O líder integral exerce um papel de liderança, operando a partir de níveis conscienciais mais profundos.
O líder integral exerce um papel de liderança, operando a partir de níveis conscienciais mais profundos.| Foto: Canva
  • Por Instituto Connect
  • 16/06/2021 10:49

*Silvana Pampu e James Marins

O ser humano evolui desde seu nascimento até sua maturidade? Como a humanidade evoluiu das primeiras formas de consciência até a complexa consciência contemporânea? Estamos em um movimento transformador massivo, incorporando um maior nível de consciência da humanidade. Podemos vislumbrar designs econômicos sustentáveis, tudo associado ao consumismo alternativo no qual os produtos voltados para o ego terão menos apelo do que hoje.

Da mesma forma como os paradigmas evolutivos repercutem nos modelos econômicos e na gestão de empresas, também impactam em todos os aspectos da sociedade. De acordo com Laloux, é possível identificar uma “Sociedade Evolutiva-Teal”.

Nessa Sociedade Evolutiva, segundo Laloux, realizaremos mudanças profundas na forma como produziremos alimentos, como educamos as crianças e também no modo como administramos a justiça. Escolas e universidades que hoje oferecem instrução seriada para alunos destinados a integrar sistemas industriais e de serviços repetitivos terão que se reinventar para comportar jornadas de aprendizagem individualizadas de acordo com os interesses dos jovens. Sob o ponto de vista financeiro, deverá ser cada vez mais frequente a adoção de moedas e sistemas monetários alternativos, descentralizando o deletério e concentrador poder monetário.

Liderança integral: nova economia demanda novos líderes

O conceito de propriedade será revisitado, comunidades globais serão formadas para administrar a energia e o trabalho que, na forma como o conhecemos, está com seus dias contados. O nível de complexidade de nossa sociedade evolutiva não diminuirá, mas aumentará. Por isso, líderes em todos os níveis, tanto na esfera dos poderes e administrações públicas, como no âmbito de todos os campos de gestão privada, necessitam ser capazes de desenvolver níveis de pensamentos mais complexos.

Os especialistas em liderança José Vicente Cordeiro, Luciane Botto Lamoglia e Paulo Cruz Filho fizeram profundos estudos que demostram as vantagens práticas da denominada “liderança integral”, correlacionando a evolução humana nas suas relações com as organizações. Eles explicam: “O líder integral é aquele ou aquela que exerce um papel de liderança, operando a partir de níveis conscienciais mais profundos. Ou seja, líderes empáticos, consciencialmente evoluídos para uma sociedade evolutiva.

Parcerias estratégicas

O desenvolvimento de líderes evolutivos não se dá em salas de aula ou nos velhos formatos de desenvolvimento, e sim em uma ousada jornada de se por à prova e transformar resultados reais. Pensando em fomentar negócios de impacto, a parceria entre o Instituto Legado e o Instituto Connect une executivos com muita expertise com startups de impacto sustentável.

Como na prática escalar negócios? Como entender essa velocidade exponencial das mudanças? Como aproximar executivos de carreiras sólidas de grandes corporates transitar em universos das startups com velocidade e inovação no DNA. Líderes integrais compartilham seu know how pois acreditam que dessa forma poderão catalisar resultados sociais e, do mesmo modo, acompanhar de perto as tendências desse mundo evolutivo.

No próximo dia 22/06 temos mais um encontro com a palestra do James Marins e discussões com os membros da Confraria de Executivos do Instituto Connect e as Instituições que serão mentoradas. Esse é um encontro aberto e é um chamado a você que SE IMPORTA e QUER fazer a diferença. Faça sua inscrição no evento e faça parte dessa jornada que transforma a SI e ao PRÓXIMO.

*Silvana Pampu é presidente do Instituto Connect e James Marins é presidente do Instituto Legado de Empreendedorismo Social e autor do livro A Era do Impacto (Editora Voo)

Sobre a Confraria do Desenvolvimento

A Confraria do Desenvolvimento, promovida pelo Instituto Connect é um espaço para conexão de executivos de vários segmentos, estados e países, onde é possível evoluir cocriando trilhas de aprendizagens e caminhando em uma jornada de networking, experiências e responsabilidade social.