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Primeiro livro em português compartilha boas práticas de Employee Experience – EX
| Foto: Site do livro Experiência do Colaborador
  • Por Instituto Connect
  • 16/05/2022 14:44

São Paulo, maio de 2022 - Uma das principais mudanças dentro das organizações nos últimos anos tem sido a preocupação com pessoas. E no centro dessa tendência está o Employee Experience, mais conhecido como EX, que significa ter o colaborador como foco central das decisões tomadas dentro das empresas, inclusive pelas áreas de Recursos Humanos. A ideia de EX é promover ações que buscam o bem-estar das equipes e, consequentemente, a maior produtividade delas, ainda mais saindo de dois anos de pandemia causada pela Covid-19, que tornou esses temas ainda mais desafiadores no mundo do trabalho.

Employee Experience vem se expandindo em todo o mundo há cerca de 5 anos, mas ainda há pouca literatura sobre o assunto, principalmente em língua portuguesa. Com objetivo de disseminar as melhores práticas sobre o assunto, a Comunidade Amigos do CX e a Rokkets Editora reuniram, num único livro, a experiência de mais de 30 profissionais atuantes em EX: “Experiência do Colaborador - na Teoria e muita Prática”.

E uma das maiores dúvidas que as empresas têm sobre o tema é como estruturar uma área de EX ou por onde começar a atuar colocando as pessoas no centro. E o livro já inicia trazendo algumas respostas, com o primeiro capítulo abordando “Employee Experience - por onde começar?”, assinado por Bárbara Vidal, coordenadora de EX na Edfintech Pravaler.

A co-autora traz um passo a passo de quatro etapas sobre como começar o processo de implementação de Employee Experience em uma empresa, passando pelo desenho da jornada, sua divisão, o mapeamento dos times envolvidos e, por fim, a criação de experiência.

Para Bárbara, o grande desafio em estruturar uma área de EX é entender que EX é uma mentalidade e não necessariamente uma área. “O mais importante para começar é entendermos que Employee Experience é uma mentalidade e deve ser parte da cultura da nossa empresa. Isso quer dizer que todos os colaboradores devem entender seu papel na criação de experiências ao longo da jornada, principalmente as lideranças que são exemplos no dia a dia”, afirma a profissional.

Sob a perspectiva de bem-estar das equipes, não podemos deixar de lado as pautas de Diversidade & Inclusão, pois se conectam diretamente com Employee Experience. Com este viés, um dos capítulos do livro é assinado por Rodrigo Credidio, diretor e sócio-fundador da Goodbros e intitulado de “Experiências únicas sob a perspectiva da diversidade e da inclusão de colaboradores”.

Neste capítulo, Rodrigo traz a fórmula básica na qual vem trabalhando há quase uma década e é uma metodologia simplificada e composta por três ingredientes essenciais: diversidade, empatia e desenho universal. Seu capítulo está repleto de dicas e exemplos de sucesso em cada uma das etapas desta fórmula. Trabalhar EX sob a ótica da equidade torna-se essencial para as empresas que querem prosperar e liderar os mercados no futuro.

Mais sobre o projeto

Christiano Bem, co-idealizador do livro “Experiência do Colaborador - na Teoria e muita Prática”, fundador e Manager Director da Rokkets, vê no livro uma forma de ajudar, na teoria e na prática, quem quer se especializar em EX.

“Esse é o segundo livro que lançamos com foco em Experience. O primeiro foi focado em Customer Experience (CX). Porém, entendemos que não tem como fazer ‘CX’ sem antes atender o primeiro cliente, o colaborador. A experiência do colaborador é tão - ou mais - importante que a do consumidor. As práticas internas devem refletir as práticas externas. O livro mostra justamente isso, da teoria à prática, o que e como as empresas têm praticado EX, podendo ser um grande espelho para demais organizações do país”, ressalta Bruno Guimarães, co-idealizador do livro e fundador da comunidade Amigos do CX.

No final de 2020, a Comunidade Amigos do CX e a Rokkets Editora lançaram o primeiro livro de CX do Brasil, “Experiência do Cliente - na teoria e muita prática”. No mesmo ano também realizaram o primeiro evento independente de Experiência do Cliente do Brasil, WOW Summit, que trouxe as principais discussões e tendências do assunto, além da experiência e cases de grandes empresas e a presença de Ian Golding, um dos maiores especialistas em Customer Experience (CX) do mundo. No ano passado foi realizada a segunda edição do WOW Summit, na Versão On Demand. O evento contou com mais de 58 palestrantes, sendo 15 internacionais, e mais de 1.500 inscritos.

O site do livro www.livroex.com.br. “Experiência do Colaborador - na Teoria e muita Prática” conta também com uma série de lives gratuitas, bem como o perfil dos demais coautores.

Inteligência Coletiva

Para Silvana Pampu coautora do livro, a conclusão desse projeto reforça o grande conceito da Inteligência Coletiva, onde a comunidade é uma força motriz para dar palco aos diversos talentos individuais e que o todo supera a obra.

“O livro democratiza o conhecimento sobre uma temática relevante, de uma forma leve, adaptada a nossa cultura e aplicável a diversos porte de empresas. A inteligência coletiva fica evidente com a complementaridade de diversas óticas acerca do assunto e trazem uma riqueza de insights”.

Silvana Pampu é Founder do Instituto Connect que orquestra uma Confraria de Executivos, assim como o Bruno Guimarães e Bruno que fomentam a Comunidade de Amigos do CX, Customer Experience, e Suzie Clavery que também articula a comunidade do Employee Branding, ou seja, sentem no dia a dia o poder de criação e força de proposição das comunidades, que tem se destacado como uma excelente pratica de life long learning.

Além disso um grande ganho foi a criação de uma comunidade de aprendizagem e trocas que reúne pessoas chaves de empresas como diversas empresas e profissionais que se complementam.

Quer ampliar sua conexão e conhece-los um pouco mais, acesse os perfil e aproveite para ampliar sua rede sobre o assunto: beatt -Agatha Machado Alves,Alessandra Morrison,Natura &Co -Ana Julia Novaes,Aon -Andréa Milan,Log-In -Andréa Simões,Suzano -Argentino Oliveira,Pravaler -Bárbara Vidal,Digio - Bia Nóbrega,Zup -Bia Castro Lacerda,Qualtrics -Bruno Andrade,Fesa -Clayton Pedro,Syngenta -Daniella Bonança,3d Partners - Elisa Cavalcante,Pin People -Frederico Lacerda,Leopoldo Hernandez Paniagua,Buser -Lidia Gordijo,Tribanco -Marcela Pimenta,Falconi -Marcelo Nóbrega,Burger King -Marcia Baena,Madeira Madeira -Mel - Maria Elisa Ramos Varalli,Zé Delivery -Nara Zarino,Genesys -Rander S. de Souza,Heineken -Raquel Zagui,Goodbros -Rodrigo Credidio,Sandra Farina,Renault -Silvana Pampu,Alelo -Soraya Bahde,Freshworks -Suman Gopalan,UnitedHealth Group -Suzie Clavery,Electrolux -Valéria Balasteguim,Medallia -Vitor Simão,Amigos do CX,Rokkets Editora

A Confraria do Desenvolvimento, promovida pelo Instituto Connect, é um espaço para conexão de executivos de vários segmentos, estados e países, trata-se de uma comunidade de aprendizagens e caminhando em uma jornada de networking, experiências e impacto social.