A densidade da gasolina diz muito sobre o tipo de produto que você está oferecendo.
A densidade da gasolina diz muito sobre o tipo de produto que você está oferecendo.| Foto: Shutterstock
  • Por Grupo Potencial
  • 09/08/2022 11:48

A qualidade do combustível que você vende em seu posto de gasolina diz muito sobre a confiabilidade do seu estabelecimento. É a essência do seu negócio. Então, se você ainda não realiza testes de Controle de Qualidade, é importante que você saiba como fazê-los para a gasolina, a fim de garantir que está vendendo um produto de qualidade.

A densidade da gasolina

Em agosto de 2020, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) colocou em vigor uma resolução (RANP 807/2020) em que explicita que a densidade obrigatória para a comercialização de gasolina deve ter o mínimo de 715 g/L ou 0,715 kg/m³ para a gasolina C (considerando a adição de 27% de etanol). Isso, porque quanto menor a densidade (a relação peso/volume) da gasolina, pior a qualidade desta, pois indica que há menos gasolina pura (Gasolina Tipo A) na composição, podendo inferir que nesta há indícios da presença de solventes. Essa medida foi implementada justamente com o objetivo de diminuir as vendas ilegais de gasolina batizada, na qual são misturados solventes e naftas.

Por esta razão, é importante que você saiba com quem está comprando o seu combustível. Atualmente, você tem segurança que o seu fornecedor não manipula a gasolina que vende? Para ter certeza que você está colocando a confiança nas pessoas certas, faça os testes no seu combustível.

Saiba como oferecer um bom atendimento em seu posto!

Como realizar a análise de densidade da gasolina?

Para mensurar a densidade, também chamada de massa específica, você precisará de:

  • 1 proveta de 1000 mL (1,0L);
  • 1 densímetro de escala 0,700 a 0,750 g/cm³ e 0,750 a 0,800 g/cm³;
  • 1 termômetro.

Com os materiais em mãos:

  1. Insira a amostra de gasolina na proveta até a medida de 1000 mL.
  2. Insira o densímetro, com um leve movimento giratório, e o termômetro. Aguarde por alguns minutos ambos estabilizarem-se, realize a leitura na escala do densímetro e a leitura do termômetro.
  3. Observe se a medida apontada pelo densímetro está maior ou igual à 0,715 kg/m³.

Anote ambos os resultados e cruze com as informações da Tabela de Conversão de Densidades de Produtos Derivados de Petróleo, Resolução CNP N° 6/1970 disponível aqui.

Como identificar o percentual (%) de etanol na sua gasolina?

Você irá precisar de:

  • 1 proveta de vidro de 100 mL;
  • solução de NaCl 0,1% (sal de cozinha) ou mesmo água.

Agora, realize esses passo a passo:

  • Adicione 50 mL da amostra de gasolina na proveta e complete com a solução de NaCl 0,1% até a marca de 100 mL.
  • Tampe a proveta com a tampa de vidro, movimente-a por 10 vezes e aguarde alguns minutos para que haja a separação completa entre as duas fases do líquido. 

A gasolina, por ser intrinsecamente menos densa, ficará na parte superior da proveta, enquanto a fase aquosa (Solução de NaCl 0,1% + etanol) permanecerá na parte inferior da proveta.

A fase aquosa deve limitar-se entre as marcações de 63 e 64 mL da proveta, uma vez que a especificação de etanol aceita pela Legislação é 27%, com margem de 1 ponto percentual para cima e para baixo, ou seja, a faixa de 26 a 28%.

Caso este volume seja inferior ou superior a esta determinação, o combustível está não conforme e pode ser considerado “adulterado”.

Por saberem desta possibilidade, os clientes podem requisitar um teste da gasolina no posto e você tem que estar preparado, munido de conhecimento bem como Kit Análise

Encontre um fornecedor de confiança

A solução para que você não acabe comprando gasolina adulterada e sendo denunciado é ter parceria com um fornecedor que se preocupe com a qualidade do produto.

Um ótimo exemplo de parceiro é o Grupo Potencial, que está no mercado desde 1994 e possui mais de 200 postos filiados nas regiões sul e sudeste.

Desde 2009, a Potencial é destaque na Edição Especial Melhores e Maiores da Revista Exame. Desde a edição de 2018, o Grupo Potencial está entre os 100 maiores grupos do Brasil.

Além disso, nas revistas Valor 1000 e Amanhã, o Grupo Potencial também é destaque por conta de seu bom desempenho.

A empresa garante a entrega de combustíveis de alta qualidade —  possui um Laboratório Móvel que atende aos nossos Postos Bandeira Potencial periodicamente, para atender nossos parceiros, monitorando a qualidade dos nossos  produtos.

Você pode fazer o teste de gasolina na frente de qualquer cliente com muita confiança!

Quer saber mais? Clique e conheça o Grupo Potencial!