A Uninter foi reconhecida pelo ranking Great Place to Work (GPTW) Paraná 2025 como uma das 20 melhores empresas para se trabalhar (categoria grande porte). O anúncio foi feito no último dia 5 de setembro, no Viasoft Experience, em Curitiba (PR), com a presença do presidente do Conselho de Administração da Uninter, professor Wilson Picler. O resultado consolida um projeto que nasce a partir da experiência dos fundadores, da sala de aula à gestão acadêmica e à expansão nacional, e se mantém fiel a princípios que colocam o colaborador no centro das decisões.
Criado para identificar ambientes de excelência, o GPTW avalia anualmente organizações em mais de 90 países, a partir de critérios como confiança nas lideranças, oportunidades de desenvolvimento, respeito, diversidade e práticas culturais. No recorte paranaense, a Uninter se destacou entre as 20 melhores empresas para se trabalhar, entre 131 avaliadas, reafirmando sua forte cultura alinhada aos pilares do selo.

O reconhecimento do GPTW traduz a visão inicial de seus fundadores, sempre traduzida em uma liderança inspiradora e humanizada, com o propósito explícito de transformar vidas por meio da educação. Desde a origem, valores claros orientam a estratégia e o cotidiano: metas transparentes, coerência entre discurso e prática, respeito às pessoas e compromisso de longo prazo.
Essa combinação criou um ambiente acolhedor, no qual cada colaborador entende a direção, participa das escolhas e encontra caminhos reais de desenvolvimento. O resultado, hoje reconhecido como um dos melhores do país, aparece tanto na retenção de talentos quanto na produtividade e na qualidade dos serviços prestados aos estudantes.
O professor Wilson Picler, personifica essa liderança guiada por propósito. Articulador e um dos criadores do Prouni, ele esteve à frente de movimentos-chave para elevar a qualidade acadêmica com acesso, escala e rigor. Um exemplo é a decisão de expandir a infraestrutura prática com 42 LAPADs (Laboratórios Presenciais de Apoio Didático), alinhados a diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e distribuídos em polos estratégicos do país. A iniciativa ampliou a formação prática dos alunos dos cursos da área de saúde, aliada à mais alta tecnologia.

Do ponto de vista das equipes, a criação dos LAPADs fortaleceu a cultura de inovação e abriu novas oportunidades de carreira. Professores e técnicos contaram com trilhas de capacitação contínua, processos claros e metas compartilhadas, o que valorizou o trabalho técnico-pedagógico e potencializou a colaboração entre áreas acadêmicas e polos regionais.
A coerência dessa agenda aparece nas palavras do professor: “É extremamente importante e gratificante estarmos entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Paraná, porque o GPTW é um dos mais renomados medidores de desempenho, bons resultados, reputação e confiabilidade interna. Entramos na lista do GPTW Paraná devido à cultura que implantamos em 29 anos de história e que aperfeiçoamos e movimentamos até hoje.”
Na prática, a mensagem reforça um traço que pereniza a cultura: liderança firme e consistente. “Ninguém faz nada sozinho. Por isso, agradeço primeiramente aos valores humanos que fazem a Uninter ser o que é hoje. Somos apaixonados por transformar a vida das pessoas, e esse é o nosso legado para a sociedade. Quando promovemos um ambiente qualificado, com colaboradores motivados, quem ganha é toda a sociedade”, afirma o professor.

Uninter GPTW 2025: o reconhecimento do GPTW é uma validação de trajetória da Uninter nesses 29 anos. Em um mercado em transformação, no qual tecnologia, dados e novas competências reorganizam a educação e o trabalho, a Uninter reafirma uma escolha que a acompanha desde a fundação: colocar as pessoas no centro e fazer disso a medida de suas decisões.
Por que a Uninter está entre as melhores empresas para se trabalhar?
Em entrevista, o presidente do Conselho de Administração da Uninter, Professor Wilson Picler, destacou que a instituição figura entre as melhores para se trabalhar no Paraná por que desde sua origem tem um olhar genuinamente humano. Essa filosofia, herdada da família fundadora, valoriza a "mente de obra" em vez de "mão de obra", reconhecendo o potencial, as ideias e as histórias únicas de cada pessoa.
Segundo Picler, os pilares institucionais se traduzem em práticas reais, como lideranças orientadas por propósito, confiança construída na transparência e na escuta ativa, inovação acessível e programas de desenvolvimento que veem cada colaborador como protagonista. Ele afirma que valores como respeito, integridade, responsabilidade e foco no ser humano não são apenas discursos, mas orientam todas as decisões, fazendo com que a cultura coloque a educação e o desenvolvimento humano no centro. A Uninter, assim, transforma a vida dos alunos e a realidade de seus colaboradores.

Uninter GPTW 2025: Desafios para uma cultura de excelência
O Professor Wilson Picler aponta a coerência entre discurso e prática como um dos maiores desafios para conquistar uma certificação como a do GPTW. Ele explica que, mesmo com o crescimento da instituição e a superação de dilemas e crises, os valores inegociáveis e a visão humanizada guiam as decisões.
Outro desafio contínuo é a evolução das políticas de desenvolvimento de pessoas, mantendo um processo que cresce junto com a Uninter. Picler reforça que a instituição promove um ambiente de confiança por meio de práticas como programas de feedback, abrindo espaço para a escuta ativa, a cocriação e o protagonismo. Para manter a confiança e o senso de pertencimento de milhares de colaboradores em mais de 500 cidades, a Uninter criou a Escola de Polos, que fortalece os vínculos e dissemina a cultura e a inovação.
Uninter GPTW 2025: como o prêmio GPTW atrai talentos para a Uninter
Para o presidente, estar entre as melhores empresas para se trabalhar reforça a essência da Uninter, mostrando ao mercado que a instituição enxerga as pessoas como parte essencial do seu propósito. O reconhecimento, portanto, serve como um convite para novos profissionais que buscam um ambiente que valoriza a "mente de obra", estimula o aprendizado e promove um impacto social real.
Picler conclui que a conquista fortalece a reputação da Uninter como um espaço de confiança, inovação e propósito. Ele reitera que o prêmio GPTW reafirma o sucesso dos esforços cuidadosamente planejados e realizados para humanizar processos, decisões e criações, fazendo a diferença na vida de todos os colaboradores.
Acompanhe a UNINTER nas redes sociais
O reconhecimento GPTW é motivo de celebração e inspiração. Para continuar acompanhando essa história de sucesso, fique por dentro das novidades, projetos e da nossa cultura de valorização humana. Siga a Uninter nas redes sociais!
Instagram: https://www.instagram.com/grupouninter/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/school/grupo-uninter/
YouTube: https://www.youtube.com/user/uninter
Site: www.uninter.com

