Irma Decorações dá dicas na hora de escolher o tapete ideal
| Foto: ShutterStock
  • Por Irma Decorações
  • 13/08/2020 16:33

Eles demarcam um ambiente, mas podem criar unidade. Trazem aconchego e sofisticação. E promovem isolamento térmico e até acústico. Os tapetes são essenciais em qualquer ambiente, principalmente em lugares mais frios, como a região Sul.

Eles podem ser feitos com materiais naturais, sintéticos ou uma mistura dos dois. Entre os naturais, estão os tapetes de algodão, que pedem um estilo mais despojado de decoração. Outro é o sisal, que tem uma textura mais áspera e é mais resistente – só não à água. Os tapetes naturais de ou seda são os mais confortáveis e duráveis e tem diversas padronagens.

Os tapetes feitos com material sintético são a maioria dos usados hoje em dia. São melhores para ambientes com crianças ou animais de estimação, são mais resistentes à manchas e alguns são antialérgicos.

A Irma Decorações, que tem 44 anos de know how, tirou algumas dúvidas sobre esse importante item funcional e decorativo.

Tamanhos

O tamanho ainda rende muitas dúvidas. Na sala ele deve ficar na mesma  linha do sofá ou cerca de 20 cm embaixo dele. Se a sala for grande, opte por um tapete também grande para acomodar os outros móveis.

Algumas pessoas têm receio de usar tapete na sala de jantar, mas é possível sim. Apenas opte pelos que têm fácil manutenção. Escolha um modelo grande o suficiente para que as cadeiras, quando ocupadas, permaneçam sobre ele. E deve combinar com o contorno do tampo da mesa? Vai um pouco do gosto pessoal, porém os tapetes quadrados harmonizam melhor com tampos redondos ou quadrados. Tapetes retangulares vão bem com tampos retangulares ou ovais.

No quarto priorize tapetes que ficam embaixo de toda a cama ou até o criado mudo. Como é um ambiente relaxante escolha os com textura macia. Os de pelo alto são ideais.

Quartos de crianças e bebês podem receber tapetes redondos para alegar a decoração. Invista sem medo.

Cores e padrões

Aqui mais uma vez dê ouvidos ao seu gosto. Mas uma pergunta que você deve fazer é se o tapete vai se destacar ou combinar com o resto do espaço.

Você pode escolher um tapete com tom próximo da decoração e acrescentar cor em outros itens de decoração – como as almofadas do sofá.

Algumas tendências para este ano, apostam os decoradores, são os tapetes com padrões geométricos, estilo marroquino, na cor azul (aposta da Pantone, lembra?),  em cores fortes e em alto relevo.

E pode usar mais de um tapete no ambiente? Pode e podem ser diferentes. Até sobrepostos se o estilo da casa for mais descontraído. Uma dica é escolher um ponto de unidade entre os tapetes, como cor, textura ou moldura de acabamento.

Dia a dia

Para evitar acidentes, coloque uma tela antiderrapante sob eles. Alguns modelos já a possuem. Falando em acidentes, caso derrame algo sobre ele, seque na hora. Vale a pena impermeabilizar.

O ideal é que o tapete seja lavado pelo menos a cada dois anos ou quando a trama estiver mais endurecida ou sem brilho. Sempre em lavanderias especializadas.

Passe aspirador sempre e mude-o de lugar com regularidade para diminuir a marca dos móveis.

A Irma Decorações vende tapetes nacionais e importados nos mais variados modelos e tamanhos, de diversos países como Egito, Índia, Pérsia, Bélgica, além dos nacionais feitos sob medida.

Para conhecer todos os modelos, visite a loja que fica na Rua Gastão Luiz Cruls, 1130, Bairro Alto, em Curitiba. Mais informações no site www.irmadecoracoes.com.br ou (41) 3367-5400 ou ainda pelo WhatsApp (41) 99265-4649.