O Governo de Santa Catarina vem fortalecendo a Rede Catarinense de Centros de Inovação (RCCI). Desde 2023, nove unidades foram integradas ao ecossistema, ampliando o total para 24 Centros de Inovação distribuídos por todas as microrregiões catarinenses. Além disso, estão previstos investimentos de R$ 10 milhões ao longo de 2026 para modernização e melhoria da infraestrutura dos espaços.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), pasta criada em 2023 com o objetivo de impulsionar o setor no estado. A proposta é estimular a inovação e o empreendedorismo em todas as regiões de Santa Catarina, levando em conta as vocações econômicas e produtivas locais.

Expansão da rede e apoio à infraestrutura
Os novos Centros de Inovação passaram por adequações conforme a normativa da Rede Catarinense de Centros de Inovação e estão sendo apoiados pelo Governo do Estado com infraestrutura adequada para fomentar a cultura de inovação nas regiões onde estão inseridos, fortalecendo o ecossistema local e regional.
Atualmente, a RCCI conta com Centros localizados em: Concórdia, São Bento do Sul, Chapecó, Caçador, Criciúma, Brusque, Blumenau, Florianópolis, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Maravilha, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira, Xanxerê, Araranguá, São Lourenço do Oeste, Campos Novos e Mafra.

Conexão entre pessoas, ideias e oportunidades
A Rede Catarinense de Centros de Inovação funciona como um ecossistema de promoção e suporte ao empreendedorismo inovador. O programa auxilia na criação e expansão de negócios por meio do atendimento em ambientes integrados em rede e distribuídos por todo o estado de Santa Catarina, além de promover a aproximação entre a matriz econômica existente e os setores de inovação e tecnologia.
Diante dos desafios inerentes ao caminho do empreendedorismo, os Centros de Inovação cumprem o papel de facilitar esse percurso ao oferecer cultura empreendedora, conexões estratégicas e orientações técnicas, ampliando as chances de sucesso dos negócios. Nesses espaços, empreendedores, startups e profissionais encontram apoio para desenvolver projetos, transformar ideias em novos empreendimentos ou impulsionar empresas recém-criadas, contribuindo para o desenvolvimento regional e para a consolidação de Santa Catarina como referência nacional em inovação.

