Paraná desponta como polo tecnológico e atrai investimentos de empresas de todo país com sistemas de gestão em nuvem
| Foto: Divulgação
  • Por IBEF-PR
  • 12/06/2023 10:28

Com a possibilidade de acesso remoto, atualizações constantes e segurança reforçada, uma solução tem se tornado cada vez mais atraente para empresas de diferentes segmentos. O modelo Software as a Service (SaaS) tem sido amplamente adotado como uma alternativa mais flexível e escalável aos modelos tradicionais, que muitas vezes exigem grandes investimentos para implementação e manutenção.

De olho nessa vantagem, o uso de sistemas de gestão empresarial em nuvem chega como uma forma eficiente de reduzir custos e, para 2023, a expectativa da IDC é que metade dos gastos com software no Brasil sejam para investir em SaaS. Nesse contexto, o ERP (Enterprise Resource Planning – traduzindo do inglês, “Planejamento dos Recursos da Empresa”) é um dos softwares mais utilizados por empresas em todo o mundo para integrar e otimizar os processos de gestão empresarial. No entanto, como a aquisição e manutenção desse tipo de sistema pode ser desafiadora, algumas organizações optam por soluções via SaaS.

Segundo Márcio Viana, diretor-executivo da TOTVS Curitiba, essa modalidade coloca o fornecedor do software como responsável por instalar e atualizar tal ferramenta. “As empresas buscam cada vez mais soluções tecnológicas que permitam maior mobilidade e flexibilidade, e o ERP como SaaS atende perfeitamente a essa demanda”, afirma Viana.

Para o mercado de software, a IDC espera alta de 15% em 2023, apoiado por soluções de segurança, gestão de dados, Inteligência Artificial (IA) e experiência do cliente (CX). Em recortes separados, a expectativa é que o setor de tecnologia da informação (TI) avance 6,2%, neste ano, diante de um cenário de ajuste e redirecionamento de gastos, mas favorecido pelo consumo de tecnologia pelas empresas, que deve crescer 8,7%.

Paraná como polo tecnológico

No Paraná, as companhias têm se voltado cada vez mais para soluções em nuvem como forma de impulsionar sua competitividade. Esse movimento tem contribuído para o estado se consolidar como polo tecnológico, atraindo investimentos e empresas de tecnologia de todo o país. Além disso, Curitiba tem se destacado globalmente como uma das cidades mais inteligentes do mundo, de acordo com o Intelligent Community Forum (ICF).

O uso do ERP como SaaS é uma alternativa promissora para as empresas que desejam se manter atualizadas e competitivas, contratando apenas os recursos necessários e tendo em mãos sistemas atualizados constantemente pelos

fornecedores. “Com a expectativa de crescimento do mercado de software e tecnologia nos próximos anos, as empresas que investirem em inovação e soluções SaaS estarão um passo à frente da concorrência, aproveitando as oportunidades de um mercado em constante evolução”, conclui Márcio Viana.

De olho no crescimento do Paraná, IBEF-PR amplia sua atuação no estado

Nos últimos anos, o estado do Paraná tem se destacado também como polo econômico e estratégico para novos negócios. De acordo com os dados do Sistema de Contas Regionais (SCR), divulgados pelo IBGE, o estado alcançou o patamar de quarta maior economia do país, totalizando um PIB de R$ 487,93 bilhões, em 2020. Tendo esse cenário em vista, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Paraná lançou o Programa IBEF-PR Expande com o intuito de traçar estratégias para o setor de finanças no interior do estado.

O próximo encontro do programa já tem data marcada e acontece no dia 20 de junho, em Maringá. No evento, será apresentada uma pesquisa inédita, em primeira mão, realizada em parceria com o Grupo Datacenso, sobre a confiança e expectativa no cenário econômico dos Executivos de Finanças do Paraná para mapear como estão as perspectivas econômicas atuais.

“O evento é uma oportunidade de visualizar os resultados da sondagem na íntegra e ter uma percepção mais concreta do setor na região. Com isso, é possível prever um panorama de crescimento das empresas e as expectativas desses executivos financeiros”, afirma o Vice-Presidente do Núcleo do Interior, Jeferson Vinhas. Ele ainda complementa dizendo que o papel do IBEF Paraná é sempre contribuir com a comunidade financeira e a expansão da atuação do instituto, assim como a primeira pesquisa de sondagem são exemplos disso.

Sobre o IBEF-PR

Há 38 anos, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Paraná é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná, dentre eles: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

Por meio de seus comitês de Finanças, Desenvolvimento de Lideranças, Tributário e Empresarial, Inovação e ESG, o IBEF Paraná realiza eventos, projetos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.