Loja Inove Jardim Social: sofisticação e curadoria do bom design.
Loja Inove Jardim Social: sofisticação e curadoria do bom design.| Foto: Brenda Pontes
  • Por Inove Design
  • 08/11/2021 13:12

O nome escolhido para batizar a Inove  Design não é meramente retórico. Desde 1986, quando conceberam a marca, Eviete Dacol e Alceu Bomfim Jr. vêm encontrando novas maneiras de promover inovação no setor de mobiliário residencial e de escritório.

O que começou com um estúdio de design se tornou uma grande referência de mercado para todo Brasil. O conhecimento  adquirido em uma década de trabalho de  criação virou bagagem e, em 1996, Eviete  e Alceu passaram a atuar no varejo, onde  seguem com força até hoje. Atualmente  são duas lojas — uma na Rua Castro, no  Água Verde, e outra na Avenida Nossa  Senhora da Luz, no Jardim Social — além do mais novo espaço coordenado pelos  filhos do casal, Bernar e Bruna Bomfim, a Casa Nouveau.

“Nossas lojas são reconhecidas pelo mobiliário de alto padrão, com peças marcantes e selecionadas por uma curadoria refinada em design. E a Inove sempre observa as demandas dos clientes e do mercado, dentro do perfil de consumo de cada loja, então estamos num momento muito propício com movimentos de renovação e resgate da essência da marca de apresentar talentos e jovens designers, avaliando  os novos jeitos de morar num ciclo que  busca leveza e sustentabilidade”, detalha Eviete.

Para celebrar os 35 anos de marca e os 25 de varejo, a Inove planeja uma série de  novidades que deverão ser apresentadas nos próximos meses, como a chegada de duas novas marcas exclusivas, a Carbono, do designer Marcus Ferreira, e a OVO De sign, de Luciana Martins e Gerson Oliveira, disponíveis no portfólio de marcas da loja do Água Verde. Em setembro, a Neobox, marca mineira de mobiliário de alto padrão, que explora a  alfaiataria e a marcenaria em seu DNA, passou a integrar também o catálogo da loja do Jardim Social.

Showroom da loja Inove no bairro Água Verde, na Rua Castro.
Showroom da loja Inove no bairro Água Verde, na Rua Castro.| Imagem: Eduardo Macarios

Laboratório de boas experiências

Em suas mais de três décadas de trajetória, a Inove teve e tem como propósitos unir ousadia e bom gosto, questionar convenções e movimentar o mercado de mobiliário. E não é exagero dizer que a empresa contribuiu para moldar o setor, colaborando primeiro para levar o design, mas também o conceito de Brand para dentro da indústria, depois trazendo frescor e quebrando a monotonia do universo do bem morar.

“Ter vindo da área de criação foi o que deu o start para atuarmos com curadoria. Começamos a trazer esse olhar mais apurado do mercado, levando para a indústria essa  nova percepção do design.

Calibrar ousadia no design, funcionalidade e viabilidade comercial é, para muitas  empresas do setor, o grande desafio. Para a Inove, é algo que a empresa vem conseguindo fazer, ao mesmo tempo em que segue ditando tendências e lançando nomes e marcas promissoras.

Alceu, Bruna, Eviete e Bernar: o design corre no sangue da família.
Alceu, Bruna, Eviete e Bernar: o design corre no sangue da família.| Imagem: Bruno Santos

Foi a Inove quem apresentou ao sul do país nomes como os dos Irmãos Campana, Luciana Martins e Gerson Oliveira, de  Fernando Jaeger e também do estudiobola, hoje  consagrados no setor.

“A Inove tem muita convicção quando fala em design, inovação, e essa propriedade vem da originalidade, da essência de criação, de sermos designers, de sermos apaixonados por design”, Eviete Dacol, fundadora e sócia da Inove Design.

Mauricio Lamosa, arquiteto e sócio do estudiobola, recorda que a parceria com a Inove começou em 2009, quando a marca ampliou a linha de produtos autorais.

“A Inove tem experiência em apresentar da melhor maneira ao mercado e especificadores as marcas que trabalha. Seja através de eventos bem profissionais e focados e colocação adequada dos nossos produtos no showroom, o fato é que nossa marca cresce em representatividade e faturamento em Curitiba”, diz o arquiteto.

E complementa: “Design autoral é um produto de nicho e eles  conseguem transmitir a mensagem do  estudiobola de uma maneira coerente  e limpa”.

Promover um bom diálogo entre quem cria e quem consome é um dos grandes talentos da Inove, desde sua fundação.

“Quando lançamos a loja, a ideia era que funcionasse como um laboratório, ousado, para testar o mercado e  conhecer nossos consumidores. Na época, nós surpreendemos Curitiba e fomos surpreendidos pelo resultado. As linhas lançadas no primeiro ano foram  100% assinadas pela Inove e tivemos a liberdade de brincar com cores, tecidos  exclusivos, linhas orgânicas e inusitadas com liberdade até na maneira de expor as peças, uma passarela, uma experiência nova para nós e para o mercado. Foi um choque para o bairro Água Verde, e creio que desde então não paramos mais de instigar as pessoas e o conceito do  bom design”. 

A Casa Nouveau é o espaço multifuncional tocado pela nova geração, os filhos Bruna e Bernar.
A Casa Nouveau é o espaço multifuncional tocado pela nova geração, os filhos Bruna e Bernar.| Crédito: Divulgação

A Casa Nouveau é um retrato dessa essência. Ela está no mesmo endereço da Inove, onde também funcionou o Estúdio de Design, e nasceu com a proposta de fomentar o novo, agregar pessoas e colocar as ideias em movimento, num espaço multifuncional para  exposições de arte, com acervo próprio de móveis autorais, salas de reunião, treinamentos, workshops, locação para fotos, vídeos, lives e etc.

“Ter Bernar e Bruna à frente da Casa Nouveau é uma maneira de trazer um novo olhar para o  mercado, para a nova geração de consumo, com criatividade, dando continuidade aos negócios da família, ao mesmo  tempo em que continuamos mostrando que é possível ir além. Vamos propor e provar novas experiências, pois vêm muitas novidades por aí”, convida Eviete.