O Gyros do Ícaro conta com as opções frango, porco, baby beef e vegano
O Gyros do Ícaro conta com as opções frango, porco, baby beef e vegano| Foto: Guto Souza/Divulgação/Ícaro Casual Greek Food
  • Por Ícaro Casual Greek Food
  • 17/02/2021 16:55

Imagine uma refeição rápida, prática, diferente, saudável, recheada de história e muito saborosa. Essa é a proposta do Gyros, sanduíche feito com uma receita importada da Grécia e sucesso de público no Ícaro Casual Greek Food, em Curitiba.

Considerado uma opção de “fast food” da cozinha mediterrânea, o lanche é feito com pão pita, acompanhamento popular no Oriente Médio composto por uma massa delicada de trigo, garantindo uma textura fofa e macia a cada mordida. O recheio leva tomate, cebola roxa, o frescor da hortelã e uma camada generosa de molho tzatziki - um clássico da gastronomia grega à base de iogurte.

Já a proteína que fecha o sanduíche com chave de ouro pode ser escolhida pelo cliente. No Ícaro, é possível optar entre frango, porco ou baby beef, corte nobre do miolo da alcatra. Quem não come ingredientes de origem animal pode se deliciar com a versão vegana do Gyros, também disponível no cardápio.

O Gyros vem acompanhado por batatas fritas
O Gyros vem acompanhado por batatas fritas| Guto Souza/Divulgação/Ícaro Casual Greek Food

História que atravessa gerações

O Gyros - cuja pronúncia correta é “guiros” - é um prato dono de uma trajetória impressionante, que atravessa alguns dos principais eventos históricos do mundo moderno.

Se você enxergou uma semelhança entre o nome da iguaria e a palavra “girar”, em português, saiba que a relação de fato existe. A origem do sanduíche remete a uma técnica especial para assar carnes no espeto, desenvolvida no extinto Império Otomano, durante o século XIX.

O método consistia em posicionar os cortes - geralmente de cordeiro - em grelhas rotativas, que giravam sem parar até a conclusão do preparo. Quando a carne estava pronta, as fatias eram cortadas em tiras finas na vertical.

Com o início do processo de dissolução do Império, grupos de imigrantes levaram sua maneira de assar para a Grécia. Os gregos, por sua vez, deram seu próprio toque de praticidade e sabor à receita de uma refeição completa que aproveitasse a técnica do espeto giratório. Na década de 1920, o Gyros já era um sucesso em Atenas e não demorou para ganhar espaço em outros cantos do mundo. Hoje, é possível encontrar o lanche com facilidade em cidades como Chicago e Nova York.

Ícaro Greek busca seguir a tradição na produção dos Gyros
Ícaro Greek busca seguir a tradição na produção dos Gyros| Guto Souza/Divulgação/Ícaro Casual Greek Food

Inovação, mas com receita clássica

Embora seja um prato centenário, o Gyros tem tudo a ver com o estilo de vida acelerado do mundo contemporâneo.

A arquiteta Flávia Amaral, que divide a empreitada do Ícaro Greek com o empresário Everson Ceschin, explica que a facilidade para comer a qualquer hora, em qualquer lugar, é um dos fortes do sanduíche. “É uma versão mais saudável do hambúrguer. Você pode comer em pé, com ou sem prato, usando a própria embalagem. É ótimo para almoçar no escritório, na rua ou no home office. Tudo isso com pão fresquinho, carne de verdade e um molho que faz a função de uma maionese sem conservantes”, conta.

Para adaptar ainda mais o Gyros à realidade brasileira, o Ícaro Greek faz a carne do recheio na chapa, em vez de utilizar o espeto rotativo. Esse cuidado garante uma textura muito mais suculenta e saborosa. Tendo um excelente custo-benefício, o lanche conta, ainda, com fritas.

Para acentuar a praticidade do Gyros, lanches do Ícaro Greek são entregues pelos aplicativos iFood e Rappi
Para acentuar a praticidade do Gyros, lanches do Ícaro Greek são entregues pelos aplicativos iFood e Rappi| Guto Souza/Divulgação/Ícaro Casual Greek Food

Acentuando a vontade de simplificar a vida dos clientes, sobretudo em tempos de pandemia, o restaurante conta com serviço de delivery, feito pelos aplicativos iFood e Rappi, que entregam o Gyros diretamente em sua casa ou local de trabalho dentro de poucos minutos. O Ícaro Casual Greek Food fica na Alameda Dom Pedro II, 699, no Shopping Springfield, no bairro Batel. Os pedidos podem ser feitos pelo telefone (41) 99915-8041.