Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Construção civil tem boom de empreendedorismo e cresce 83% em Santa Catarina

Setor da construção civil passou de 69 mil para 126,1 mil empresas ativas entre 2020 e 2025. Alta no empreendedorismo impulsionou geração de empregos

Setor da construção civil em Santa Catarina vive forte expansão com a abertura de micro e pequenas empresas e aumento expressivo na geração de empregos nos últimos cinco anos.
Setor da construção civil em Santa Catarina vive forte expansão com a abertura de micro e pequenas empresas e aumento expressivo na geração de empregos nos últimos cinco anos. (Foto: Ricardo Wolffenbüttel/GOVSC)

Governo de Santa Catarina

24/12/2025 às 16:20

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Santa Catarina vive um boom de novas empresas ligadas à construção civil, avanço que também serviu para elevar a geração de empregos ligados à área. O volume de CNPJs no setor de construção civil registra um crescimento de 83,8% nos últimos cinco anos em SC, com predominância de abertura de micro e pequenos negócios. O percentual reflete o aquecimento do setor imobiliário, principalmente nas regiões da Grande Florianópolis, Norte e Foz do Rio Itajaí.

A alta de 83,8% representa o salto de 69 mil empresas ativas na construção civil catarinense em 2020 para 126,1 mil empresas ativas em 2025. Ou seja, saldo de 57 mil novos CNPJs. A elevação acelerada supera setores tradicionais como a indústria e o comércio, que cresceram 54,6% e 37,4%, respectivamente, no mesmo período. Com o aumento, a construção civil passou a representar 9,9% do total de empresas em Santa Catarina.

Forte presença no cenário nacional

O boom de novos negócios ligados à construção civil colocou Santa Catarina em destaque no Brasil. Conforme um estudo do Sebrae SC, o estado é o sexto em número de empresas no setor, representando cerca de 7,2% do total nacional de 1,75 milhão de CNPJs. A liderança é de São Paulo (460,4 mil), seguido por Minas Gerais (291,3 mil) e Paraná (161,9 mil).

Conforme o estudo, as empresas atuam principalmente nas áreas de obras de alvenaria (35%), instalação e manutenção elétrica (16%), pintura (13%), construção de edifícios (8%), incorporação imobiliária (6%), bem como na área de ar-condicionado e refrigeração (4%). Entre as regiões, destaca-se a participação da Foz do Rio Itajaí (25,2%), Grande Florianópolis (20,8%), Norte (14,5%), Oeste (12,5%) e Sul (11,5%).

Interior de imóvel recém-construído em Santa Catarina, reflexo do aquecimento do mercado imobiliário e da expansão das empresas da construção civil no Estado.Interior de imóvel recém-construído em Santa Catarina, reflexo do aquecimento do mercado imobiliário e da expansão das empresas da construção civil no Estado. (Foto: Ricardo Wolffenbüttel/GOVSC)

Volume de trabalhadores na construção civil saltou 47%

O aumento do empreendedorismo na construção civil reflete também na abertura de novas vagas de emprego. Nos últimos cinco anos, o volume de trabalhadores formais empregados no setor saltou 47% em Santa Catarina, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O percentual representa a passagem de 101,6 mil empregados formais em 2020 para 149,4 mil em 2025. Somente neste ano são 12,5 mil novas vagas abertas entre janeiro e outubro.

O mapeamento do setor em SC mostra que a maior parte dos trabalhadores da construção civil são homens com ensino médio completo. As principais funções são servente de obras (15,9 mil), pedreiro (15,4 mil), carpinteiro (5,1 mil), mestre de obras (4,6 mil), bem como pintor (4,1 mil).

Siga o Governo de Santa Catarina nas Redes Sociais

INSTAGRAMFACEBOOKX / YOUTUBE



Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.