5 estratégias para manter os alunos focados nas aulas de EAD
| Foto:
  • Por eadSimples
  • 19/10/2021 15:50

Manter os alunos concentrados é sempre um desafio, sejam estudantes do ensino fundamental, superior ou de especialização. Isso porque os cursos online possuem menos interação em tempo real entre professor e aluno e mais distrações.

A verdade é que não existe uma mágica para que os alunos se mantenham concentrados e engajados na aula. Cada turma e aluno são diferentes. Entretanto, este artigo listou 5 estratégias que vão ajudar os professores a manter os estudantes mais interessados. Para saber mais, continue a leitura:

Propor recompensa

Todos nós gostamos de ser recompensados por coisas que fazemos. Com os alunos não é diferente. Portanto, reconhecer um acerto ajuda a construir a autoestima e a autoconfiança, o que, consequentemente, ajuda a motivá-los para a próxima tarefa.

Proporcionar recompensa será um reconhecimento tanto para quem desenvolveu a tarefa, como também proporcionará motivação para que os outros alunos queiram fazer melhor.

Ensinar a ter autonomia

Nem todos os alunos são proativos e organizados. O ideal é que os professores busquem maneiras de ensiná-los a ter autonomia e monitorar o próprio progresso. Entre as maneiras de incluir isso no plano de aula estão discussões, trabalhos em grupo e propor prazos para que atividades sejam entregues. Assim, eles tendem a ficar mais atentos ao cronograma das aulas.

Saiba aqui mais detalhes dos planos da plataforma eadSimples e tenha ao dispor ferramentas para otimizar suas aulas.

Ter a tecnologia como aliada

Contar com a tecnologia também é uma opção para melhorar os resultados. Por isso, invista em novas maneiras de transmitir o conteúdo. Que tal incluir no plano de aulas podcasts, fotos e vídeos, fazer jogos ou até utilizar aplicativos interessantes?

As pessoas estão cada vez mais visuais, será interessante instigar esse lado dos estudantes. Ao ministrar aulas com novas ideias, a atenção deles irá se voltar ao professor.

Criar um ambiente acessível

Durante as aulas, abra espaço para que os alunos conversem e tirem dúvidas, seja através do chat ou de videoconferência. Criar um ambiente acessível para conversar com alunos inclui estar pronto e disponível para responder às perguntas.

Permita que eles se sintam confortáveis para tirar dúvidas ou complementarem o assunto.  Outra dica é ajudar o aluno a encontrar um significado pessoal no material, ou seja, utilize as pessoas da classe como exemplos para determinados conteúdos.

Definir metas

Os alunos devem ser encorajados a se tornarem independentes e automotivados. E os professores têm um papel fundamental nessa construção de confiança. Uma das formas de incentivá-los a alcançar objetivos é estipulando prazos de conclusão para atividades ou, ainda, notas máximas.

Para isso, é essencial fazer acompanhamento frequente, com feedbacks que ajudem o estudante a melhorar.

De forma geral, o segredo para manter os alunos engajados é trazer atividades de participação nas aulas. Assim, eles vão se manter mais focados e participativos. Porém, não esqueça o objetivo principal: ensinar. Encontre a combinação certa entre as atividades e educação.

Gostou das dicas? Então conheça a solução digital que pode tornar seu curso mais atrativo.