Entenda o importante papel do marketing no planejamento estratégico dos novos negócios e marcas.
Entenda o importante papel do marketing no planejamento estratégico dos novos negócios e marcas.| Foto: Harmo Consultoria de Comunicação
  • Por Harmo Consultoria
  • 10/01/2020 15:09

Que os padrões de consumo mudaram nos últimos anos, nós já sabemos! Mas entre onde estamos e para onde vamos há um vasto campo de possibilidades.

Empreender já foi mais fácil, ter um emprego já foi mais fácil e até mesmo comprar café já foi mais fácil. Com o maior número de opções, maior competitividade e as diferenças de cenário e de ambiente, dois mil e vinte não promete ser menos complexo do que os anos anteriores - e sua empresa precisa estar ciente disso.

Houve uma mudança drástica nos padrões e razões de consumo. Em parte, podemos falar da tecnologia e de seus impactos, mas o que vivemos hoje é muito mais uma reação a esse ambiente tecnológico do que o efeito da tecnologia de fato.

Por exemplo, já passamos da época em que smartphone, rede social, Uber ou Tinder eram uma novidade. Agora, estamos em um período de diferentes reações à existência e convivência com essas mudanças.

Seu público-alvo usa ou não determinada tecnologia? Como isso interfere no consumo da sua marca? Essas são perguntas que precisam ser respondidas para que seja possível estabelecer estratégias de marketing assertivas e eficazes.

Prepare seu negócio para os novos desafios do mundo conectado e tecnológico!

A vida digital já é uma extensão do nosso mundo! Agora, o desafio para um bom posicionamento é analisar como as consequências desse novo cenário interferem em diferentes segmentos, setores, produtos e consumidores.

Se marketing digital, branding, performance, algoritmos, SEO e storytelling forem novidades para você, nós temos uma notícia: você precisa se atualizar, e rápido. A dúvida um dia já foi “investir ou não em marketing?”, hoje a pergunta é “quanto e como investir?”.

As marcas e empresas do futuro reconhecem a importância do marketing. Assim como é fundamental ter um capital de giro para sua empresa, o plano de marketing é a base para a sustentabilidade da marca no curto e longo prazo.

Talvez, nunca antes o marketing tenha ocupado uma cadeira tão próxima do planejamento estratégico, e pensar no futuro sem o marketing certamente resultará em uma visão distorcida de cenário.

Dois mil e vinte nos prepara para vivenciar um refinamento do que já vem acontecendo nos últimos anos. A conexão entre as marcas e clientes está cada vez mais intensa, subjetiva e personalizada.

Hoje, uma marca bem posicionada não tem apenas uma identidade visual marcante, mas uma identidade de fato. Uma marca bem posicionada não fica em cima do muro, você sabe exatamente em que lado do jogo ela está e quem é o time dela. O que sua marca defende, quem são as pessoas por trás dela, o que ela fala?

As pessoas estão buscando cada vez mais identificação com o que consomem. Se a sua empresa ainda não conseguiu conversar com seus clientes, está na hora de buscar ajuda e construir a sua história.

O mercado está em constante movimento e, se pudéssemos deixar um recado de 2020 para os empresários, seria este: “se você não quer contar a verdade, chegou a hora de mudá-la”. Comece a construir um novo posicionamento e identidade para o seu negócio agora mesmo. A Harmo Consultoria e Comunicação pode te ajudar!