Uma imobiliária qualificada irá te ajudar e encontrar o melhor negócio.
Uma imobiliária qualificada irá te ajudar e encontrar o melhor negócio.| Foto: Shutterstock
  • Por Innova Imobiliária Digital
  • 18/03/2022 11:59

Hipermercado de atacado e varejo é um modelo de negócio que vem se tornando atrativo em cidades afastadas dos grandes centros. Já são quase 1.400 lojas pelo Brasil, tocadas por 151 operadoras, segundo a Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (ABAAS). Mas para que você tenha sucesso, é preciso pensar em todos os detalhes, do terreno comercial à construção e o design da loja.

“Percebemos que os hipermercados têm vindo com um layout diferente, mais agradável e bonito. Há uma tendência de uma galeria com fluxo, um supermercado bonito em que a família entra e se sente como se estivesse em um shopping”, explica Marcelo Gaiovicz, diretor comercial da Innova Imobiliária Digital.

Para investir na abertura desse tipo de negócio, primeiro é importante se atentar a detalhes importantes na prospecção do terreno.

Para ajudar você nesta, e em outras etapas, a Innova Imobiliária Digital e a Dinnies e Felix Arquitetura separaram algumas dicas do que você precisa considerar ao buscar um terreno comercial para construir um hipermercado ou uma grande loja de departamento.Em parceria, as empresas já viabilizaram diversos empreendimentos nesse formato no Paraná e em Santa Catarina.

Prospecção de terreno: análise da legislação e potencial do terreno

Tudo começa com uma análise do terreno comercial em que o cliente deseja construir.É necessário seguir a legislação local para entender se é possível construir um imóvel desse porte na área.

Também é preciso investigar se existe algum passivo ambiental, ou seja, algum tipo de dano que pode ser causado ao meio ambiente pelas atividades do negócio e que devem ser compensados ou recuperados através de ações e estudos ambientais.

“Esse trabalho é uma consultoria inicial. Muitas vezes, o cliente ainda não comprou o imóvel. Esse papel que a gente desenvolve é para que o cliente se sinta tranquilo e possa realmente investir no imóvel que está interessado”, esclarece Paulo Dinnies, arquiteto da Dinnies e Felix arquitetura, especializado em projetos de grandes redes de atacado.

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Esta análise pode levar alguns meses, portanto é preciso paciência, planejamento e tranquilidade para que não haja contratempos pelo caminho..

“É importante respeitar esse tempo de análise para que a gente consiga ter informações completas sobre o imóvel e sobre todas essas condicionantes. Por exemplo, precisamos identificar o impacto da obra que pode conter dois ou três subsolos. Essa fase inicial deve ser feita com muito cuidado”, aconselha Christiano Felix, arquiteto.

Próximo passo: planejamento de um sonho

Após o reconhecimento da área, começa o planejamento do negócio em si, com a incorporação de alguns conceitos e critérios para tornar o projeto interessante e com grande potencial.

Atualmente, grandes hipermercados também contam com outras lojas e galerias na entrada para aproveitar ainda mais o espaço e melhorar o fluxo de pessoas no local.

“Hoje, a gente sabe que o tempo é cada vez mais precioso. É importante conseguir agrupar dentro de um empreendimento várias atividades diferentes e assim fazer com que as pessoas otimizem o seu tempo e tenham uma boa experiência dentro desse ambiente”, explica Felix.

Em todos os casos, o planejamento arquitetônico é essencial para que o negócio fique na medida certa.

“Mesmo que estes empreendimentos tenham lojas pequenas, não é bom contar com número muito grande de unidades. Não precisa colocar muitos operadores, mas colocar bons operadores”, orienta Dinnies.

A Innova Imobiliária Digital possui expertise nesse tipo de negócio, com uma carteira de parceiros comerciais experientes em galerias.

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