico para impedir que o ato de apertar a mandíbula, de fato, desgaste os dentes.

A primeira questão, nesse sentido, é se o paciente já está utilizando um aparelho ortodôntico para tratar outro problema: é impossível usar as placas de acrílico por cima do aparelho fixo. Além disso, dentes mal alinhados podem potencializar quadros de bruxismo, com desgaste ainda maior sobre a mandíbula e os dentes.

Para esses cenários, os alinhadores transparentes se apresentam como uma alternativa eficiente para corrigir o mau alinhamento dental e evitar as consequências do bruxismo, ao mesmo tempo. Segundo o Dr. Gustavo Pimpão, ortodontista especializado em tratamentos com Invisalign®, essa tecnologia pode ser usada para todo tipo de problema, dependendo da experiência do conhecimento dos profissionais. Ele já obteve sucesso em inúmeros casos utilizando alinhadores transparentes em seus pacientes.

O doutor explica que o tratamento com Invisalign® começa com o planejamento virtual, feito a partir de um escaneamento dos dentes do paciente. Assim, desde o primeiro dia, é possível ver qual será o resultado e quanto tempo isso vai levar.

"Em minha clínica, tenho a parte de radiologia. Então fazemos todos os exames nela e o paciente não precisa se deslocar para outro lugar", acrescenta Pimpão.

Os alinhadores transparentes são fabricados de acordo com o planejamento e o paciente só precisa utilizá-los o máximo de tempo diário possível, tirando apenas para comer, passar fio dental e escovar os dentes. De 7 a 10 dias, o par deve trocado por outro, que vai continuar movimentando os dentes na direção correta. O paciente recebe uma quantidade de alinhadores e as instruções para realizar a troca em casa. O tratamento completo pode ser finalizado em meses — ao invés de anos, como nos aparelhos fixos.

Deixe seu sorriso mais bonito de forma prática e rápida com o Invisalign®. Entre em contato com o Dr. Gustavo Pimpão