Brasil pode chegar a 100 IPOs em 2021: como encontrar as melhores oportunidades do mercado
| Foto:
  • Por Valore Elbrus
  • 13/05/2021 13:56

O Brasil teve, em 2020, o maior número de IPOs na bolsa de valores brasileira, a B3, desde 2007. Foram 31 empresas oferecendo publicamente suas ações pela primeira vez, movimentando mais de R$ 30 bilhões. Em 2021, a tendência é de que o movimento continue. Já existem 34 companhias aguardando a autorização da Comissão de Valores Mobiliários, a CVM, para realizarem seus IPOs, e levantamentos do mercado mostram a expectativa de aproximadamente 100 IPOs até o fim do ano.

A jornada de toda empresa até a abertura do seu capital no Brasil passa pela B3 e é marcada pela oferta pública inicial, (do inglês Initial Public Offering - IPO). O IPO chama a atenção de grandes investidores pela oportunidade de tornar-se sócio de empresas com grande potencial de valorização através da compra de ações para potencializar seus retornos.

Para muitos, parece um pouco contraditório investir em ações num momento em que o cenário financeiro é chacoalhado pela pandemia. Mas se há tantas empresas interessadas em abrir seu capital na bolsa de valores é porque há algo de atrativo nisso. O IPO é um divisor de águas para as companhias de médio porte, que têm ambição de crescer mais rápido.A mesma agilidade de crescimento pode ser aproveitada por quem escolhe fazer investimentos em ações, e mais precisamente em IPOs.

É importante destacar que, apesar da tendência de lucros expressivos que pode ocorrer desde o primeiro dia, o preço da ação também pode ter uma queda considerável dependendo da precificação na abertura. Para amenizar os riscos sem perder as oportunidades nesta cordilheira de possibilidades, é fundamental contar com a assessoria que entende o seu perfil investidor e monitora as oportunidades para te ajudar na jornada de escolhas para a sua carteira de investimentos.

Qualquer pessoa pode investir em ações, mas somente uma assessoria de investimentos capacitada pode mostrar quais os caminhos mais adequados para cada pessoa, já que as ações são uma montanha russa. Em pouco tempo é possível ganhar muito, mas também perder todo o investimento. E cada pessoa tem um fôlego e objetivo diferente para isto.

Para entregar uma assessoria de excelência, destaca-se que “A transparência com a qual apresentamos o investimento em ações aos clientes de alta renda é consequência da expertise da nossa equipe, que realiza um acompanhamento técnico e minucioso para apontar oportunidades, apresentar possíveis riscos e retornos” afirma o sócio fundador da Valore Elbrus, Alaor Rambo, que conta com mais de 20 anos de experiência no Mercado Financeiro.

Head de produtos (CPO) da Elbrus Capital e sócio da XP Inc, Alaor Rambo é credenciado CFP® e atua no mercado financeiro desde 1999 em Private Banking, com amplo conhecimento e experiência para analisar os múltiplos ativos disponíveis, baseado em seu conhecimento técnico em Ciências Econômicas (UFSM) e especialização (FGV).
Head de produtos (CPO) da Elbrus Capital e sócio da XP Inc, Alaor Rambo é credenciado CFP® e atua no mercado financeiro desde 1999 em Private Banking, com amplo conhecimento e experiência para analisar os múltiplos ativos disponíveis, baseado em seu conhecimento técnico em Ciências Econômicas (UFSM) e especialização (FGV).| Divulgação

Além de uma equipe de assessores de investimentos, a Valore Elbrus possui outros setores que dão suporte às melhores escolhas. Nas palavras do Alaor: “Com o objetivo de selecionar as oportunidades adequadas para a carteira de cada investidor, realizamos um Comitê interno para traçarmos juntos, com nossa mesa própria de Renda Variável, quais são as principais projeções do mercado e, consequentemente, quais produtos são adequados aos nossos investidores. É assim que encontramos as oportunidades: respeitando o perfil do cliente e percebendo os movimentos do mercado”.

É válido enfatizar que, cada ação comprada em IPOs precisa ser estrategicamente harmonizada com a carteira de investimentos e o perfil de cada investidor e somente uma assessoria estruturada e de excelência pode atender a estas expectativas.