Com plataforma de cardápio digital, pedidos podem ser enviados diretamente para a cozinha do seu negócio.
Com plataforma de cardápio digital, pedidos podem ser enviados diretamente para a cozinha do seu negócio.| Foto: Shutterstock
  • Por FastGet
  • 27/08/2021 19:08

Se você é dono de um bar, restaurante ou qualquer estabelecimento do ramo, possivelmente já passou por apertos no momento de organizar o atendimento no horário de pico.

Mesmo com uma escala bem orquestrada, gerenciar a velocidade em que os pedidos são computados não é tarefa fácil. Basta o movimento ficar mais agitado que o normal ou um colaborador faltar ao trabalho, por exemplo, para que o tempo de espera aumente.

Para piorar, nem sempre é financeiramente viável ampliar o quadro de funcionários, sobretudo em uma fase tão delicada e imprevisível quanto a que o mundo atravessa com a pandemia de Covid-19.

A solução para esses impasses operacionais já existe e está na tecnologia. Os sistemas de cardápio digital possibilitam que os clientes peçam os pratos diretamente da mesa, através do celular. E o melhor: não é necessário baixar nenhum tipo de aplicativo.

Por um excelente custo-benefício, é possível ter uma plataforma de autoatendimento no seu restaurante.

Cardápio digital e autoatendimento: como funciona?

O nome do serviço já oferece a pista: o sistema de cardápio digital é uma ferramenta virtual completa que armazena todo o menu do seu café, bar ou restaurante. Não se trata de um aplicativo, mas, sim, de uma plataforma personalizável oferecida em regime white label — ou seja, toda a interface é customizada com a identidade visual da sua empresa.

No Brasil, a grande referência nesse tipo de tecnologia é a FastGet, pioneira que surgiu com o propósito de oferecer atendimento facilitado no país, principalmente no contexto da pandemia.

Conheça a FastGet

Com as restrições de proximidade impostas pelo coronavírus, o cardápio digital é a solução que pode aumentar as vendas e permitir que o setor de alimentação amplie suas possibilidades de serviço sem desrespeitar as medidas sanitárias recomendadas pelo Ministério da Saúde.

No modelo FastGet, os restaurantes credenciados recebem códigos QR, que podem ser distribuídos entre as mesas e escaneados com a câmera de qualquer smartphone. Uma vez que o celular leia a imagem, o cliente acessa automaticamente a plataforma de autoatendimento.

Por ali, as pessoas podem fazer seus pedidos em seu próprio ritmo, escolhendo com calma. Uma vez que a decisão final seja tomada, é só enviar a solicitação diretamente à cozinha, sem intermediários.

A plataforma FastGet também comporta a realização de pagamentos. Assim, um cliente pode acertar a conta sem passar pelo caixa. Prático, fácil e sem filas.

Vantagens do cardápio digital

Os sistemas de atendimento automatizado são uma forma eficiente de encantar o público. A possibilidade de gerenciar todo o processo da refeição pelo próprio celular transforma uma visita rápida em experiência única. Afinal, quem não gosta de ser atendido com velocidade, qualidade e autonomia?

No caso da FastGet, a comodidade para cada cliente começa antes mesmo da chegada. Por links exclusivos que podem ser disponibilizados pelas redes sociais ou no site do seu negócio, as pessoas têm a opção de reservar mesas com alguns cliques, em poucos minutos. Tudo muito simples e ágil.

Já para você, proprietário do estabelecimento, o grande benefício é a possibilidade de aumentar o faturamento com tranquilidade. Ao desafogar as demandas de garçons e caixas, há mais flexibilidade para organizar escalas com equipes mais enxutas.

O impacto na margem de lucro vem pelo potencial de baratear as operações. Mesmo com o investimento na plataforma, o sistema de cardápio digital abre oportunidades de diminuir despesas fixas.

Na FastGet, a economia é ainda maior, graças ao mês de teste grátis oferecido para que o restaurante avalie sua adaptação e a experiência com a plataforma.

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