Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Santa Catarina aposta em drones com reconhecimento facial para reforçar segurança em eventos

Sistema opera por meio de câmeras inteligentes que captam imagens faciais em tempo real e cruzam os dados automaticamente com os bancos da Segurança Pública

No primeiro teste do sistema de uso de drones com reconhecimento facial, um homem procurado pela justiça foi identificado e preso.
No primeiro teste do sistema de uso de drones com reconhecimento facial, um homem procurado pela justiça foi identificado e preso. (Foto: Leo Munhoz/SECOMGovSC)

Governo de Santa Catarina

22/07/2025 às 18:42

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Santa Catarina dá mais um passo no uso de tecnologia de ponta para reforçar a segurança pública. O Governo do Estado iniciou uma nova etapa de testes do sistema de reconhecimento facial, agora integrado ao uso de drones. O primeiro teste foi feito durante as comemorações do aniversário da cidade de Balneário Camboriú no fim de julho e apresentou resultados positivos: um homem procurado pela Justiça foi identificado e preso após ser reconhecido por câmeras inteligentes operadas por drones e pelo sistema de vigilância urbana.

A operação de reconhecimento facial é conduzida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) e tem como objetivo ampliar a capacidade de monitoramento e garantir mais proteção em locais com grande circulação de pessoas. O Estado já havia iniciado testes de reconhecimento facial com o uso de câmeras fixas, o que também demonstrou eficiência. Durante a Festa do Pinhão, em Lages, nenhuma ocorrência de furto foi registrada durante os 17 dias de festa. Além disso, a operação combinada entre tecnologia e efetivo policial permitiu a identificação de pessoas com mandado de prisão em aberto, que foram devidamente detidas.

Os testes fazem parte de uma série de estudos de viabilidade técnica realizados pela SSP antes da implantação definitiva do sistema em outras cidades do estado.

Como funciona o sistema

O sistema opera por meio de câmeras inteligentes que captam imagens faciais em tempo real. Os dados são automaticamente cruzados com os bancos da Segurança Pública e, caso haja alguma restrição, o sistema emite um alerta para a central de monitoramento. A guarnição mais próxima é acionada, realiza a abordagem, confirma a identidade e, se necessário, efetua a detenção para os devidos procedimentos legais.

Imagens faciais captadas em tempo real são automaticamente cruzados com os bancos da Segurança Pública e, caso haja alguma restrição, o sistema emite um alerta para a central de monitoramento.Imagens faciais captadas em tempo real são automaticamente cruzados com os bancos da Segurança Pública e, caso haja alguma restrição, o sistema emite um alerta para a central de monitoramento. (Foto: Leo Munhoz/SECOMGovSC)

Foi o que ocorreu com o homem detido em Balneário Camboriú. O suspeito foi localizado após ser reconhecido por câmeras inteligentes operadas por drones e pelo sistema de vigilância urbana. O alerta foi emitido pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), informando que o suspeito possuía um mandado de prisão em aberto por pensão alimentícia.

A equipe de motopatrulhamento do 12º Batalhão da Polícia Militar localizou o homem rapidamente e fez a abordagem. Nada de ilícito foi encontrado durante a revista pessoal, mas a ordem judicial foi confirmada após consulta ao sistema judiciário. O homem foi conduzido, sem lesões, até o Presídio da Canhanduba em Itajaí.

Nestes primeiros testes foram usados três drones com reconhecimento facial adquiridos pela Polícia Militar de Santa Catarina, operados por policiais militares. Os equipamentos são da marca DJI, sendo um modelo Mavic 3 Enterprise Thermal e dois modelos Matrice 30T Thermal.

Investimento a favor da segurança

O Governo do Estado irá investir R$ 40 milhões no projeto de reconhecimento facial. Os testes e os estudos de viabilidade técnica permitirão o aprimoramento do termo de referência para o processo licitatório, que deve ser lançado em breve com o objetivo de adquirir os equipamentos. O projeto prevê a aquisição de mil câmeras inteligentes, que serão instaladas, inicialmente, nos 60 municípios com mais de 26,5 mil habitantes. Nesses municípios concentram-se mais de 70% da população catarinense, nos quais foram registrados cerca de 73% dos homicídios ocorridos em 2024.

Receba informações do governo de Santa Catarina pela redes sociais:

Instagram; Facebook; Youtube

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.