Vista Towers é um edifício multiuso: residencial, comercial, shopping, mercado e estacionamento.
Vista Towers é um edifício multiuso: residencial, comercial, shopping, mercado e estacionamento.| Foto: Caren Silva
  • Por Galeria Tamar Golan
  • 18/08/2021 18:49

Já são mais de dez anos de trabalho intenso para concluir as obras do empreendimento de luxo Vista Towers, edifício multiuso de aproximadamente 130 mil m² que está sendo construído na baía de Luanda, em Angola.

Desde 2015, o projeto é gerenciado pela arquiteta curitibana Caren Silva, especialista em gestão de projetos internacionais, que já atuou em países de quase todos os continentes e hoje é gerente de design e contratos do Vista Towers.

São três torres e um shopping — a primeira torre, residencial, já foi finalizada e está em pleno funcionamento desde 2017. A segunda torre e o shopping já estão em fase final e a terceira torre, comercial, está em processo de concorrência para a execução do fechamento de vidro. Além disso, possui quatro andares de estacionamento e, neste momento, as obras se iniciaram para que o empreendimento de luxo também ganhe um supermercado acoplado ao shopping.

“É um empreendimento de estrutura mista, isto é, tem três andares embasamento de concreto armado, torres de 27 andares de estrutura metálica com laje steel frame e três andares de subsolo”, explica Caren Silva, uma das responsáveis por tirar o projeto do papel e torná-lo em um verdadeiro edifício multiuso, de quase 130 mil m².

Localizado a uma quadra do mar, o fim das obras é aguardado ansiosamente pelos frequentadores da baía de Luanda.

Acima da média

Caren Silva explica que o prédio é baseado nas normas americanas e europeias de arquitetura e engenharia, além de seguir o Código IBC (International Building Code), regulado por empresas de seguro da Suíça e fiscalizado por códigos de segurança.

“O Vista Towers é um empreendimento acima da média, desde a parte de automação predial, segurança contra incêndios, elevadores e rotas de fuga até iluminação”, explica.

No papel de gerente de contratos e design, a curitibana é responsável por toda a papelada que envolve as obras do empreendimento, e ainda é chamada para “colocar o pé na terra”.

Afinal, como Caren afirma, brincando, arquitetura não é frescura. “Esse é um trabalho diferente do trabalho de especialista, porque exige boa visão especial e de projetos, além de estar sempre em contato com as pessoas”, conta.

O empreendimento de luxo segue padrões altos de qualidade e inova em tecnologia. Muito disso é resultado do trabalho de uma equipe multidisciplinar e internacional. Além da brasileira Caren Silva, a equipe conta com ingleses, franceses, angolanos, israelenses, chineses, entre outros profissionais de diversas nacionalidades, cada um trazendo o que há de melhor para o projeto.

Conheça Caren Silva

Caren Silva é arquiteta formada pela PUC-PR, especialista em gestão de projetos com passagem pela USP, pela UFPR e pela University of La Verne, na Califórnia. Tem mais de dezenove anos de experiência nas áreas de gestão, arquitetura, urbanismo, segurança, qualidade e legislação.

Caren é referência na área de gestão de projetos de arquitetura
Caren é referência na área de gestão de projetos de arquitetura | Manoel Guimarães / Divulgação

Europa, além de coordenar dezenas de equipes multidisciplinares.