Investir em imóveis exige conhecimento do mercado e definição do que se espera de retorno.
Investir em imóveis exige conhecimento do mercado e definição do que se espera de retorno.| Foto: Foto: Freepik
  • Por Elio Winter
  • 16/05/2023 10:30
  • Atualizado em 10/05/2023 às 17:20

Imóveis sempre foram uma boa opção de investimento. Ano após ano, eles se consolidam como uma das modalidades mais seguras e confiáveis pelos brasileiros. Sejam eles residenciais, comerciais, terrenos ou até mesmo lotes, se você souber traçar um plano, certamente terá um retorno positivo a curto, médio ou longo prazo.

Uma das principais vantagem de investir em imóveis é que a modalidade combina estabilidade com excelentes retornos para ajudar a construir um legado lucrativo e seguro. Para te ajudar a fechar um negócio assertivo, preparamos um guia prático de como investir em imóveis com segurança.

1. Tenha em mente seu objetivo principal

Antes de fechar qualquer tipo de negócio, defina o principal objetivo que te levou a fazer essa escolha. Você pode, por exemplo, se perguntar se está procurando por um investimento de longo prazo ou um imóvel para fazer renda. Quanto dispõe para investir e por quanto tempo? Com essas respostas, será possível criar um planejamento para viabilizar sua decisão.

2. Faça uma pesquisa de mercado

Acima de tudo, é importante pesquisar bem sobre o mercado imobiliário, a fim de encontrar as melhores oportunidades de investimento. Considere a localização, o tipo de imóvel, o valor de mercado e o potencial de valorização.

3. Tenha uma reserva financeira de emergência

Em linhas gerais, apostar em imóveis é uma forma de investimento a longo prazo. Por isso, tenha sempre uma reserva financeira de emergência para cobrir despesas inesperadas, como reparos e manutenção.

4. Avalie o retorno do investimento

Calcule o retorno do investimento para determinar se o imóvel é uma boa aposta. Para isso, considere sempre o custo de compra, os custos de manutenção e, principalmente, a renda gerada pelo imóvel.

5. Considere um financiamento

Se você não tem o dinheiro para comprar o imóvel à vista, avalie a possibilidade de fazer um financiamento imobiliário. Esteja atento, porém, a todos os termos do empréstimo, incluindo juros e prazos de pagamento.

6. Contrate profissionais especializados neste tipo de investimento

Se julgar necessário, contrate um corretor de imóveis, um advogado e um contador para ajudá-lo com o processo de investimento. Eles saberão a fundo todos os processos imobiliários vigentes para que o negócio seja feito com o máximo de segurança.

7. Sempre acompanhe o mercado

Esteja sempre atualizado sobre as tendências do mercado imobiliário e os acontecimentos que possam afetar o valor do seu investimento.

Decidiu investir? Confira algumas opções de imóveis de qualidade

A Elio Winter Incorporações lançou a linha Let’s Walk, com os empreendimentos Walk Soho e Walk Brigadeiro. Em comum entre ambos, a excelente localização em regiões centrais e estratégicas de Curitiba, com os principais serviços e opções de lazer disponíveis a alguns minutos de caminhada. Em suas dependências, atrativos como lavanderia compartilhada, minimercado, salas de reunião, coworking, bicicletário, oficina compartilhada, fechadura digital e diversas outras funcionalidades.

No bairro mais descolado da cidade, o Batel, o Walk Soho está cercado das melhores opções de bares e restaurantes da cidade. Já o Walk Brigadeiro, nas Mercês, está estrategicamente localizado na conhecida Rua Brigadeiro Franco, rodeado de outros bairros igualmente privilegiados, como Bigorrilho, Batel e Centro.