Com ajuda de códigos QR, clientes podem acessar cardápios e fazer pedidos sem precisar chamar o garçom.
Com ajuda de códigos QR, clientes podem acessar cardápios e fazer pedidos sem precisar chamar o garçom.| Foto: Shutterstock
  • Por FastGet
  • 14/10/2021 18:53

O futuro chegou. Se antes os atendimentos automatizados pareciam coisa de filmes de ficção científica, hoje, a tecnologia já é o braço direito de vários setores, facilitando a vida de empresários e colaboradores.

No ramo de alimentação não é diferente. Em alguns dos centros mais cosmopolitas do mundo, empreendedores vêm se movimentando para otimizar processos e oferecer um serviço mais ágil e eficiente, com equipes mais enxutas.

Uma das iniciativas que está se consolidando é a criação de ferramentas de autoatendimento, que dão poder para que o cliente tome decisões sobre seus próprios pedidos, sem precisar de nenhum tipo de intermediário.

No Brasil, uma das grandes referências no assunto é a FastGet, empresa que chega ao mercado para revolucionar a maneira de gerenciar restaurantes no país.

Para isso, oferece um exclusivo sistema de cardápio digital, cedido aos empreendimentos parceiros em regime whitelabel, ou seja, com design personalizável e funcionalidades adaptáveis à realidade de cada negócio.

Se interessou? Conheça agora algumas vantagens da plataforma FastGet e saiba como o autoatendimento é indispensável para suas operações:

Reservas online

O sistema FastGet automatiza todo o processo de reservar mesas em seu bar, restaurante ou café. Com a ajuda da interface, os interessados em visitar seu estabelecimento podem fazer suas reservas a qualquer hora do dia, sem a necessidade de que algum atendente esteja online para validar a solicitação.

Como proprietário, você tem liberdade de configurar o número de reservas disponíveis a cada dia, bem como todas as regras relativas aos horários de chegada e saída.

Há ainda um campo para comentários, em que as pessoas podem informar, por exemplo, se precisam de algum recurso de acessibilidade ou se planejam comemorar uma data especial. Assim, sua equipe pode se organizar com mais tranquilidade para receber e encantar o público.

Cardápio digital

Quanto tempo seus colaboradores gastam carregando cardápios de uma mesa para outra? E quanto dinheiro você já investiu na impressão de menus bonitos e intuitivos para seus clientes?

Com o cardápio digital, esses questionamentos estão com os dias contados. Usando a plataforma FastGet, os frequentadores do seu negócio podem acessar a lista de pratos que você oferece diretamente em seus celulares, tudo devidamente catalogado com valores e informações adicionais importantes.

Pedidos no local e QR Code

A funcionalidade do cardápio digital não se limita à consulta de preços. Os frequentadores também podem fazer seus pedidos diretamente pela plataforma, sem precisar chamar um garçom.

Para realizar uma solicitação, também não é preciso fazer o download de nenhum tipo de aplicativo. A FastGet disponibiliza uma série de códigos QR, que podem ser distribuídos pelas mesas do restaurante.

Na hora de pedir um prato, basta abrir a câmera do smartphone e escanear a imagem. A informação será enviada diretamente à cozinha ou para a gerência, de acordo com o que sua administração achar melhor.

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Pagamento virtual

Com a ajuda do QR code, também é possível fazer pagamentos sem passar pelo caixa. Assim, seu restaurante pode contar com uma equipe reduzida à disposição no balcão e a preocupação com filas ou comandas deixa de existir.

Todo o processamento é feito online. Com essa comodidade, não será mais preciso se preocupar em manter notas menores em caixa para eventuais trocos, nem lidar com as taxas das maquininhas de cartão.

Delivery e takeaway

As facilidades de um bom sistema de cardápio digital não se resumem aos pedidos feitos nas mesas. As modalidades delivery e takeaway também podem ser gerenciadas diretamente pela plataforma.

Mesmo a distância, o cliente pode solicitar a entrega em domicílio ou pedir que a comida seja embalada para ser retirada pessoalmente no balcão — tudo isso sem precisar utilizar os grandes aplicativos de delivery, muito menos pagar as taxas de serviço cobradas por essas empresas.

Drive thru

É isso mesmo — seu público também pode solicitar a retirada no estacionamento, sem precisar sair do veículo e nem falar diretamente com um atendente. Tudo pode ser feito pelo próprio celular.

Imagine só a diferença que essa comodidade pode fazer no faturamento do seu negócio em uma situação inesperada que exija a organização de escalas reduzidas ou até mesmo a interrupção do atendimento presencial, como foi a pandemia de Covid-19.

Link para redes sociais

Outra grande vantagem da FastGet  é que não é necessário baixar qualquer tipo de aplicativo para fazer pedidos ao seu restaurante.

Além do QR code, a plataforma também conta com links personalizados e exclusivos, que podem ser inseridos nas redes sociais e no site do seu negócio. Quando o cliente clicar, ele será redirecionado para a página de cardápio e pedidos.

Atendimento ao cliente via WhatsApp

Mesmo com todas essas vantagens, talvez você esteja preocupado com o seu relacionamento com o cliente, já que oferece uma relação totalmente autônoma com a sua empresa.

Graças ao canal de chat por WhatsApp, os frequentadores fiéis do seu restaurante ficam sempre pertinho de você. Com essa ferramenta, é possível conversar em tempo real com qualquer pessoa que realize uma compra no seu estabelecimento.

A dinâmica é mais fácil e pessoal para todos os envolvidos na operação, que ganham um caminho direto para dialogar sem depender de telefonemas ou intermediários, como acontece nas centrais de atendimento de aplicativos de delivery. Gostou? Então, que tal testar todas essas funcionalidades gratuitamente na sua empresa? Clique aqui e faça um teste gratuito por 30 dias.