A temperatura da água pode impactar positivamente o seu banho.
A temperatura da água pode impactar positivamente o seu banho.| Foto: Shutterstock
  • Por Impermix
  • 26/07/2021 11:41

Não tem coisa melhor do que chegar em casa depois de um dia cansativo e tomar um banho relaxante, não é mesmo? Além de proporcionar bem-estar, esse hábito pode trazer benefícios para a pele e até diminuir as dores musculares.

Mas tudo isso só pode ser conquistado se a temperatura da água for escolhida de maneira correta. Para te ajudar a entender melhor, separamos os benefícios que os banhos quentes, mornos e frios podem trazer para o seu dia a dia. Confira.

Temperatura ideal da água

É comum ouvir que águas muito quentes podem prejudicar a pele, ressecando e provocando descamação. Por isso, o indicado é tomar banhos com a água entre 29°C e 38°C, temperaturas que se assemelham à corporal e geram menos desgaste para a pele.

Mas ainda que banhos mornos sejam considerados ideais, é impossível descartar os benefícios e malefícios que outras temperaturas podem trazer. Por isso, separamos mais algumas informações relevantes.

Vantagens e desvantagens do banho quente

A água quente é tratada como vilã pois pode alterar a barreira cutânea, rompendo a proteção natural e deixando a pele desprotegida para infecções e bactérias. Além disso, pode diminuir a hidratação e aumentar a oleosidade da pele.

Mas no que diz respeito ao bem estar, ela pode ser considerada uma aliada, já que promove a circulação sanguínea, o relaxamento muscular, ameniza cólicas, reduz insônias e alivia até mesmo dores de cabeça.

Sendo assim, é impossível dizer que os banhos quentes trazem apenas malefícios, não é mesmo? Por isso, não sinta culpa. Para continuar tomando banhos quentes de forma saudável, basta revezar as temperaturas e investir na proteção da pele com cremes hidratantes.

Vale a pena ressaltar que esses banhos não podem passar de 50°C, sendo a temperatura recomendada entre 38°C e 45°C.

Banho frio e seus inúmeros benefícios

Há quem ame e quem odeie, mas ainda que divida opiniões, banhos frios proporcionam inúmeros benefícios para o corpo. Dentre eles: amenizam sensibilidades da pele, ajudam a controlar a oleosidade, aumentam a disposição e previnem doenças cardiovasculares.

Para colher todas essas vantagens, não é preciso tomar banhos em temperaturas negativas, basta que a água esteja abaixo de 29°C. Mantendo o corpo por mais de 10 segundos em água fria já é possível notar mais disposição e a pele com menos oleosidade.

Independente de qual a sua temperatura ideal, é importante contar com o que há de melhor em tecnologia e inovação em chuveiros e torneiras.

Uma novidade que a Impermix tem para você é a Linha Touchless, destaque na Expo Revestir 2021. Com tecnologia de ponta em chuveiros e torneiras, você aciona a água por movimento e regula a temperatura da água através de comandos remotos. Assim, você escolhe a temperatura ideal da água, tanto para lavar a mão e a louça, quanto para ter o banho perfeito todos os dias.

As torneiras touchless também são uma ótima solução de sanitização, principalmente para este momento de pandemia em que precisamos reforçar os cuidados e evitar a transmissão da doença. É a tecnologia touchless melhorando o bem-estar e auxiliando na prevenção. Don’t touch, it’s art.

Para saber mais, conheça o nosso site e siga a Impermix nas redes sociais: Instagram e Facebook.