Conheça a história do Prêmio Equilibrista que há 35 anos reconhece profissionais de finanças no Paraná
| Foto: Christian
  • Por IBEF-PR
  • 07/10/2020 19:53

O ano de 2020 foi marcado por diversos acontecimentos, principalmente para a área financeira das empresas. No cenário econômico, uma das principais mudanças se deu na postura e gestão dos profissionais dessa área, que precisaram cocriar meios para impulsionar os negócios com soluções que ajudassem a alavancar a empresa em um formato que fosse adequado para o momento atual.

A fim de reconhecer todo o esforço e dedicação dos profissionais, neste ano, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-PR) intensificou a captação de cases para os Prêmios Equilibrista e Revelação de Finanças, chegando a registrar um número 3x maior de executivos inscritos, comparado com o ano anterior.

Segundo o presidente do IBEF-PR, Claudio Enrique Lubascher, “a diretoria do IBEF-PR incentivou ainda mais os profissionais da área a inscreverem os seus cases de sucesso ao prêmio. Sabemos que é no momento de crise que surgem as maiores oportunidades de crescimento profissional e, por isso, tivemos uma grande aderência dos candidatos com cases fantásticos e uma disputa acirrada”, afirma.

Cases avaliados de forma criteriosa

Desde 1985, o IBEF-PR realiza a entrega do Troféu Equilibrista. O evento tem como objetivo reconhecer as personalidades que se destacaram ao longo de suas carreiras e atividades exercidas no decorrer do ano.

A premiação considerada o “Oscar” do mundo das finanças entrega ao vencedor uma escultura do artista plástico Osni Branco, simbolizando o perfil de um verdadeiro executivo. Há três anos atrás, o IBEF-PR passou a realizar também a entrega do Prêmio Revelação de Finanças, um reconhecimento a jovens e promissoras personalidades do setor financeiro.

Com mais de 30 cases inscritos só neste ano, o prêmio seguiu uma matriz de avaliação muito criteriosa. No caso do Equilibrista, só é possível concorrer ao prêmio os profissionais que forem responsáveis pela área de finanças da empresa onde trabalham e estarem alocados no Paraná.  Já para a categoria Revelação de Finanças, o candidato não pode ser o ‘head’ de finanças da empresa e também precisa estar alocado no Paraná.

Segundo André Leal, Coordenador do Comitê de Finanças do IBEF-PR e um dos responsáveis pela avaliação e seleção inicial dos cases, neste ano os cases expressaram de fato toda a resiliência dos profissionais de finanças, a visão sistêmica do negócio e o envolvimento da organização.

“Além dos acontecimentos fatídicos deste ano, conseguimos captar cases com grandes experiências de mercado, em uma variedade de segmentos. Outro grande diferencial foi na diversidade de profissionais inscritos, se tratando de gênero, idade, grau de experiência e tamanho de empresa. Ano a ano esse processo vem se tornando mais heterogêneo” expressa Leal.

A primeira parte do processo ainda avalia os prêmios em quatro pilares diferentes: o protagonismo do executivo de finança; a relevância do case para os steakholders; a efetividade dos resultados; e a aderência à premiação. “Nessa fase, o Comitê de Finanças analisa todos os cases e atribui suas notas, de acordo com cada pilar. No final, consolidamos os valores em médias e os dez cases com maiores notas no ranking passam para a segunda fase, a votação da diretoria”, completa André Leal.

Após a votação da diretoria, os cinco finalistas ao Prêmio Equilibrista e três finalistas ao Prêmio Revelação de Finanças são divulgados aos associados do IBEF-PR, que participam da votação final para a escolha dos ganhadores. Para garantir ainda mais a transparência, confiabilidade e imparcialidade do processo de votação, há mais de 5 anos a consolidação dos votos é realizada pela PwC Brasil.

“O Prêmio Equilibrista constrói um importante legado para todos os profissionais de finanças do Paraná. Podemos garantir, com a nossa experiência acompanhando os desafios globais, que os cases reunidos aqui representam uma grande contribuição para toda a comunidade, principalmente em um ano tão desafiador quanto 2020”, destaca Carlos Peres, sócio da PwC Brasil e líder da região Sul.

Ambos os prêmios avaliam os executivos a partir da postura de liderança, a forma como foram contornadas as situações adversas, a conquista de objetivos traçados por meio de modernas técnicas de administração, e a colaboração da empresa no setor que atua.

Entrega dos prêmios em 2020

Neste ano, o superintendente Clédio Roberto Marschall foi o ganhador do Prêmio Equilibrista e o gerente Marcelo Afonso Riedi foi o vencedor do Prêmio Revelação de Finanças, ambos profissionais da área financeira, do agronegócio e da mesma empresa, a Lar Cooperativa.

Em função da pandemia, a cerimônia de entrega dos prêmios, que antes acontecia tradicionalmente no Castelo do Batel para, aproximadamente, 400 pessoas, dessa vez será online. O evento, realizado no dia 29 de outubro, às 19h, contará com uma estrutura montada em estúdio para receber fisicamente os profissionais premiados, com toda a segurança necessária, e será transmitido ao vivo, pelas redes sociais, para todo o país. Os espectadores ainda poderão prestigiar uma palestra, também ao vivo e exclusiva com o fundador da Localiza e ex-secretário de Desestatização, Desinvetimento e Mercados, José Salim Mattar Júnior.

O Prêmio Equilibrista 2020 recebe o patrocínio diamante da PWC Brasil, empresa especializada em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações; bem como o escritório de advocacia Gaia, Silva e Gaede – consolidado na área corporativa, com ampla atuação em Direito Tributário e Societário.

Na categoria Ouro, o evento recebe patrocínio do Banco Safra, da KPMG e da plataforma de netwoking, World Trade Center. Como patrocinadores Prata estão o Banco Alfa, a Deloitte e a Copel.

Prêmio Equilibrista 2020

Data: 29/10/2020
Horário: Das 19h00 às 20h30
Transmissão ao vivo pelo Vimeo
Mais informações e inscrições: https://equilibrista.ibefpr.com.br/premio

SOBRE O IBEF PR

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR) é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

Através de seus comitês de Finanças, Compliance e Riscos, Tributário e Empresarial, Inovação e Desenvolvimento de Executivos, o IBEF-PR realiza vários eventos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.

Acompanhe o IBEF através do site e de suas redes sociais, participe dos eventos e encontros e saiba como fazer parte dessa comunidade.