As fontes de energia renovável – como a solar, eólica, hidráulica e biomassa —, além de serem naturalmente reabastecidas, contribuem para que residências e empresas possam reduzir suas pegadas de carbono e atender à crescente demanda por práticas corporativas sustentáveis dentro do movimento ESG, promovendo a preservação ambiental e a economia de recursos. Diferentemente das fontes não renováveis, que são finitas e levam muito tempo para se recompor, as energias renováveis são amplamente disponíveis, além de produzirem energia limpa, sem a emissão dos gases de efeito estufa.
O uso de fontes limpas de energia, como a solar e a eólica, está crescendo rapidamente, e as empresas desempenham um papel essencial nesse movimento. Mas você sabia que a sua empresa pode fazer portabilidade de energia?
A contratação de energia elétrica no Brasil pode ser realizada de duas maneiras: no Ambiente de Contratação Regulada (ACR) ou no Ambiente de Contratação Livre (ACL). No ACR, conhecido como mercado cativo, os consumidores dependem das distribuidoras de energia e pagam tarifas definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que cobrem desde a geração até a distribuição da energia, sem qualquer competição.
Já o Mercado Livre, ou ACL, devido a ampla competição, oferece mais flexibilidade ao permitir que os consumidores escolham seus fornecedores, com preços e condições contratuais negociadas diretamente, além da possibilidade de optar por fontes de energia renováveis.
Entre janeiro e dezembro do ano passado, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) concluiu 26.834 novas migrações ao mercado livre de energia, um volume recorde que supera em mais de três vezes os resultados de 2023. Os dados fazem parte de um estudo completo lançado em fevereiro de 2025 pela organização, responsável pelo cadastro de consumidores no segmento e pela gestão e contabilização de contratos.
Os clientes que atuam no mercado cativo são obrigados a contratar a energia necessária para suas operações junto à distribuidora responsável pela área em que se encontram. Dessa forma, ficam sujeitos às tarifas cobradas pela concessionária local, sem possibilidade de escolher alternativas mais econômicas. “Também ficam sujeitos às bandeiras tarifárias e não têm qualquer ingerência ou mesmo previsão sobre os reajustes e as revisões tarifárias promovidos pela Aneel, que têm resultado em aumentos superiores à inflação”, afirma Franklin Miguel, Diretor Presidente da Electra Comercializadora.
Portabilidade de energia
Empresas conectadas em média e alta tensão que ainda estão no mercado cativo muitas vezes não conhecem os benefícios econômicos e operacionais da portabilidade para o modelo de energia renovável por meio de soluções oferecidas pelo Grupo Electra.
Primeira comercializadora a firmar contrato de venda de energia renovável no Brasil, a Electra atua há mais de 23 anos no mercado livre de energia elétrica, com mais de 100 TWh negociados, equivalente ao consumo do Sul do Brasil em 2022.
Empresa com práticas de ESG consolidadas e um time de profissionais altamente qualificados com amplo conhecimento do setor elétrico, a Electra possui 24 ativos de geração hídrica operacionais, totalizando 164 MW de potência instalada; e cinco projetos de geração eólica e solar, totalizando a potência instalada de 792 MW, sendo o parque solar Irece, de 160 MWp, localizado na Bahia, em construção.
Quando o cliente contrata a energia da Electra Energy no mercado livre, ganha condições de negociar preço, prazo e condições de reajuste, entre outros aspectos relativos ao seu consumo. “Esses mecanismos permitem que os clientes obtenham reduções de até 35% em seus gastos. Os clientes também têm garantia de contratação de energia de fontes renováveis e limpas e ausência de cobrança de bandeiras tarifárias. Além disso, têm um acompanhamento cuidadoso do time da Electra ao longo do processo de migração e durante todo o período do contrato”.
“Já os clientes de baixa tensão – que ainda não são elegíveis ao mercado livre – podem acessar energia renovável a custo mais competitivo do que o praticado pela distribuidora por meio da Electra Enliv, plataforma de negociação de energia limpa voltada a clientes de baixa tensão”, explica Franklin. Nossa plataforma conecta os clientes ligados em baixa tensão, inclusive residências, às nossas usinas renováveis parceiras, gerando economia da ordem de 20%.
Vantagens competitivas do mercado livre
Segundo levantamento da Electra, as empresas têm a oportunidade de cortar seus gastos em até 35% no Mercado Livre de Energia, em comparação ao mercado regulado. Isso oferece uma vantagem econômica e sustentável, garantindo uma maior previsibilidade no planejamento financeiro.
Além disso, ao utilizar energia renovável, as empresas podem obter certificados como os International Renewable Energy Certificates (I-RECs), que comprovam a origem sustentável da eletricidade consumida. Esses certificados são valorizados pelos stakeholders dentro e fora do Brasil, fortalecendo a reputação corporativa e ampliando a competitividade da empresa. A rastreabilidade da energia utilizada reforça a transparência e a credibilidade do negócio.
Como fazer a portabilidade
A Electra orienta que o primeiro passo para fazer a portabilidade energética é um estudo de viabilidade. Isso permite entender se a sua empresa cumpre os requisitos técnicos para fazer parte do mercado livre e estimar o potencial de vantagem.
Caso o parecer seja positivo, você deve cumprir um procedimento chamado "denúncia do contrato", com seis meses de antecedência, no qual sua empresa comunica a decisão de migração para o mercado livre de energia à distribuidora da sua região.
A partir daí, você pode negociar o contrato com o seu novo fornecedor de energia livre, incluindo detalhes como o volume contratado, preço e fontes de energia. Vale lembrar que, em alguns casos, é preciso adequar os sistemas de medição para os padrões do mercado livre.
Para mais informações, clique aqui e baixe o ebook: MERCADO LIVRE EM RESENHA: uma visão prática da liberdade de escolher seu fornecedor de energia elétrica.
Grupo Electra
Com 23 anos de atividades, o Grupo Electra atua nas áreas de geração e comercialização de energia e é referência em soluções inteligentes de energia para grandes negócios. Sua subsidiária Electra Energy, umas das comercializadoras mais tradicionais do mercado, foi responsável pela negociação de mais de 100 TWh desde 2001, tornando nossos clientes mais competitivos e sustentáveis. Com sede em Curitiba (PR), filial em São Paulo (SP) e operações em todo o país, o grupo também conta com a Electra Hydra, Electra Wind, e a Electra Illian, responsáveis pelos investimentos, desenvolvimento e implantação dos projetos de geração de energia do grupo, além da Electra Enliv, dedicada para clientes de baixa tensão.
Siga a Electra nas redes sociais:

