Com 4 anos de atividades, o restaurante conta com 4 unidades no Rio Grande do Sul. Foto: unidade do Cais Embarcadero
Com 4 anos de atividades, o restaurante conta com 4 unidades no Rio Grande do Sul. Foto: unidade do Cais Embarcadero| Foto: ©Marcelo Donadussi
  • Por Eat Kitchen Porto Alegre
  • 31/05/2023 17:29

O desejo de escrever uma nova história e deixar um legado positivo para restaurar o espírito de família que havia sido fortemente abalado após fortes crises financeiras e familiares, resultando na perda precoce dos pais, motivaram Nico Ventre a convidar Melina Ventre, Alessandro Ventre (irmãos) e a amiga Carolina Ribeiro a construírem algo juntos. A soma de talentos dos sócios e a vontade de compartilhar um novo olhar em relação à alimentação saudável, com nutrição, sabor e ingredientes de verdade, contribuíram para o nascimento, em 2019, do Eat Kitchen, restaurante que entrega comida saborosa e nutritiva no Rio Grande do Sul.

 Os sócios, Melina Ventre (Direção Criativa), Carolina Ribeiro (Direção de Marketing) e Nico Ventre (CEO). Foto: divulgação.
Os sócios, Melina Ventre (Direção Criativa), Carolina Ribeiro (Direção de Marketing) e Nico Ventre (CEO). Foto: divulgação.

Com foco na alimentação saudável e no bem-estar do cliente, o restaurante conta com pratos para todos os públicos, oferecendo opções vegetarianas, veganas, sem glúten e sem lactose. Uma comida limpa, sem conservantes ou aditivos. Buscam utilizar produtos orgânicos de fornecedores locais, sempre que possível. Todos esses fatores conferem ao cardápio pratos únicos, com combinações de sabores capazes de surpreender o paladar.

Entre os sucessos do menu estão o nhoque artesanal, feito com batata doce da estação, carne de panela, cebola tostada e microgreens. E o Noff, strogonoff feito com molho a base de castanhas, acompanhado de arroz integral orgânico, mix de sementes nutritivas, brócolis refogado e batata doce frita.

“Nosso processo criativo é colaborativo, em que os sócios trazem ideias de experiências e pesquisas que fizeram e podem ser aproveitadas na elaboração de algo novo”, informa Nico Ventre, Cofundador e CEO do EAT Kitchen. “A equipe também contribui com ideias e sugestões. Além disso, falamos com os principais clientes, efetuamos pesquisas em nossas redes, fazemos tudo que possa nos ajudar a chegar a um produto excelente e que atenda às expectativas do nosso público”, explica.

 Nhoque artesanal. Foto: Dudu Carneiro
Nhoque artesanal. Foto: Dudu Carneiro

O EAT trabalha para levar saúde, bem-estar e uma vida mais plena e equilibrada aos clientes e comunidade. Para isso, a preocupação vai além do prato. Um exemplo disso é o EAT + WELLNESS, um movimento que visa transmitir e incentivar hábitos para um estilo de vida mais saudável com o apoio de profissionais como nutricionistas, médicos, psicólogos, entre outros.

Além disso, todas as sedes do EAT Kitchen possuem ambientes ao ar livre em meio à natureza, como forma de trazer aos clientes momentos de paz e refúgio em meio ao barulho da cidade. “A primeira casa que abrimos foi em Novo Hamburgo (região metropolitana de Porto Alegre, RS). É uma região coureiro calçadista, e a capital nacional do calçado”, destaca Melina, Cofundadora e Diretora Criativa. “Visitamos antigas fábricas de curtumes e selecionamos algumas peças para utilizar no EAT. Tudo bem original e único. Nosso objetivo é trazer um novo olhar e um novo significado aos materiais que seriam descartados e que possuem uma conexão com a história de nossa cidade”, acrescenta.

 Unidade Novo Hamburgo. Foto: Divulgação
Unidade Novo Hamburgo. Foto: Divulgação

Novo cardápio de inverno

Lançado na segunda quinzena de maio, o novo menu de inverno foi elaborado para trazer conforto, sabor e nutrição. “São pratos que trazem um aconchego, uma comida que abraça, gera bem-estar e nutrição.”, afirma Nico.

Uma das novidades é o Risoto Beet, um risoto de beterraba cremoso com queijo de cabra e com proteínas à escolha do cliente. Outra novidade do menu é a Thai Pasta, macarrão bifum, mix de legumes salteados com proteínas a escolha do cliente, um prato leve e delicioso.

 Prato Mar, com filé de peixe fresco grelhado, purê de mandioquinha, brócolis refogado com crocante de alho, farofa crocante de banana com nuts e açafrão mais limão siciliano. Foto: Lucca Defferrari
Prato Mar, com filé de peixe fresco grelhado, purê de mandioquinha, brócolis refogado com crocante de alho, farofa crocante de banana com nuts e açafrão mais limão siciliano. Foto: Lucca Defferrari

O restaurante fez releituras de clássicos, como o campeão de vendas do Eat Kitchen, ‘Mar’, que agora conta com purê de mandioquinha, substituindo o purê de moranga, e a opção com salmão fresco - originalmente, é servido com filé de tilápia fresca. Outro clássico que retorna ao menu é o Teriyaki, um mix de vegetais salteados levemente adocicados com melado de cana com proteínas à escolha do cliente. Um prato low carb cheio de sabor e saúde.

Uma história em expansão

Com quatro anos de mercado, o EAT Kitchen conta com quatro unidades pelo Rio Grande do Sul. A primeira, inaugurada em 2019, fica na cidade de Novo Hamburgo. A segunda e a terceira, em funcionamento desde 2020 e 2021, respectivamente, ficam na rua Dinarte Ribeiro (Bairro Moinhos de Vento) e no Cais Embarcadero, novo complexo de lazer e gastronomia junto ao Lago Guaíba em Porto Alegre. E, recentemente, no mês de junho de 2022, foi inaugurado mais uma unidade em Canela, dentro do Jângal das Araucárias Design Hotel.

 Unidade de Canela. Foto: divulgação
Unidade de Canela. Foto: divulgação

Além dos restaurantes, a EAT Kitchen também empreende no setor de eventos personalizados, oferecendo serviço de gastronomia e bar, menu customizado de acordo com o evento e serviço exclusivo de design e curadoria de decoração.

“É muito gratificante ver a nossa marca, que surgiu da vontade de escrever um novo capítulo e deixar um legado positivo, tendo como base nosso amor pela culinária, conquistando cada vez mais os clientes”, afirma Nico Ventre.

Os sócios têm planos de expandir a nível nacional, começando por Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Atualmente, o crescimento médio do restaurante é de 138% ao ano. "Começamos com 12 colaboradores e agora estamos empregando 100 pessoas. Nossa projeção é atender 250 mil pessoas em 2023”, finaliza Nico.

Interessado em saber mais sobre o EAT Kitchen e em conhecer o cardápio completo? Acesse o site. Para ficar por dentro das novidades, siga no Instagram.

Serviço

Unidade Novo Hamburgo - R. João Antônio da Silveira, 504 - Centro, Novo Hamburgo – RS

Unidade Dinarte Ribeiro - R. Dinarte Ribeiro, 131 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS

Unidade Cais Embarcadero - Av. Mauá, 1050 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS

Unidade Canela - R. Nagibe G. da Rosa, 253 - Vila Suzana, Canela - RS