Conheça alguns bandidos que usaram a cirurgia plástica para fugir da lei
Conheça alguns bandidos que usaram a cirurgia plástica para fugir da lei| Foto: ShutterStock / Divulgação
  • Por Dr Maurício Baggio CRM 21215 PR - RQE 14451 - RQE 14764 CRM 21436 SC - RQE 12493
  • 07/05/2020 15:32

Qual o objetivo da cirurgia plástica? Deixar uma pessoa mais bonita ou mudar a aparência completamente, a ponto de se tornar um verdadeiro desconhecido? Existem muitos casos famosos de bandidos que fizeram cirurgia plástica para mudar o rosto e tentar escapar das autoridades.

Um dos casos mais recentes revelados pela Polícia Federal e pela Interpol (Polícia Internacional) foi o do procurado chamado de Cabeça Branca, apelido de Luiz Carlos da Rocha. Pego na Operação Spectrum e considerado um dos traficantes de drogas mais procurados da América do Sul, especialmente do Brasil, ele fez várias cirurgias plásticas para mudar o rosto ao longo dos anos.

Contudo, na história geral, talvez ninguém supere o colombiano Juan Carlos Rodriguez Abadia, que foi preso no Brasil no ano de 2007. Abadia, considerado na época o maior traficante de drogas da Colômbia, realizou ao todo 78 cirurgias plásticas para mudar sua aparência. A maioria dos procedimentos teria ocorrido em clínicas de cirurgia plástica do Brasil.

No caso de Abadia, ele estava tão acostumado a passar por procedimentos estéticos para mudar a aparência que, um dia antes de sua detenção na capital paulista, ele foi a uma clínica de cirurgia plástica na região dos Jardins para fazer mais um tratamento.

Na ocasião, para despistar os médicos, ele apresentou documentos falsos. Assim, a clínica sequer suspeitou que estava atendendo um dos traficantes mais perigosos e procurados do mundo, considerado o barão das drogas da Colômbia – o mesmo país que fez de Pablo Escobar um dos homens mais ricos do mundo com o tráfico de cocaína.

É impressionante comparar o resultado do antes e depois das cirurgias plásticas dos bandidos que fizeram vários procedimentos no rosto para ficar com aparência irreconhecível e passar despercebidos em aeroportos, restaurantes e outros ambientes públicos. Em muitos casos, eles realmente se tornaram outras pessoas!

Outro traficante que fez muitas plásticas para mudar o rosto foi Amado Carrillo Fuentes – considerado o “Rei dos Ares”, pois seu método de tráfico de drogas era feito através de uma frota imensa de aviões que cruzava regularmente os céus do México até a Colômbia.

Neste caso, Amado Carrillo Fuentes, que estava com a saúde bastante debilitada por causa de seu estilo de vida irregular e criminoso, além de ter feito muitas cirurgias plásticas desnecessárias, sofreu um ataque cardíaco enquanto realizava mais um procedimento cirúrgico às pressas para mudar a aparência, na Cidade do México.

Em geral, o médico cirurgião plástico que tem Compromisso Ético não atende bandidos e homens procurados pela polícia para mudar a aparência – a não ser quando são enganados, como Juan Carlos Rodriguez Abadia fez com a clínica em São Paulo.

Essas são apenas algumas de muitas histórias de fugitivos que mudaram a aparência ao longo dos anos para finalidades muito peculiares e questionáveis. São histórias impressionantes e surreais de pessoas que vão aos limites dos procedimentos estéticos. Como é possível perceber, a medicina estética tem vários casos de curiosidades e histórias inacreditáveis!

Clínica Dr. Maurício Baggio em Curitiba

Está precisando de um médico para cirurgia plástica em Curitiba? Conheça a trajetória do cirurgião plástico Dr. Maurício Baggio. O especialista está preparado para fazer todos os procedimentos estéticos e cirúrgicos para cuidar da aparência, do bem-estar e da qualidade de vida dos pacientes.