Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Fim da pedra no rim: serviço de urologia possibilita diagnóstico preciso da doença em um só lugar

Complexo de saúde do Pilar Hospital conta com infraestrutura completa em medicina diagnóstica, para realização de consultas, exames e procedimentos cirúrgicos.

Serviço de Urologia oferece atendimento de excelência para um resultado efetivo no tratamento de doenças (Foto: Divulgação)

Pilar Hospital - Conheça agora o Pilar Hospital, suas especialidades e a diferença do atendimento oferecido há 56 anos para você e sua família.

16/04/2021 às 16:47

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

A dor intensa e repentina na região lombar é um dos principais sintomas do aparecimento de cálculo renal, que levam principalmente pessoas entre 20 e 40 anos à busca por atendimento médico.

Além da cólica, o desconforto do paciente aparece associado a náuseas, sangramento na urina e aumento da frequência urinária, comuns em casos de urgência no serviço de urologia.

Popularmente conhecida como ‘pedra no rim’, a doença se caracteriza pela formação de pequenos cristais que se aglutinam na parte interna do órgão ao longo de meses ou anos.

Embora o desenvolvimento da doença aconteça em um período de médio a longo prazo, a rapidez na atuação dos médicos é fundamental para evitar o comprometimento da atividade dos rins.

Para isso, a tecnologia aparece como uma grande aliada dos profissionais, já que normalmente o diagnóstico acontece através da realização de exames de imagem, urina e sangue.

Precisão no resultado

Nos casos mais leves da doença, em que não há relato de dor ou outros sintomas, a medicina diagnóstica é primordial, já que o problema pode passar sem ser percebido. Nos casos de dor aguda, é importante procurar o pronto-atendimento para descartar outras enfermidades, como problemas na coluna (ortopédicos), intestinais (apêndice e inflamações) e ainda outras alterações do trato urinário.

Com um atendimento humanizado e personalizado para a necessidade de cada paciente, a exemplo do Pilar Hospital, o diagnóstico de doenças urológicas em estágio inicial pode ser realizado durante consultas de rotina.

Segundo o médico urologista e coordenador da área no Pilar Hospital, Eduardo Gerber Wietzikoski, os motivos que levam a busca por atendimento urológico são os mais variados.

: “Nosso modelo de tratamento é baseado no que há de mais moderno na medicina especializada, com profissionais altamente qualificados”, explica o dr. Eduardo Gerber Wietzikosk (Foto: Divulgação)

“Nas consultas de rotina, as causas são a prevenção de câncer de próstata, cálculos renais, procura por vasectomia, incontinência urinária, disfunção erétil, infertilidade, distúrbios miccionais, tumores e doenças da bexiga”, explica.

Referência em Urologia, o Pilar Hospital conta com um serviço de emergência especializado e toda uma estrutura que possibilita a realização de consultas, exames, cirurgia tradicional, cirurgia robótica e minimamente invasivas em um só lugar.

Sua saúde não tem pausa. Conheça as especialidades do Pilar Hospital.

“Por ser uma área da medicina que exige alta tecnologia, infraestrutura elaborada e profissionais especializados, um centro específico de atendimento oportuniza dispor aos pacientes o que há de mais moderno nos tratamentos urológicos, associado à qualidade no atendimento aos pacientes”, destaca o Dr. Eduardo Gerber Wietzikoski.

O atendimento urológico é disponibilizado através de consulta de emergência (pronto atendimento) e consultas agendadas de segunda à sexta, com sobreaviso da urologia para urgências 24 horas por dia.

“Entre os principais motivos que levam os pacientes a necessitar de atendimento urológico de urgência estão o cálculo renal (cólica renal), infecção urinária, sangramentos, traumas, retenção urinária e dor testicular”, explica o médico.

Prevenção como melhor tratamento

De acordo com os especialistas, cerca de 15% da população pode desenvolver cálculos renais durante a vida. Essa incidência aumenta conforme os hábitos, fatores hereditários e também entre os homens na faixa dos 20 a 40 anos.

O Hospital Pilar é referência em Urologia e conta com um serviço de emergência especializado para a realização de consultas, exames e cirurgias. (Foto: Divulgação Hospital Pilar)

Já a evolução da doença muda de acordo com cada paciente, variando entre quadros assintomáticos, leves, frequentes e urgentes, quando há crise renal. Dependendo do quadro em que o caso se encontra, pode ser necessário apenas o acompanhamento médico, com grande parte dos cálculos sendo eliminados na urina após a crise de dor.

Geralmente, os tratamentos se aplicam a casos mais graves de cálculo renal que geram algum sintoma, crise de dor aguda ou ainda possam comprometer a atividade dos rins.

As novas tecnologias aplicadas ao serviço de urologia possibilitam a realização de procedimentos hospitalares de curta duração, como é o caso da endourologia, que são cirurgias endoscópicas sem necessidade de corte.

Apesar dos amplos recursos disponíveis da medicina, segundo os profissionais, a prevenção ainda é o melhor tratamento. A recomendação inclui aumentar a ingestão de líquidos e diminuir a quantidade de sal durante as refeições.

Como resultado, o paciente conquista mais saúde e bem-estar, diminuindo também o surgimento de outras doenças.

O Pilar Hospital fica na avenida Desembargador Hugo Simas, 322, no bairro Bom Retiro em Curitiba.

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.