• Por Jet Vap
  • 06/02/2020 14:31

Água, pressão e temperatura. Essa fórmula, que parece simples, é responsável pela eficiência da lavagem a vapor. Essa modalidade de limpeza pode ser feita em diversas superfícies, como automóveis, equipamentos hospitalares, de restaurantes, estofados e até joias. Na prática, é a combinação da pressão e temperatura do vapor que faz a limpeza.

Diferentemente da lavagem comum, a higienização feita com o vapor chega a eliminar até 99,9% dos microrganismos das superfícies. Amiga da natureza, a lavagem a vapor gera uma economia de 98% de água se comparada à limpeza convencional com água e sabão. Como o vapor é aplicado em alta temperatura (pode chegar a 180 oC), os resíduos são removidos com mais facilidade, minimizando o uso de produtos químicos, normalmente danosos ao meio ambiente.

Setor automotivo

Um dos mercados que pode se beneficiar com esse tipo de tecnologia é o de limpeza automotiva. Isso porque o mercado automobilístico nacional está em constante crescimento. Dados da Fenabrave (que representa o setor de automotores) dão conta de que no ano passado houve mais de 4 milhões de veículos emplacados, um aumento de 10,48% em relação a 2018. Segundo o Ministério das Cidades, existem no país mais de 97 milhões de veículos, representando um veículo para cada dois habitantes.

A Jet Vap é uma empresa brasileira com expertise em higienização a vapor. Com 12 anos de funcionamento e sede em Curitiba (PR), ela desenvolveu e fabrica 20 modelos de máquinas de limpeza nessa modalidade. Há modelos a gás, automáticos e a diesel.

Em automóveis, a limpeza a vapor pode remover sujeiras antigas, como camadas de cera da lataria, restaurar o brilho original da pintura e ainda limpar o motor e partes eletrônicas sem nenhum dano. Para quem quer empreender na área, o valor percebido da limpeza a vapor é muito positivo, uma vez que o resultado faz com que os consumidores se disponham a pagar um pouco mais pela maior qualidade que ela oferece. Do ponto de vista da mão-de-obra, outra vantagem: o treinamento dos operadores é mais ágil quando comparado ao necessário para a limpeza a seco, economizando tempo e dinheiro.

Também não requer um custo mensal alto para manter o negócio. Em média, para limpar um carro de porte médio, são utilizados 5 litros de água. O gasto com energia é de 3,5 kW/h (a título de comparação, uma lavadora de roupas doméstica consome, em média, 6 kW/h) quando o gatilho do vapor está acionado. Quando não está sendo utilizado, o equipamento entra em standby.

A Jet Vap oferece ainda uma consultoria personalizada, que indica a máquina ideal para cada cliente. Ela pode ser feita por telefone, e-mail ou WhatsApp. Para comprar, o cliente dispõe das opções de débito, crédito, crédito do BNDES ou a venda programada, onde ele paga a máquina conforme a disponibilidade financeira, e ao terminar, recebe a lavadora.  

Saiba mais informações sobre essa oportunidade de empreendimento no site da Jet Vap: www.jetvap.com.br