Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

O que você precisa saber sobre rinoplastia

Independente do motivo (estético ou funcional), quando um paciente decide passar por uma rinoplastia, ele procura por uma possível transformação.

A cirurgia plástica realizada na região nasal pode ter grande impacto visual.
A cirurgia plástica realizada na região nasal pode ter grande impacto visual. (Foto: Shutterstock)

Dr. Leonardo Pereira Fernandes - CRM-PR: 30904 - Cirurgia Plástica RQE: 2732 - Conteúdo publicitário Dr. Leonardo Pereira Fernandes - CRM-PR: 30904 - Cirurgia Plástica RQE: 2732

27/09/2021 às 14:28

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Um dos procedimentos mais requisitados entre homens e mulheres de todas as idades, a rinoplastia, ou cirurgia plástica do nariz, é indicada para corrigir aspectos estéticos, funcionais e deformidades.

Esse método pode ser realizado em pacientes a partir dos 18 anos, quando o desenvolvimento facial está completo. E é justamente no público jovem que a rinoplastia tem a preferência.

Por que fazer rinoplastia

Essa cirurgia é capaz de harmonizar o formato e o tamanho do nariz com o rosto e, para isso, leva em consideração a etnia e características dos olhos, testa, boca e queixo do paciente.

Além dos benefícios estéticos, a cirurgia plástica do nariz possibilita corrigir problemas capazes de interferir diretamente na função respiratória, como desvio de septo, o posicionamento e a má formação nasal.

Saiba mais informações!

Benefícios da rinoplastia

Entre os benefícios do procedimento estão a adequação do tamanho e harmonização do nariz com o restante da face, estrutura nasal mais delicada, redução do tamanho da saliência nasal e melhora da projeção da ponta do nariz.

A rinoplastiatambém tem o objetivo de manter ou melhorar a integridade das funções nasais, tais como a respiração, a filtração, a umidificação e o aquecimento do ar inalado, o que também ajuda a preservar a ressonância da voz e o olfato.

A plástica no nariz é aconselhada a ser realizada após os 18 anos de idade do paciente.A plástica no nariz é aconselhada a ser realizada após os 18 anos de idade do paciente. (Foto: Shutterstock)

Os tipos de plástica no nariz

As expectativas e necessidades do paciente estão diretamente ligadas ao tipo de técnica pela qual ele irá se submeter.

A rinoplastia estética talvez seja a mais comum, sobretudo entre os jovens que desejam corrigir imperfeições, entre elas: redução ou aumento do tamanho, redução ou aumento do dorso nasal e alteração da columela (fenda que divide as narinas).

A rinoplastia funcional é indicada para pacientes que têm vontade de se submeter a uma cirurgia plástica do nariz e sofrem com algum distúrbio respiratório, tais como desvio de septo e hipertrofia de cornetos.

A rinoplastia étnica é realizada por pessoas insatisfeitas com os traços étnicos presentes no formato do nariz e desejam deixá-lo mais harmônico com o rosto. Aqui se enquadram aqueles pacientes com vontade de modificar as asas nasais abertas ou grandes, assim como também quem tem a projeção da ponta do nariz caída.

A rinoplastia secundária, ou cirurgia de correção ou revisão, acontece quando pacientes que passaram por um ou mais procedimentos no nariz estão insatisfeitos com o resultado.

A rinoplastia pós-traumática, como o próprio nome indica, é realizada em pessoas que passaram por algum tipo de trauma facial, capaz de interferir no formato ou funcionamento do nariz, causando problemas respiratórios e/ou deformidades.

Como saber qual o tipo de rinoplastia é mais indicada para seu caso

A melhor maneira de saber qual tipo de cirurgia é mais indicada, assim como também quais os detalhes de todo procedimento, é conversando com um profissional capacitado.

Você pode realizar a busca no site do Conselho Federal de Medicina.

Dr. Leonardo Pereira Fernandes, cirurgião plástico (CRM/PR 30904, RQE 2732). É também membro internacional na Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS, na sigla em inglês).

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.