O Governo de Santa Catarina está investindo R$ 4,1 bilhões na educação catarinense por meio do movimento Educação Levada a Sério. O impacto já começou a ser visto, com melhorias nas escolas, instalação de ar-condicionado em todas as salas de aula, investimento no ensino técnico, com a oferta de 50 mil novas vagas a estudantes, e valorização dos docentes.
O movimento foca em quatro eixos principais para transformar a educação pública estadual de Santa Catarina: Escola Boa, Qualifica SC, CaTec+ e Transforma SC.
Vale destacar também que o movimento se conecta às políticas de acesso e permanência no ensino superior, como o Universidade Gratuita e o Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc), iniciativas que ampliam oportunidades e impulsionam o desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina.

Infraestrutura de qualidade e ar-condicionado em 100% das salas de aula
O Escola Boa é o eixo do movimento Educação Levada a Sério que transforma o ambiente escolar em um espaço de excelência e pertencimento, com infraestrutura de qualidade. Ao todo, serão 199 escolas reformadas e ampliadas, 128 novos ginásios e quadras, 5,7 mil novos aparelhos de ar-condicionado e 95 parques infantis. Esse planejamento é resultado de um amplo diagnóstico realizado pela Secretaria de Estado da Educação.
Todas as escolas da rede estadual serão revitalizadas, pintadas e terão os serviços de manutenção intensificados. Além disso, 100% das unidades contarão com videomonitoramento. A instalação de 10.500 câmeras iniciou-se em 2025, assim como a de 21.300 sensores de presença e 1.038 botões de pânico.
Além das melhorias na infraestrutura, por meio do Escola Boa, todos os estudantes matriculados na rede estadual receberão kits individuais de uniformes e de material escolar. A entrega iniciou-se em 2025, com a distribuição de 440 mil calças jeans e 220 mil jaquetas para estudantes do ensino médio, além de material escolar para todas as regiões de Santa Catarina.
O Governo do Estado também lançou o Currículo de Educação Digital e o programa Estudantes Conectados, com o objetivo de preparar os alunos para um uso crítico, criativo, ético e seguro das tecnologias. A iniciativa prevê wi-fi de alto desempenho em todas as escolas estaduais, chromebooks para todos os professores, telas interativas para uso em sala de aula, notebooks e carrinhos de recarga, além da ampliação dos laboratórios Maker, com até 120 novas unidades. Nesta primeira fase, serão investidos R$ 80 milhões.

Iniciativas inéditas para a qualificação do ensino
A qualificação da aprendizagem dos estudantes é o principal foco do Qualifica SC, programa do Governo de Santa Catarina desenvolvido pela SED. A iniciativa visa à implementação de ações estratégicas voltadas à melhoria do fluxo escolar, à permanência dos estudantes e ao desempenho acadêmico, promovendo uma educação mais eficiente, equitativa e de qualidade.
Em novembro, a SED lançou a primeira Escola de Formação de Professores e Gestores da rede pública estadual. A iniciativa é voltada à qualificação permanente dos 50 mil professores da rede e de mais de cinco mil diretores e equipes pedagógicas das unidades escolares.
A SED também instituiu o programa de Avaliação da Aprendizagem, com a aplicação de três simulados para 128 mil alunos, além do programa de Fortalecimento da Aprendizagem. Ao todo, as ações do Qualifica SC envolvem mais de 340 mil estudantes e mais de 70 mil profissionais da educação.
Outra novidade de 2025 foi a implementação do Sistema Estadual de Avaliação da Educação Básica de Santa Catarina (Seaesc), cujas provas foram aplicadas em novembro. Os resultados permitirão a construção de um diagnóstico abrangente da aprendizagem, subsidiando políticas públicas baseadas em evidências e orientando estratégias pedagógicas mais efetivas em todas as redes. Além de seu caráter pedagógico, o Seaesc também é utilizado para o cálculo do ICMS Educação.

3,7 mil profissionais aptos a prestar contrapartidas
No segundo semestre de 2025, 3.699 profissionais formados no ensino superior, beneficiados pelos programas Universidade Gratuita e Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc), do Governo de Santa Catarina, estavam aptos a prestar suas contrapartidas pelo Transforma SC. O programa é responsável por acompanhar essa retribuição do investimento feito pelo Governo do Estado na formação superior, em prol do desenvolvimento da sociedade catarinense.
O Universidade Gratuita e o Fumdesc são as duas maiores políticas estaduais de acesso e permanência no ensino superior do Brasil e já beneficiaram mais de 57 mil estudantes. Do total de contemplados, 82% cursaram o ensino médio em escolas públicas estaduais. Outro dado relevante é o número de alunos que conciliam a formação com uma jornada de trabalho: entre os beneficiados, 85% estudam e trabalham simultaneamente para garantir um futuro melhor na carreira.

50 mil novas vagas no ensino técnico
O CaTec+, programa do Governo de Santa Catarina, está incentivando o desenvolvimento do ensino técnico para estimular a geração de emprego, a inovação e o crescimento do Estado. Em novembro de 2025, foram disponibilizadas 19,7 mil novas vagas para interessados em cursos vocacionados de acordo com as necessidades regionais.
Os cursos técnicos do CaTec+ serão ofertados nas modalidades integrada, concomitante e subsequente, nos Centros de Educação Profissional (Cedups) e em escolas de ensino médio da rede estadual. Ao todo, a SED lançará 35 mil novas vagas por meio de parcerias e 15 mil por meio da rede estadual de ensino até o fim de 2026.
A iniciativa reforça o CaTec, criado pelo Governo de Santa Catarina em 2024, como uma grande oportunidade para estudantes da rede estadual concluírem o ensino médio já com certificação técnica. Atualmente, cerca de 30 mil estudantes estão matriculados em cursos técnicos das escolas estaduais e de instituições parceiras, garantindo melhor preparo para o mundo do trabalho.
Ampliação das escolas cívico-militares
As escolas estaduais cívico-militares de Santa Catarina têm incentivado a melhoria do comportamento dos estudantes dentro e fora das unidades escolares. Valores como respeito, ordem e disciplina vêm sendo cada vez mais assimilados pelos alunos, refletindo no desempenho acadêmico, na conduta e nas relações interpessoais. Em 2025, o Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares foi ampliado com oito novas unidades, totalizando 18 escolas que atuam nesse modelo.
A iniciativa se justifica pela alta demanda da comunidade escolar pela implementação do modelo cívico-militar. Entre os principais motivos apontados estão o estímulo ao comportamento saudável, o respeito e a disciplina, o ambiente seguro e acolhedor proporcionado pelo modelo, além da preparação dos estudantes para a vida em sociedade.
Siga o Governo de Santa Catarina nas redes sociais:
Facebook | Instagram | Youtube | X

