Lar Cooperativa recebe premiação por reestruturação financeira
Lar Cooperativa recebe premiação por reestruturação financeira| Foto: Divulgação
  • Por IBEF-PR
  • 21/10/2020 16:51

Na contramão do mercado, o ano de 2020 tem sido surpreendente para o agronegócio. Com safra recorde de grãos e aumento significativo nas exportações, o setor conseguiu apresentar resultados positivos mesmo em meio à pandemia. Para a Lar Agroindustrial, cooperativa de Medianeira, no Paraná, os efeitos do crescimento exponencial foram decorrentes de uma reestruturação na governança da empresa e de um planejamento financeiro estruturado que vem sendo executado desde 2017.

Tais modificações resultaram em um case de sucesso ganhador de dois reconhecimentos importantes na comunidade financeira: o Prêmio Equilibrista e Revelação em Finanças 2020. O superintendente administrativo e financeiro, Clédio Roberto Marschall, foi o ganhador do Prêmio Equilibrista e o gerente financeiro, Marcelo Afonso Riedi, foi o ganhador do Prêmio Revelação em Finanças, ambos profissionais da área financeira da Lar Cooperativa.

De acordo com o superintendente, foi uma satisfação ter o seu case escolhido como Equilibrista, principalmente pela relevância que o setor agrícola possuí, sendo responsável pela produção de alimento dentro e fora do país.

“Estou muito feliz em receber o Prêmio Equilibrista. Com tantos candidatos e cases de alto nível e relevância para o estado, foi uma honra ser escolhido. Passamos por diversos desafios nos últimos anos e o prêmio vem como um reconhecimento por todo o trabalho feito pela equipe da Lar Cooperativa”, afirma Marschall.

Case de sucesso

Considerada a terceira maior cooperativa do Estado do Paraná, a Lar Agroindustrial está localizada em Medianeira, no Paraná, e detém suas principais operações também na região oeste do estado, além de unidades no Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraguai. Em 2017, a empresa viu a necessidade de reestruturar a sua governança, criando três superintendências focadas nas principais operações da empresa, trazendo à cooperativa uma gestão mais técnica e orientada a resultados.

Com uma grande dívida líquida bancária, proveniente de investimentos a curto prazo, a superintendência financeira contratou um gerente de mercado e coordenou toda a revisão do planejamento estratégico, em busca de um crescimento e desempenho econômico sustentável para a empresa.

Além disso, a cooperativa passou por uma redução de investimentos, venda de ativos não operacionais e uma auditoria externa e consultoria tributária, apoiando na recuperação financeira. Essas ações, aliadas às estratégias de negócio, contribuíram para que a Lar saísse de um resultado líquido de R$ 104,9 milhões em 2017 para R$ 239,9 milhões em 2019.

Para 2020, a expectativa é ainda maior. Segundo Clédio, a empresa pretende terminar o ano com o melhor resultado de sua história: 45% a mais do que em 2019. Um dos motivos para o aumento do faturamento se deu pela alta do dólar, que favoreceu as exportações realizadas no ano. Além da safra recorde de soja, a empresa passou a industrializar e abater mais de 730 mil aves por dia, sendo 55% dessa produção exportada para a China, Europa e Japão.

Clédio Roberto Marschall da Lar Cooperativa , ganhador do Prêmio Equilibrista 2020
Clédio Roberto Marschall da Lar Cooperativa , ganhador do Prêmio Equilibrista 2020| Divulgação

Com foco em originação de grãos e na industrialização de aves, atualmente a empresa conta 11.562 associados, sendo 85% deles pequenos proprietários. Possui mais de 16 mil funcionários, sendo a cooperativa singular que mais emprega no Brasil.  De acordo com o gerente financeiro Marcelo Afonso Riedi, o resultado do case é o somatório de inúmeras ações executadas no dia a dia, um trabalho da equipe feito com amor e empenho.

Marcelo Riedi foi a grande revelação da área de finanças neste ano. Em uma nova fase da empresa, ele foi responsável por implementar um modelo de gestão diferenciado, focado três pilares: qualificação das pessoas, melhoramento dos processos da área financeira e relacionamento com parceiros.

“Ficamos muito felizes com o prêmio! Falo nós, pois esse case foi da equipe financeira e de toda a cooperativa. É uma honra fazer parte desse prêmio tão importante na comunidade financeira, representando, principalmente, o agronegócio e cooperativismo paranaense”, afirma o gerente financeiro.

O Prêmio Equilibrista

Desde 1985, o IBEF-PR realiza a entrega do Troféu Equilibrista. O evento tem como objetivo reconhecer as personalidades que se destacaram ao longo de suas carreiras e atividades exercidas no decorrer do ano. Todos os cases passam por um criterioso processo de avaliação, levando em consideração o protagonismo dos executivos de finanças, relevância do case para os stakeholders, a efetividade dos resultados e a aderência à premiação.

Em função da pandemia, neste ano o evento será digital, contando com uma estrutura montada em estúdio para receber fisicamente os profissionais premiados e transmitindo ao vivo, pelas redes sociais, para todo o país. Os espectadores ainda poderão prestigiar uma palestra, também ao vivo e exclusiva com o fundador da Localiza e ex-secretário de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, José Salim Mattar Júnior.

Atualmente o evento possui como patrocinadores Diamante a PWC Brasil, empresa especializada em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações; bem como o escritório de advocacia Gaia, Silva e Gaede – consolidado na área corporativa, com ampla atuação em Direito Tributário e Societário.

Na categoria Ouro, o evento recebe patrocínio do Banco Safra, da KPMG e da plataforma de networking, World Trade Center. Como patrocinadores Prata estão o Banco Alfa, a Deloitte e a Copel.

Prêmio Equilibrista 2020

Dia: 29 de outubro
Horário: das 19h às 20h30
Faça a sua inscrição para receber o link da transmissão ao vivo
Inscrições: https://equilibrista.ibefpr.com.br

Sobre o IBEF-PR

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR) é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

Através de seus comitês de Finanças, Compliance e Riscos, Tributário e Empresarial, Inovação e Desenvolvimento de Executivos, o IBEF-PR realiza vários eventos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.

Acompanhe o IBEF através do site e de suas redes sociais, participe dos eventos e encontros e saiba como fazer parte dessa comunidade.