Employee Experience: o que é, quais são seus pilares e porque é importante nas empresas
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  • Por Instituto Connect – Silvana Pampu e Frederico Lacerda
  • 18/02/2022 09:00

A maioria das empresas ainda está na Era do Engajamento. Nesse momento, as empresas e equipes de RH focam em responder à pergunta "O que podemos fazer para que os colaboradores se sintam felizes para performar melhor?". Porém, o futuro do trabalho demanda outra abordagem.

A Era da Experiência te convida a focar no seguinte questionamento:  Como encantar seu colaborador para ele ser um apaixonado pelo que faz e pela sua empresa?

O que é Employee Experience? 

Employee Experience, ou Experiência do Colaborador é: tudo que os colaboradores observam, sentem e pensam ao longo do seu relacionamento e interação com a organização. Ou seja, todos os colaboradores possuem experiências em suas respectivas empresas. Assim, o questionamento-chave seria: Por que não buscar a melhor experiência possível para o colaborador?

Nesse sentido, felizmente, a maioria dos profissionais do RH desejam que a experiência dos seus colaboradores seja a melhor possível. Entretanto, existe uma lacuna entre supor o que o colaborador necessita e realmente possuir informações sobre essas necessidades, como pode ser observado na imagem abaixo. Comprovando isto, uma pesquisa da Deloitte mostra que enquanto 80% dos executivos de RH acreditarem na importância de trabalhar a experiência do colaborador, apenas 22% deles consideram que sua organização consegue executar isso com excelência.

Os desafíos de implementação são diversos, desde pouca maturidade em CX, ou seja, colocar o cliente no centro, nesse caso os colaboradores, desde time dedicado ou com projetos com o objetivo de melhorar a experiência do cliente, e inclusive ser ágil nos ajustes, pois com o cenário de pandemia, aflorou novas necessidades, forma de se relacionar com o trabalho, bem como expectativas.

Employee Experience – Quais pilares para apoiar a implementação?

Há alguns estudos sobre os pilares do Employee Experience, nesse caso,  apoiamo-nos do framework da Pin People Employee Experience, baseado em 3 principais pilares:

Pilares de Employee Experience da Pin People
Pilares de Employee Experience da Pin People

Envolvimento:

Para gerar experiências positivas, é necessário o envolvimento tanto do colaborador quanto da organização, criando um laço fundamental frente à toda a jornada na empresa.

Este pilar é preenchido por dois aspectos fundamentais: identificação e engajamento.

Por identificação, nos referimos a concepção do colaborador através de propósito, valores, função, habilidade etc. Por sua vez, o engajamento, envolve questões como o desejo de permanência do colaborador na empresa, o orgulho de pertencer e o apego emocional.

Pessoas:

O segundo pilar da experiência são as pessoas. Esse pilar pode parecer um pouco óbvio, no entanto, é inegável que a experiência é construída por interações, logo, as pessoas que fazem parte do ambiente de trabalho possuem grande impacto no cenário de Employee Experience.

Ao falar de pessoas no ambiente de trabalho, estamos falando principalmente de dois grupos: as pessoas do time e a figura do líder. Em primeiro lugar há o coletivo no trabalho, aqueles com quem o colaborador trabalha e, junto a isso, o gestor, que é uma figura essencial no feedback e suporte. Ambos os aspectos essenciais no quesito, pessoa para a criação de boas experiências. Inclusive por isso, pesquisas como a Great Place do Work monitoram o nível de satisfação não apenas em relação a liderança, mas também relacionamento com o time, solidariedade, etc.‍

Suporte:

Identificamos três principais aspectos: aprendizado e desenvolvimento, ambiente de trabalho e reconhecimento. O primeiro deles, aprendizado e desenvolvimento, já é reconhecido pela comunidade de RH como um dos principais benefícios para os colaboradores e oportunidades para crescer e se desenvolver na carreira. Em segundo lugar, temos o ambiente de trabalho, que não se refere apenas ao ambiente físico. Em uma visão mais ampla, analisamos a flexibilidade do trabalho, os recursos disponibilizados e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Por fim, o reconhecimento- seja com feedbacks positivos, promoções ou remuneração financeira justa para sua função são questões que impactam na experiência do colaborador.

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Por que Employee Experience importa? 

Segundo dados do futurista Jacob Morgan, colocar a experiência dos colaboradores no centro traz diversos benefícios, dentre eles:

  • 7 vezes mais Employer Branding: ao melhorar a experiência, aumentam as chances dos seus colaboradores tornarem-se promotores da sua empresa, tanto para seu círculo de convivência quanto nas redes sociais. 
  • 2 vezes mais receita: ao entender seus colaboradores e colocar suas necessidades no centro, diversos custos podem ser cortados, junto a um aumento da produtividade dos times. 
  • 40% menos turnover: colaboradores que possuem suas necessidades atendidas diminuem suas chances de deixar a empresa, aumentando as taxas de retenção de talentos. 
  • 4 vezes mais inovação: ao contemplar os pilares da experiência, as taxas de comportamentos inovadores crescem significativamente! 

Entre para a Era da Experiência

É um fato que, apesar do interesse de muitos profissionais de RH, gerir colaboradores a partir da sua experiência ainda é algo novo e, como consequência, desafiador. Há diversos grupos e debates sobre essa temática, inclusive haverá um na próxima semana dia 22/2 as 10:00 hrs organizado pelo World Trade Center com o objetivo de gerar trocas sobre essa temática e como impacta nas estratégias de retenção e engajamento. Esse é um evento aberto, cuja as inscrições podem ser realizadas gratuitamente no link.

Esse evento é promovido pelo grupo de Pessoas e Cultura liderado pela Silvana Pampu, HR General Manager na Renault e Founder do Instituto Connect pela Andrea Milan HR Diretor na AON e terá a participação da Ana Julia e Leopoldo Paniagua, executivos de Gestão de Pessoas e Frederico CEO da Pin People trazendo um spoiler da recente pesquisa que será divulgada em Março.

Entretanto, para que se obtenha sucesso nesse caminho, alguns conceitos  são fundamentais: escuta e ousadia.

Estar atento aos sinais do mercado, as práticas sendo implementadas não apenas em empresas concorrentes ao seu segmento, pois o colaborador esta cada vez mais com a oportunidade de escolha. E ousadia de arriscar, de tentar e adaptar sempre que julgar necessário, pois as necessidades mais que nunca tem tomada novos vieses.

Antes de falava muito da empregabilidade e agora na “empresabilidade”, ou seja, as pessoas optam por lugares que possam SER genuinamente quem são e ESTAR em empresas alinhadas com seus propósitos de vida.

Bem-vindo(a) à Era da Experiência!

A Confraria do Desenvolvimento, promovida pelo Instituto Connect, é um espaço para conexão de executivos de vários segmentos, estados e países, onde é possível evoluir cocriando trilhas de aprendizagens e caminhando em uma jornada de networking, experiências e responsabilidade social.