Como escolher a colcha e os travesseiros do quarto
Como escolher a colcha e os travesseiros do quarto| Foto: Divulgação
  • Por Irma Decorações
  • 05/08/2020 15:09

Texturas, brilhos e matelassê. Essas são algumas das características que a dupla colcha e travesseiro podem ter para ressaltar a decoração do quarto. Além do visual, os dois podem acrescer ainda o conforto – indispensável para esse ambiente.

Os tecidos usados para as colchas decorativas são diversos, desde os tradicionais jacquard, tafetá e algodão até chenile, veludo, gorgurão, linho e seda. Ao contrário dos edredons, elas são utilizadas durante o dia e guardadas à noite.

A Irma Decorações, que está presente no mercado da decoração há 44 anos, deu algumas dicas para escolher a colcha e o travesseiro ideais. Confira.

As colchas dão a sensação de organização e beleza. Elas têm o papel de compor a decoração, trazendo cor e sofisticação. O principal trabalho usado nelas é o matelassê, caracterizado por pespontos superficiais e enchimento no meio da peça, formando desenhos e relevos.

Na hora de escolher o tecido, opte por um que poderá ser lavado com facilidade e não amasse muito. Também exija uma manta (recheio) de boa qualidade, para evitar de encolher depois de lavar. Alguns tecidos vêm impermeabilizados de fábrica, o que garante maior proteção, já que repele líquidos e sujeira seca.

Nas camas box podem ser usadas saias que, além de protegerem o tecido do box, compõem o ambiente com a cor dos travesseiros e da cabeceira.

A quantidade de travesseiros e almofadas na cama não segue uma regra rígida e varia conforme a proposta do projeto, gosto pessoal e composição do ambiente.

Mas, em média, nas camas maiores como a king podem ser utilizados seis travesseiros ou quatro travesseiros e duas almofadas. As camas de solteiro podem ter um ou dois travesseiros, dependendo da combinação de cores do quarto.

Você pode ousar nas almofadas. Uma dica é abusar de bordados, botões e pingentes e cristais.

A composição

Depois de escolher os tecidos, defina os padrões da composição. Você é tradicional ou gosta de ousar? Respondendo isso você vai poder optar por composições mais clássicas ou inesperadas. Uma aposta clássica é a colcha e um par de travesseiros em texturas semelhantes ou uma colcha e travesseiro em tecido liso com um xale em estampado.

Agora quando o assunto é ser arrojado, não há limites. Uma colcha estampada revela informalidade. O que dizer de uma quadriculada ou listrada? Outro truque é colocar o edredom e a colcha em camadas, para obter uma mistura de texturas. Xales com detalhes como franjas “mudam” a cama no dia-a-dia.

A paleta de cores

Muito vai do gosto pessoal. Você pode adotar uma paleta de tom próximo de tom ou cores completamente diferentes. O azul, por exemplo, é a cor da tranquilidade e uma boa dica para usar nas roupas de cama. Se você prefere o marinho, combine-o com o branco, formando uma dupla infalível e atual.

Tem que muita gente que tem receio do vermelho, mas ele é a cor que remete à paixão. Use no quarto do casal, mas com cautela. Evite no quarto das crianças, pois pode causar excesso de energia.

A cor lilás tem efeito purificador e indicada para ambientes da casa destinados a meditação ou reflexão. O laranja e o amarelo são cores do intelecto e do controle mental, ideal para estimular a comunicação e os estudos. Ficam bem em um ou outro detalhe para não estimular demais.

A Irma Decorações é referência de qualidade e inovação. Tanto que é uma das poucas empresas a participar de todas as edições da Casa Cor Paraná, através de profissionais parceiros. Atualmente possui capacidade de atendimento para mais de 3 mil clientes por ano. A empresa atua na Grande Curitiba, litoral do Paraná e Santa Catarina.

A Irma Decorações fica na Rua Gastão Luiz Cruls, 1130, Bairro Alto. O contato com a loja pode ser feito pelo telefone (41) 3367-5400 ou pelo Whatsapp (41) 99265-4649. Saiba mais no site www.irmadecoracoes.com.br