Você com certeza já viu algo sobre as exposições interativas de Van Gogh e Da Vinci, certo? Essa técnica utilizada é conhecida como ‘projeção imersiva’ uma das técnicas de video mapping. Ela consiste em projetar imagens em uma estrutura tridimensional, previamente mapeada por um software, permitindo que o vídeo criado se encaixe na estrutura. “Com esse método, o público consegue estar imerso em um ambiente sensorial. Quando isso é utilizado em uma exposição, por exemplo, você torna viável até interagir com a obra, sendo possível dar vida àquilo que antes ficava estático na parede”, explica Ana Maria Palhano, sócia-administradora da empresa Kz3 Audiovisual.
“Os recursos de projeção estão no DNA da KZ3, que sempre primou pelo encantamento ao criar espaços imersivos, que consideramos ser possível quando trabalhamos com um conjunto de elementos técnicos que reproduzem as imagens, som e iluminação adequados para dar a sensação desejada ao ambiente. Hoje, o conceito de ambiente imersivo está muito forte no cenário mundial em obras de arte digital e museus digitais: MORI Building DIGITAL ART MUSEUM. E, em Tóquio, e o Atelier des Lumières, em Paris”, informa.
Apesar de ter ganhado mais destaque nos últimos anos, principalmente com as exposições, a projeção mapeada e imersiva não é uma tecnologia nova. A Kz3 Audiovisual, empresa de Curitiba, trabalha com esta técnica há mais de 15 anos e vem evoluindo junto com novas tecnologias e equipamentos que possibilitam, cada vez mais, passar a emoção através da animação de superfícies.
“Um dos primeiros projetos que fizemos, e usarmos essa técnica em eventos, foi um ambiente imersivo para a New Holland CE, em 2007, em que tivemos uma projeção de 560m² no Transamérica Expo Center, em São Paulo”, lembra Romar T, Nogueira Jr, Diretor Técnico da KZ3. “Na época, isto era um desafio. Utilizamos 14 projetores e foi criada uma rede com 16 computadores para tornar viável a ação. Hoje, por exemplo, com evolução, podemos usar dois computadores para temos o mesmo resultado com uma resolução melhor. Também inovamos, em 2010, nas apresentações do Natal do Palácio Avenida, inserindo a projeção mapeada no show de luzes, utilizando na época projetores moving head. Recentemente, fornecemos os equipamentos para uma projeção no túnel da Casa das Caldeiras, em São Paulo, que criou um ambiente muito interessante. São diversos os projetos que já participamos”, conta Romar.
Criando espetáculos em superfícies diferentes
A projeção mapeada é uma performance intensa e envolvente criada pela interação de conteúdo de vídeo projetado nas mais variadas superfícies, de um prédio histórico ou industrial a um automóvel, até a uma pequena garrafa ou um relógio. “Como as possibilidades são muitas, essa técnica pode ser utilizada em eventos corporativos, feiras, obras de arte, bolo de aniversário, apresentações de teatro, apresentações musicais, enfim as possibilidades são infinitas. Qualquer superfície pode ser mapeada e criar vida! Nós já mapeamos o vestido de uma cantora e também um livro cenográfico para o Banco do Brasil, em que as pessoas podiam folhear as páginas”, conta Ana.
Ainda segundo Ana, o fundamental, além de uma empresa que forneça equipamentos como os projetores e softwares adequados para uma projeção de qualidade, como é o caso da KZ3, é que o conteúdo projetado seja estudado especificamente para interagir com a geometria da superfície escolhida. Por isso, é tão importante a contratação de empresas especializadas em desenvolver conteúdo para dar vida e emoção à projeção. “Para a criação desses conteúdos, são utilizados elementos 3D, técnica de motion graphics e outras técnicas para dar movimento aos elementos. Por isso, contratar empresas de designer e criação de conteúdo com experiência deve ser levado em consideração. Neste quesito, uma das nossas grandes parceiras é a Chroma Garden”, explica.
A partir dessa base, as projeções também podem se tornar interativas, dando ao público a capacidade de interagir com o conteúdo projetado, criando efeitos cênicos incríveis. “Hoje, em Curitiba, somos um dos braços da On Projeções, uma das maiores empresas do ramo, e contamos com um universo de possibilidades de soluções e experiências inspiradoras para nossos clientes e o público em geral. E, além das soluções técnicas para projeção, oferecemos um leque completo para o evento: sonorização, iluminação e até painel de LED”, finaliza.

Conheça a KZ3
Com mais de 20 anos de experiência em soluções e locações de equipamentos audiovisuais, a empresa tem em sua carteira de clientes grandes marcas como Volvo, Renault, Porto Seguro, Bosch, Boticário, entre outras. Aliando alta tecnologia à capacitação profissional constante, a KZ3 produz apresentações ao vivo que atraem, impactam e geram resultados. Afinal, sempre busca a melhor solução, desenvolver projetos técnicos e disponibilizar equipamentos de audiovisual pioneiros, entendendo e atendendo o poder da imaginação.
Para saber mais sobre projeção mapeada e o que mais a tecnologia pode oferecer, acesse o site da KZ3 e o site onprojecoes. Para novidades, siga a companhia nas redes sociais: Facebook e Instagram




