Como escolher o melhor berço para seu bebê? Confira algumas dicas!
| Foto:
  • Por Mamãe bonita
  • 08/07/2021 19:12

Quando um bebê é esperado, comprar coisinhas para ele ou ela é uma atividade bastante prazerosa — afinal, é tudo tão fofo, não é mesmo?

Contudo, a lista de compras é enorme, de modo que pais e mães, principalmente os de primeira viagem, podem ficar em dúvida na hora escolher alguns itens importantes. A principal, talvez, seja como assegurar que os produtos escolhidos são confortáveis e seguros, mas sem gastar mais do que o necessário com eles.

Nesse aspecto, o berço está entre os itens com maior variedade no mercado: há vários tipos de berço, com preços que podem ir dos R$ 300 até mais de R$ 4 mil.

Por um lado, isso oferece mais liberdade para os consumidores, mas também pode deixá-los mais confusos. Mas, com algumas informações, é possível refinar bastante as opções disponíveis e fazer uma escolha mais consciente.

O primeiro atributo que deve ser levado em conta nesse processo é a segurança, para que a criança possa ficar no berço sem correr riscos e os pais também possam dormir tranquilos. Desde 2014, todos os berços vendidos no Brasil devem ter a certificação do Inmetro, o que por si só já oferece certa tranquilidade quanto à segurança.

Entre as principais exigências da certificação do Inmetro para berços, está o espaçamento máximo de 6,5 centímetros entre as barras da grade lateral do berço, evitando que o bebê prenda os bracinhos ou a cabeça. Além disso, as laterais do berço devem ter 60 centímetros de altura, pelo menos, de modo que o bebê não caia ou escape. Na pintura, toda tinta utilizada para o acabamento deve ser atóxica e qualquer adesivo ou  rótulo que possa ser removido pelo bebê, no interior do berço, são proibidos.

Encontre berços confortáveis, seguros e com bom custo-benefício na Berços Curitiba

"Ver com a mão" ajuda na hora de escolher um berço

Por mais que tudo possa ser comprado online, hoje em dia, a experiência da loja física pode fazer toda a diferença para quem está escolhendo um berço. Isso porque muitos deles têm funcionalidades — rodinhas, grades removíveis, gaveteiros ou trocadores embutidos, entre outras coisas — que devem ser testadas com a sua mão, para saber se você vai se adaptar.

Tentar destravar as grades e abrir todos os compartimentos com uma mão só, imaginando que você está segurando o bebê com a outra, é um exemplo desses testes. Também arraste ou mova o berço para simular os deslocamentos que você precisará fazer quando for limpar o quartinho do bebê. Mas o berço também não pode se mover muito facilmente, já que o bebê pode se agitar dentro dele.

Por fim, é interessante analisar todo o berço por dentro e por fora, bem de perto, para se certificar de que não há rebarbas e quinas em que o bebê possa se machucar. Berços de boas marcas não costumam ter essas falhas, mas é sempre importante verificar.

Os diferentes tipos e marcas de berços em Curitiba

Embora a segurança seja o aspecto mais importante, ele não é o único que gera dúvidas nos pais que estão escolhendo um berço para o bebê. Os estilos ou tipos de berço também são uma questão comum nesse momento.

O berço americano é o tipo mais comum, com seu colchão de 1,30 m de comprimento por 0,70 m de largura — o móvel inteiro é maior do que isso e o tamanho de cada um depende de seu design. Mas também há os mini-berços, que costumam usar colchões de 90 por 60 centímetros e cabem em espaços menores, embora sirvam apenas para bebês pequenos — já os berços padrão americano podem ser usados até os três anos ou mais.

Há também os berços ovais ou redondos, que costumam ser um pouco maiores que os comuns, para abrigar o bebê em seu design diferenciado.

Os pais que procuram praticidade podem optar por berços multifuncionais, que possuem gaveteiros, trocadores e até camas auxiliares — as funcionalidades exatas dependem de cada modelo. Os berços que viram mini-cama, por fim, são uma escolha para quem está disposto a investir um pouco mais em um móvel que vai durar mais tempo — assim, quando a criança estiver maior, é só fazer a adaptação.

Os principais tipos de berços:

  • berço padrão americano, de 1,3 0m x 0,70 m;
  • mini-berço, com tamanho menor;
  • berços ovais ou redondos;
  • berços multifuncionais;
  • berços que viram mini-cama;

Dentro de cada um desses padrões, há vários estilos de design — do clássico ou provençal, aos mais modernos e coloridos —, mas escolher entre eles é uma questão de gosto pessoal e da decoração que você está imaginando para o quarto do bebê.

De modo geral, bons berços são 100% MDF, que garante segurança e durabilidade do berço pelo tempo necessário. Há, também, opções em madeira — estas custam mais, mas são ainda mais sólidas.

Por fim, recomenda-se que o colchão não seja nem muito macio nem muito duro, sendo que as densidades 18 ou 20 são as mais utilizadas. Na Berços Curitiba, o colchão está incluso na compra da maioria dos modelos.

A loja tem uma gama bastante ampla de berços em todos os tipos e estilos citados, nas marcas mais confiáveis do mercado: Divicar, JC Móveis, Planet Baby e Peroba. Para auxiliar na sua escolha entre tantas opções, a Berços Curitiba tem uma equipe de consultoras com experiência para entender as demandas dos pais e indicar os melhores modelos.

Entre em contato com a Berços Curitiba e conheça o catálogo completo, com os melhores marcas de berços do mercado