Localizado no coração do Paraná, megabairro planejado oferece estilo de vida inovador
| Foto:
  • Por Cidade dos Lagos
  • 04/09/2019 10:03

O bairro Cidade dos Lagos, localizado na cidade de Guarapuava, desde 2008, está sendo planejado para ser um espaço urbano sustentável, ou seja, com desenvolvimento local socialmente justo, ambientalmente equilibrado e economicamente viável.

Com 3 milhões de metros quadrados, e novidade não somente na região centro-sul paranaense, mas também em todo o Estado, o bairro altera o conceito de planejamento urbano em diversos aspectos, principalmente do ponto de vista urbanístico, paisagístico e de mobilidade.

Desde 2010, quando começaram os processos de pavimentação e construção na Cidade dos Lagos, muitos impactos positivos já foram automaticamente sentidos na região. Um deles é a revitalização da BR 277 - que corta Guarapuava e liga o Paraná aos países vizinhos - e a duplicação da PR-466, proporcionando mais fluidez ao trânsito. Além disso, a geração de empregos dentro do bairro é crescente, principalmente na construção civil.

“Estamos gerando milhares de empregos diretos e indiretos. Estes postos de trabalho estão distribuídos dentro do Shopping Cidade dos Lagos que integra o bairro, e em diversas obras em andamento, como o Hospital Oncológico, o prédio corporativo, o Hotel Ibis, o Centro de eventos, o Centro de Inovação Tecnológica, entre outras obras”, afirma um dos idealizadores do bairro.

Além do desenvolvimento socioeconômico proporcionado pelo empreendimento, através da geração de emprego e renda, outro ponto chave do projeto é a preservação ambiental. A Cidade dos Lagos contribui para a conservação do Parque Municipal das Araucárias, que fica localizado anexo ao bairro, com uma área total de 104 hectares, sendo 26 destes de florestas nativas.

Os impactos sociais e ambientais são apenas a ponta do iceberg do que representa toda a grandiosidade do megabairro. Nestes mais de 10 anos de planejamento e execução, os idealizadores buscaram referências nacionais e internacionais de cidades inteligentes, para formular um espaço urbano completo voltado para a qualidade de vida e o desenvolvimento de negócios. Assim, foram definidos os oito pilares que alicerçam o projeto do bairro:  segurança, saúde, lazer, educação, trabalho, natureza, tecnologia e ações sociais, ambientais e culturais.

A partir desta semana, publicaremos reportagens mais detalhadas sobre cada um destes pilares citados, com o objetivo de mostrar o que faz do bairro Cidade dos Lagos uma referência em empreendimentos desta natureza.

Acompanhe também através do nosso site: www.cidadedoslagos.com

Central de Vendas (42) 3624-7232 // (42) 98425-7238
//
vendas@cidadedoslagos.com
//
www.cidadedoslagos.com