As sobremesas do L'Épicerie são deliciosas e muitas vezes servem mais de uma pessoa.
As sobremesas do L’Épicerie são deliciosas e muitas vezes servem mais de uma pessoa.| Foto: Divulgação/L'Épicerie
  • Por L´Épicerie
  • 26/04/2021 18:33

Descobrir uma nova cultura a partir da gastronomia é uma ótima forma de “viajar” sem sair da própria cidade, ainda mais quando decoração, serviço e qualidade andam lado a lado com belas entradas e deliciosos pratos principais. É possível trazer um país para nossa mesa por meio de réplicas, traduções e reinvenções de receitas tradicionais, de modo a encantar e surpreender os mais diversos paladares, de várias partes do mundo.

O restaurante curitibano L'Épicerie realiza essa proeza ao recriar a culinária tradicional francesa em seu menu e permitir que o brasileiro descubra e redescubra as delícias que vêm do outro lado do oceano.

Culinária tradicional francesa em Curitiba? Você precisa conhecer o L’Épicerie

“Temos um menu enxuto porque nosso objetivo é servir fresco, com padrão de qualidade e respeitando o modo de fazer tradicional”, explica Fanie Delatte, proprietária do restaurante. A francesa está há 24 anos no Brasil e conhece seu público: “Nós somos um bistrô que respeita as tradições e ao mesmo tempo quebra estereótipos de que a boa gastronomia é necessariamente pequena ou elaborada demais”.

Hoje, o L'Épicerie é conhecido por ser um ‘pedaço da França’ em Curitiba — e não é por menos. O bistrô existe desde 2007 e se caracteriza pelo ambiente aconchegante e valores mais acessíveis em comparação a restaurantes de alta gastronomia.

E uma das partes do menu que mais faz sucesso entre os clientes é a carta de sobremesas. Na contramão da tradição francesa de encerrar uma refeição com um pedaço de queijo ou um iogurte, o L'Épicerie aposta em sobremesas bem servidas, que muitas vezes podem até servir mais de uma pessoa. “Nossas sobremesas respeitam as tradições, mas têm uma técnica diferente da pâtisserie francesa, justamente porque seguem a proposta do bistrô de trazer a França ao Brasil”, diz.

A base das sobremesas francesas é a mistura de gema de ovo, açúcar e leite.
A base das sobremesas francesas é a mistura de gema de ovo, açúcar e leite. | Divulgação/L'Épicerie

Um exemplo é que, diferente dos doces brasileiros, quase não se usa leite condensado em receitas francesas, e sim a mistura de gema de ovo, açúcar e leite. O sabor, menos doce, pode surpreender, e é por isso que o L'Épicerie se adapta ao seu público sem desrespeitar o legado gastronômico.

O que pedir como sobremesa?

Não é à toa que a gastronomia francesa é célebre no mundo inteiro, e os doces não ficam de fora. Para quem tem curiosidade em conhecer, o menu do L'Épicerie é ideal porque oferece sobremesas elaboradas, priorizando o sabor.

Que tal escolher um Crème Brûlée de baunilha, clássico da culinária francesa? A sobremesa é leve e delicada, conhecida por sua crosta de açúcar queimado que é “quebrada” pela colher na hora de experimentar. A casquinha crocante é a principal característica do doce, que em ocasiões especiais chega a ganhar versões “abrasileiradas” no L'Épicerie, com recheio de doce-de-leite, por exemplo.

Outra sugestão (e também o doce favorito de Fanie) é apostar no Îlê Flottante, sobremesa feita na França principalmente em datas comemorativas. A receita é encantadora: a clara em neve que ‘flutua’ sobre o creme inglês de baunilha, como indica o nome, “ilha flutuante”.

O charme da Tarte Tatin é ser servida como se estivesse “ao contrário”.
O charme da Tarte Tatin é ser servida como se estivesse “ao contrário”. | Divulgação/L'Épicerie

E é claro que, no menu tradicional do L'Épicerie, a famosa Tarte Tatin não poderia ficar de fora. As histórias por trás da receita contam o que teria sido uma sucessão de erros cometidos pelas irmãs Tatin na cozinha. Há quem diga que, após colocar apenas as maçãs para assar, elas tentaram consertar o erro colocando a massa por cima. Outros contam que a torta caiu na hora de servi-la e assim ela ficou “ao contrário”. Não importa qual seja a lenda, a receita original é composta simplesmente por maçã, manteiga e açúcar, com o detalhe de que o recheio de maçãs caramelizadas é, na verdade, a cobertura!

Entre outras deliciosas opções para viajar ao mundo francês sem sair de Curitiba, o L'Épicerie convida a todos a experimentar ou redescobrir as maravilhosas receitas de doces e sobremesas de seu cardápio!