Agronegócio é protagonista do Prêmio Equilibrista e Revelação 2020
| Foto: Antônio More / Divulgação
  • Por IBEF-PR
  • 01/10/2020 19:35

O Instituto Brasileiro de Executivos e Finanças (IBEF-PR) divulgou hoje os ganhadores do Prêmio Equilibrista e Revelação de Finanças em 2020. O superintendente Clédio Roberto Marschall foi o ganhador do Prêmio Equilibrista e o gerente Marcelo Afonso Riedi foi o ganhador do Prêmio Revelação de Finanças, ambos profissionais da área financeira, do agronegócio e da mesma empresa, a Lar Cooperativa.

Diante de uma das maiores crises econômicas do país, o agronegócio foi um dos únicos setores a apresentar resultados positivos em meio à pandemia. Segundo a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, esse mercado foi fundamental para sustentar o PIB brasileiro, conseguindo, inclusive, bater recorde de grão nas safras e aumentar as exportações. E por efeito do resultado desse cenário, o IBEF-PR irá entregar as premiações, pela primeira vez na história, para a mesma empresa nas duas categorias.

Como Destaque de Finanças foram escolhidos o CFO da Unicesumar, Jeferson Vinhas Ferreira e o Diretor Administrativo e Financeiro da Valmet na América do Sul, Lucio Pandolfi Junior. De acordo com o presidente do IBEF-PR, Claudio Enrique Lubascher, além do recorde no número de cases inscritos, o Prêmio Equilibrista desse ano tem um papel fundamental no reconhecimento e valorização dos profissionais participantes, tendo em vista todos os desafios superados em meio à crise.

“Tivemos vários cases fantásticos e a votação foi bastante acirrada. Estamos muito felizes com os ganhadores do Prêmio Equilibrista e Prêmio Revelação de finanças, pois nunca antes tivemos a mesma empresa se destacando nas duas categorias. Isso mostra a força do agronegócio neste momento de recuperação da economia” destaca Lubascher.

O Equilibrista 2020

Clédio Roberto Marschall iniciou a sua carreira na Lar Cooperativa Agroindustrial há 33 anos e se destacou pela coordenação e revisão do planejamento estratégico da empresa, que resultou em um significativo crescimento econômico e sustentável do negócio, além de propor medidas para a recuperação de tributos.

Segundo o superintendente, foi uma satisfação ter o seu case escolhido como Equilibrista, principalmente pela relevância que o setor agrícola possuí, sendo responsável pela produção de alimento dentro e fora do país. “Estou muito feliz em receber o Prêmio Equilibrista. Com tantos candidatos e cases de alto nível e relevância para o estado, foi uma honra ser escolhido. Passamos por diversos desafios nos últimos anos e o prêmio vem como um reconhecimento por todo o trabalho feito pela equipe da Lar Cooperativa”, afirma Marschall.

Clédio ainda conta que foi uma surpresa a empresa ter ganhado nas duas categorias. “O case da Lar realmente tem muitos resultados expressivos e o Marcelo tem feito um trabalho muito efetivo na Cooperativa. Estou muito feliz dele também ter ganhado como Revelação de Finanças”, completa o superintendente.

O Revelação de Finanças 2020

O Gerente Financeiro da Lar Cooperativa, Marcelo Afonso Riedi foi a grande revelação da área de finanças neste ano. Em uma nova fase da empresa, ele foi responsável por implementar de um modelo de gestão diferenciado, focado em pessoas, processos e parceiros.

Segundo Marcelo, o resultado do case é o somatório de inúmeras ações executadas no dia a dia, um trabalho da equipe feito com amor e empenho. “Ficamos muito felizes com o prêmio! Falo nós, pois esse case foi da equipe financeira e de toda a cooperativa. É uma honra fazer parte desse prêmio tão importante na comunidade financeira, representando, principalmente, o agronegócio e cooperativismo paranaense”, afirma o gerente financeiro.

Ele ainda ressalta que é um privilégio mostrar, através do prêmio, as boas práticas e iniciativas que o agronegócio possui. “Foi uma grata surpresa eu e o Clédio termos sido os ganhadores. Com certeza é um reconhecimento de um trabalho feito com muito amor e muita dedicação”.

A fim de garantir a transparência, confiabilidade e imparcialidade ao processo de votação, há mais de 5 anos a consolidação dos votos do Prêmio Equilibrista e Revelação é realizada pela PwC Brasil.

"Podemos garantir, com a nossa experiência acompanhando os desafios globais, que os cases reunidos aqui representam uma grande contribuição para toda a comunidade, principalmente em um ano tão desafiador quanto 2020. O Prêmio Equilibrista constrói um importante legado para todos os profissionais de finanças do Paraná”, destaca Carlos Peres, sócio da PwC Brasil e líder da região Sul.

Entrega dos prêmios

Desde 1985, o Instituto Brasileiro de Executivos e Finanças (IBEF-PR) realiza a entrega do Troféu “O Equilibrista”, uma escultura do artista plástico Osni Branco que simboliza o perfil de um verdadeiro executivo. Neste ano, a cerimônia será um pouco diferente, em função da pandemia.

Com uma estrutura montada em estúdio para receber fisicamente os profissionais premiados, o evento acontecerá no dia 29 de outubro, às 19h, e será transmitido ao vivo pelas plataformas digitais para todo o país. O evento ainda contará com uma palestra ao vivo e exclusiva do fundador da Localiza e ex-secretário de Desestatização, Desinvetimento e Mercados, José Salim Mattar Júnior.

O Prêmio Equilibrista 2020 recebe o patrocínio diamante da PWC Brasil, empresa especializada em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações; bem como o escritório de advocacia Gaia, Silva e Gaede – consolidado na área corporativa, com ampla atuação em Direito Tributário e Societário.

Na categoria Ouro, o evento recebe patrocínio do Banco Safra, da KPMG e da plataforma de netwoking, World Trade Center. Como patrocinadores Prata estão o Banco Alfa, a Deloitte e a Copel.

Prêmio Equilibrista 2020

Data: 29/10/2020
Horário: Das 19h00 às 20h30
Transmissão ao vivo pelo Vimeo
Inscrições: https://equilibrista.ibefpr.com.br/finalistas

Sobre o IBEF PR

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR) é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

Através de seus comitês de Finanças, Compliance e Riscos, Tributário e Empresarial, Inovação e Desenvolvimento de Executivos, o IBEF-PR realiza vários eventos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.

Acompanhe o IBEF através do site e de suas redes sociais, participe dos eventos e encontros e saiba como fazer parte dessa comunidade.