Saiba como descobrir índice de valorização de um imóvel
Saiba como descobrir índice de valorização de um imóvel| Foto: Divulgação/Pexels
  • Por Elio Winter
  • 19/06/2023 15:39

Se você está considerando adquirir um imóvel como uma opção de investimento ou deseja aumentar o valor do seu atual, é fundamental conhecer o índice de valorização de imóveis e como ele pode orientar suas decisões. Neste guia, descubra como maximizar seus investimentos conhecendo o índice de valorização de imóveis e os fatores que influenciam seu aumento.

Ainda não sabe como começar a investir? Veja o Guia de Investimento Imobiliário: Descubra as Melhores Opções para Multiplicar seu Patrimônio

Índice de valorização de imóveis: fatores influenciadores

A valorização de um imóvel é determinada por diversos fatores-chave. Confira na tabela a seguir sugestões de como escolher seu imóvel:

FatorComo influenciaPrefira 
LocalizaçãoPrincipal influência na valorização do imóvelPróximo a áreas de comércio, serviços e centros urbanos.
Infraestrutura do bairroAtravés da comodidade e qualidade de vidaBairros com boa estrutura, comércio,lazer e demais serviços
Áreas verdesQualidade de vida e bem estarBairro com parques, praças e áreas de preservação ambiental e até mesmo condomínios parques
SegurançaGeram valor e atratividadeRegião com baixos índices de criminalidade e segurança reforçada. Condomínios fechados e/ou com áreas comuns são opções interessantes de investimento
Escolas e hospitaisAtendem às necessidades educacionais e de saúde valorizando o imóvelPróximo a escolas e hospitais de qualidade.
Transporte público de qualidadeFacilita a mobilidade urbana e o deslocamento dos moradores.Região com boa oferta de transporte público e acesso a vias principais.

Como demonstrado, a localização é o principal fator atrativo, pois, a partir dela decorrem todos os outros fatores que influenciam na valorização de um imóvel. Além disso, infraestruturas completas em empreendimentos são destaques e locais de desejo para morar e alugar. Condomínios como o Parque das Pedreiras da Incorporadora Elio Winter, no Bairro Abranches em Curitiba, são propostas de empreendimentos que certamente trarão retorno desejado de investimento, mesmo quando comprado para morar, uma vez que sua estrutura contará com fatores atrativos e cômodos para seus moradores. O vídeo a seguir é um excelente exemplo de empreendimento que certamente valoriza seu patrimônio:

Descubra todas as vantagens deste empreendimento que cumpre todos os requisitos da tabela acima, clicando aqui.

Índice de valorização de imóveis: quais são eles?

Os índices que consideram a valorização de um imóvel analisam os seguintes requisitos:

  • Desenvolvimento urbano da região;
  • Expansão de infraestrutura;
  • Surgimento de novos empreendimentos;
  • Aspectos socioeconômicos: empregabilidade e crescimento populacional

Como calcular o índice de valorização do imóvel?

Por meio de dados estatísticos e tendências do mercado imobiliário, além de, é claro, a análise de especialistas, é possível obter uma estimativa do potencial de valorização do imóvel. Incorporadoras como o Elio Winter possuem uma equipe treinada e especialista na hora de tirar suas dúvidas, caso você tenha interesse e receio de comprar um imóvel. Contar com o apoio de profissionais do setor imobiliário pode ajudar a realizar cálculos precisos e embasados, aumentando suas chances de sucesso.

Calcule também o ROI

Ao investir em imóveis, calcular o Retorno sobre Investimento (ROI) é fundamental. O ROI mede o valor investido e o lucro gerado com o investimento ao longo do tempo para entender a viabilidade financeira do investimento e compará-lo com outras oportunidades.

ROI = (Lucro Líquido) / (Valor do investimento) X 100

Quando falamos em imóvel de revenda, o cálculo será: ROI = (Valor de revenda do imóvel — Valor do investimento total – Impostos sobre a Revenda) / (Valor do investimento total) X 100

Confira também À procura de um imóvel? Confira seis dicas para avaliar a empresa que vai construir

Como calcular a valorização anual de um imóvel?

Para calcular a valorização anual de um imóvel, é necessário comparar seu valor atual com o valor de compra em um determinado período. Subtraia o valor de compra do valor atual e divida o resultado pelo valor de compra original. Em seguida, multiplique o resultado por 100 para obter a valorização percentual.

Essa fórmula simples permite avaliar o desempenho do seu investimento imobiliário ao longo do tempo e ajustar suas estratégias conforme necessário. Lembrando que, o desenvolvimento da região e o próprio investimento em mudanças personalizadas e bem trabalhadas em seu imóvel, pode contribuir para um valor de mercado muito maior do que o investido.

Veja também Rendimento a longo prazo: saiba quais são as vantagens de investir em imóveis 

O índice de valorização de imóveis é uma ferramenta poderosa para orientar suas decisões de investimento. Ao compreender os pontos que influenciam a valorização de um imóvel, calcular o índice de valorização, considerar o ROI e analisar a valorização anual, você estará no caminho certo para maximizar seus retornos.

Não deixe de fazer uma análise criteriosa e contar com o apoio de profissionais especializados são passos fundamentais para garantir o sucesso dos seus investimentos imobiliários. Invista com sabedoria e colha os frutos no longo prazo. Para obter segurança nesta área conheça os empreendimentos da Incorporadora Elio Winter.

Saiba Mais Imóvel na planta ou pronto para morar? Descubra qual o ideal para o seu perfil