Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Com falta de engenheiros, Santa Catarina tem quase 4 mil estudantes de engenharia beneficiados pelo Universidade Gratuita

Somente em 2024, programa do governo catarinense beneficiou mais de 41 mil estudantes em diferentes cursos de graduação

Governo de Santa Catarina

10/03/2025 às 00:01

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

O programa Universidade Gratuita tem auxiliado não só os estudantes, mas Santa Catarina como um todo. Neste sentido, a iniciativa do Governo do Estado está beneficiando quase 4 mil estudantes de cursos de engenharia, área que tem sofrido com a falta de mão de obra no mercado e é vital para o desenvolvimento do estado.

Santa Catarina expandiu a produção industrial em 7,7% em 2024, tendo o melhor índice de crescimento do Brasil, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse crescimento aumentou ainda mais a busca por engenheiros no território catarinense.

Serviços para a população

Os futuros engenheiros beneficiados pelo Universidade Gratuita devem seguir os critérios de adesão para ter direito à integralidade do pagamento de suas mensalidades. O Estado pagará o valor total da graduação até o último semestre do curso em que estão matriculados. Como contrapartida, os estudantes deverão prestar serviço à população após a conclusão do curso, no total de até 480 horas, que devem ser cumpridas em até dois anos.

“Quando lançou o Universidade Gratuita eu pensei ‘agora é minha chance’. Daí eu fui atrás e agora estou aqui. Quando eu vi que era 100%, eu pensei ‘isso não tá acontecendo’, aí eu fui atrás e era 100% mesmo e eu acredito que é o certo, porque rodovia, estrada, todo mundo faz. Mas agora alguém que investe no estudo, na formação de alguém para ajudar a comunidade, isso é inovador.”

Evelin Denoni, estudante da quarta fase de Engenharia Mecânica, no Sul de Santa Catarina, beneficiada com a bolsa do programa.

Depois de formados, os estudantes beneficiados pelo Universidade Gratuita devem prestar serviços à comunidade, no total de até 480 horas.Depois de formados, os estudantes beneficiados pelo Universidade Gratuita devem prestar serviços à comunidade, no total de até 480 horas.

“Eu cheguei a chorar, mas foi muito bom mesmo essa notícia. E eu pedia para Deus que desse essa oportunidade para ela.  Eu vejo tanta gente ganhando bolsa e por que que ela não poderia ganhar também?”

Silvana Denoni, mãe de Evelin Denoni.

Programa Universidade Gratuita avança

Somente em 2024, o programa concedeu mais de 41 mil benefícios em diferentes cursos de graduação, com investimento anual do Governo de Santa Catarina no período, chegando a quase R$ 507 milhões. Até 2026, a expectativa é que o investimento no programa Universidade Gratuita supere R$ 1,2 bilhão, beneficiando até 70 mil estudantes.

Confira os cursos de engenharia com beneficiados pelo Universidade Gratuita

  • Engenharia Ambiental e Sanitária
  • Engenharia Civil
  • Engenharia da Computação
  • Engenharia de Agrimensura
  • Engenharia de Alimentos
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia de Software
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Florestal
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Mecatrônica
  • Engenharia Química
Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.