Equipe IBEF-PR , patrocinadores e vencedores comemoram o sucesso do Prêmio Equilibrista 2021
Equipe IBEF-PR , patrocinadores e vencedores comemoram o sucesso do Prêmio Equilibrista 2021| Foto: Divulgação
  • Por IBEF-PR
  • 21/10/2021 17:38

O Hotel Grand Mercure Curitiba Rayon recebeu na noite desta quinta-feira, 21 de outubro, uma estrutura especial para a cerimônia de entrega do Prêmio Equilibrista. O evento, que está em sua 36ª edição, reuniu imprensa e convidados para homenagear e reconhecer os esforços dos profissionais de finanças que se destacaram no Paraná em 2021.

O segundo ano de pandemia trouxe muitas dificuldades devido a situação econômica ainda bastante delicada no país. Por isso, colaboradores e empresas não mediram esforços para desempenharem suas melhores versões. Foi com trabalho árduo e muito bem planejado que profissionais se destacaram com ações especiais e deram um verdadeiro show nos seus segmentos quando o assunto foi reinventar e ousar nas estratégias para atingir resultados de altíssimo nível.

Equilibrista 2021

Marco Modesti vencedor equilibrista 2021
Marco Modesti vencedor equilibrista 2021| Divulgação

O grande vencedor da noite foi o CFO e diretor de relações com investidores da BBM Logística, Marco Modesti. O profissional de finanças com mais de 20 anos de experiência, transformou o projeto de crescimento da BBM Logística em um case de sucesso.  Graças ao seu empenho, e com o apoio da equipe, ele conseguiu conquistar estabilidade e recursos para uma melhora impactante nos resultados da empresa com o aumento de 48% da receita nos últimos 4 anos.

À frente do setor financeiro de um dos maiores operadores logísticos do Mercosul, Marco Modesti conseguiu renegociar e alongar dívidas, implementar a cultura de resultados em todos os níveis da empresa e melhorou a margem EBITDA de 10% para 12%.  Hoje a empresa está preparada para uma eventual abertura de capital. Mas mesmo que isso não ocorra, a saúde financeira permite à BBM realizar pelo menos mais 2 aquisições, sem comprometer seus índices de alavancagem. “O meu maior objetivo quando assumi esse projeto na BBM foi o de deixar um legado, e sem dúvida o prêmio equilibrista é uma marca que vai ficar para sempre na minha história.” declarou o CFO e diretor de relações com investidores da BBM Logística.

Destaques

Valerí Sberse, vencedor na categoria Destaque em Finanças
Valerí Sberse, vencedor na categoria Destaque em Finanças| Divulgação

Na categoria Destaque em Finanças, os premiados da noite foram Valerí Sberse, diretor Financeiro na Guararapes Painéis e Anderson Haiducki, diretor financeiro do Banco PACCAR S.A. Ambos alcançaram resultados surpreendentes. “2021 nos levou a avaliar quais são os valores que queremos manter, quais as relações que devem permanecer após tantas incertezas, e como vamos retomar nosso cotidiano depois de termos visto tudo sob um ângulo diferente. Por exemplo, este ano reforçou o conceito de sociedade e de que o trabalho em equipe é um grande trunfo para bons resultados” ressaltou  o presidente  do IBEF Paraná, Ricardo Pereira.

Valerí e sua equipe da Guararapes Painéis conseguiram superar a pandemia do COVID-19  sem precisar utilizar os incentivos governamentais, sem reduzir o quadro de funcionários e também sem parada ou redução da produção. “Na minha visão é um reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo da minha jornada, mas, especialmente, pela alegria e por transpirar essa consciência do dever cumprido com todos os players e, de uma maneira geral, com a sociedade envolvida direta e indiretamente, nessa conquista que é fruto do trabalho desenvolvido” revelou.

Anderson Haiducki , vencedor da categoria Destaque em Finanças
Anderson Haiducki , vencedor da categoria Destaque em Finanças| Divulgação

Já Anderson Haiducki não só superou a crise, como implantou um banco em plena pandemia e obteve lucro na operação.  O banco PACCAR foi implementado para dar suporte ao crescimento da DAF Caminhões no Brasil, e em 2020 teve lucro de 6 milhões e resultado similar em 2021. Já no primeiro ano de operação, o banco teve ROI positivo em 1,2% e inadimplência abaixo de 1%. Análises rápidas e precisas, suporte na tomada de decisões além de rigoroso controle de custos e gestão do funding, contribuíram para que a empresa atingisse o lucro líquido e um excelente market share.

Revelação em Finanças

Carla Daniela Eisele, vencedora da categoria Revelação em Finanças
Carla Daniela Eisele, vencedora da categoria Revelação em Finanças| Divulgação

No palco, Carla Daniela Eisele, coordenadora de crédito da Lar Cooperativa, recebeu a premiação na categoria Revelação.  Com ações de capacitação, workshops, criação de comitês e reestruturação do sistema de análise de crédito, Carla conseguiu resultados relevantes, como a diminuição da inadimplência e a disseminação da cultura do crédito em campo nas unidades de negócios da cooperativa com o total envolvimento da área técnica no processo.  “Ser uma revelação em finanças é um reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo dos anos e uma possibilidade de representar as mulheres do agro e o cooperativismo paranaense” revelou Carla.

Evento presencial com restrições

O evento seguiu todos os protocolos sanitários, restringindo a participação presencial para apenas 50 convidados. A premiação foi transmitida ao vivo pelo Youtube, com Thays Beleze como mestre de cerimônia.

Além dos prêmios, o IBEF-PR fez uma homenagem especial a Maurício Zanforlin, que já foi presidente e vice-presidente da instituição. Ricardo Pereira, atual presidente da instituição, comentou o evento: “Particularmente, este é um Prêmio Equilibrista muito especial para mim, pois é a primeira premiação em que participo como presidente do IBEF Paraná. É uma honra e também uma grande responsabilidade assumir a Presidência do IBEF-PR, que está cada vez mais presente e mais conectado com toda a sociedade financeira do Paraná. Seguir este caminho que foi trilhado recentemente por dois grandes líderes como o Claudio Lubascher e o Mauricio Zanforlin será um grande desafio.”

O Prêmio Equilibrista 2021 foi apresentado pela PwC Brasil, empresa especializada em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações e recebeu o patrocínio Diamante do escritório de advocacia Gaia, Silva e Gaede – consolidado na área corporativa, com ampla atuação em Direito Tributário e Societário.

Na categoria Ouro, o evento foi patrocinado pelo Banco Safra, Valore Elbrus, Sulamérica e da KPMG Brasil. Como patrocinadores Prata estão Deloitte e REP Seguros. E como Apoio, a Gazeta do Povo.

Sobre o IBEF PR

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Paraná é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

Através de seus comitês de Finanças, Compliance e Riscos, Tributário e Empresarial, Inovação e Desenvolvimento de Lideranças, o IBEF-PR realiza vários eventos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.

Acompanhe o IBEF através do site e de suas redes sociais, participe dos eventos e encontros e saiba como fazer parte dessa comunidade.