Teste de dengue auxilia no controle e na prevenção de novos casos
| Foto:
  • Por Lanac
  • 02/06/2021 16:13

Comum em regiões tropicais, a dengue é uma das doenças que mais atinge o Brasil. Mesmo com a variação no número dos casos, o teste da dengue continua sendo necessário para o diagnóstico da doença, que já é considerada endêmica, ou seja, estabelecida no país.

Segundo um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 390 milhões de pessoas infectadas por doenças no mundo, cerca de 96 milhões terão o diagnóstico de dengue.

No Paraná, dados atualizados pela Secretaria de Saúde em maio de 2021 registram 1.383 novos casos de dengue, que chegam a marca de 14.843 confirmações em todo o estado.

Entre os municípios com maior registro de dengue aparecem Londrina, Paranaguá, Sengés, Campina da Lagoa, Ubiratã, Mercedes, Serranópolis do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Nova Olímpia e Morretes.

Embora a dengue não tenha endereço definido, essas cidades apresentam uma situação em comum: registro de água parada. É a partir dessa condição que o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença, se desenvolve.

A fim de evitar o aumento no número de casos de dengue, os cuidados são fundamentais para eliminar potenciais focos de criadouro do mosquito em casa e no bairro.

Para isso é necessária atenção à água parada, vasilha dos animais, lixeiras dentro e fora de casa, garrafão de água mineral, caixa d' água, vasos de planta, piscinas, calhas, além de outros locais que possam acumular água.

A contaminação da dengue acontece através da picada da fêmea do mosquito que já esteve em contato com uma pessoa infectada, ou nasceu de uma fêmea infectada, transmitindo de forma hereditária.

O mosquito é o mesmo que transmite a febre amarela. No caso da dengue, são quatro sorotipos diferentes, DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 o que aumenta as chances de transmissão. Após a infecção, os sintomas começam a se manifestar entre 3 e 15 dias no paciente.

Marque seu exame, agora mesmo. O LANAC tem tecnologia e especialistas prontos para cuidar de você.

Sintomas e complicações da dengue

A dengue pode se manifestar de dois tipos, o clássico e a hemorrágica. A clássica é o tipo mais comum e mais leve se comparado com a hemorrágica. Embora os sintomas sejam os mesmos, o que varia é a intensidade.

Os indícios mais comuns da dengue são:

  • febre maior que 38,5ºC;
  • dor atrás da cabeça;
  • dor no corpo;
  • dor muscular;
  • fadiga;
  • eritema;
  • dor no fundo dos olhos;
  • perda de apetite.

Já os casos mais graves apresentam sintomas como fadiga, agitação e confusão mental, sangramento do nariz, respiração acelerada e dor abdominal.

A reação de cada paciente, somado ao tempo de procura do atendimento médico também pode levar ao agravamento da dengue. Nesses casos podem haver complicações, que podem levar a alterações no sistema nervoso, disfunção cardiorrespiratória, insuficiência hepática e hemorragia digestiva, podendo levar a morte.

Diagnóstico da dengue

Legenda: Teste da dengue pode incluir outros exames com o avançar da doença.

Como o Brasil está localizado em uma região tropical, praticamente todas as pessoas são favoráveis a contrair a doença, cuja transmissão acontece na praia, no interior e também na cidade.

O público que acaba sendo mais ameaçado é composto pelas pessoas que já apresentam fatores de risco pré-existentes como idade avançada, doenças crônicas ou ainda já ter sido infectado anteriormente.

Para eliminar as dúvidas, o teste de dengue envolve alguns exames laboratoriais. Normalmente, acontece através de hemograma, mas o tipo do exame pode variar conforme o avançar da doença.

Nos cinco primeiros dias, o teste inclui um antígeno MS1 e a biologia molecular (PCR), após este período é realizado o teste de anticorpos (IGM). Quem já teve dengue anteriormente deve solicitar o teste de anticorpos (IGG).

O teste da dengue está disponível no LANAC, laboratório de análises clínicas, com resultado em 24 horas. “Como os sintomas são comuns a outros tipos de doença, o ideal é diagnosticar precocemente para que o tratamento seja efetivo”, explica o especialista em bacteriologia do LANAC, Marcos Kozlowski.

Com o diagnóstico confirmado, o tratamento é feito com o uso de analgésicos, antitérmicos e bebidas para hidratação oral. Já os casos mais graves costumam demandar internação hospitalar e tratamento conforme o caso.

Na hora de realizar o teste da dengue procure o LANAC mais próximo: são mais de 60 unidades espalhadas pelo estado, com atendimento personalizado e resultado preciso.