A cooperativa é formada por histórias de vidas que foram impactadas pela inclusão no ambiente de trabalho
A cooperativa é formada por histórias de vidas que foram impactadas pela inclusão no ambiente de trabalho| Foto: Divulgação
  • Por Unimed Pato Branco
  • 20/02/2024 15:35

Desde sua fundação em 1990, a Unimed Pato Branco tem atuado com a missão de proporcionar aos beneficiários soluções em saúde e bem-estar com excelência de forma sustentável, valorizando seus cooperados e colaboradores. Nesses quase 35 anos de atuação, a cooperativa se preocupa diariamente com o cuidado com o colaborador e em proporcionar inclusão em seu ambiente de trabalho.

Para a Unimed Pato Branco, valorizar a diversidade é possibilitar que cada colaborador expresse sua identidade plenamente, sem sofrer discriminação por sexo, gênero, idade, grupo étnico/raça, orientação sexual, deficiência, aspectos físicos e mentais, nacionalidade, nível educacional, estado civil, religião, condição financeira, e experiências vividas que influenciam pensamentos e maneiras de ser.

Por isso, a cooperativa possui inúmeras ações para conscientizar seus colaboradores sobre a inclusão social, como palestras e campanhas que abordam o tema. O objetivo da Unimed Pato Branco é que cada vez mais pessoas possam escalar suas carreiras longe de preconceitos e discriminação, agregando valor, agilidade, efetividade e criatividade para o trabalho.

Esses objetivos também são refletidos no processo de recrutamento da instituição. Como exemplo disso, todas as vagas disponíveis para o quadro de colaboradores são abertas para pessoas com deficiência (PCDs). Durante a seleção das vagas, o foco é nas habilidades para desempenhar as atividades do cargo, sem discriminação e/ou preconceitos. Além disso, quando há a contratação de um colaborador PCD, a cooperativa realiza a adaptação e inclusão no ambiente de trabalho por meio de ferramentas, acomodações e outros recursos para o desempenho diário de suas funções de forma acessível.

Quer saber mais sobre como é trabalhar na Unimed Pato Branco? Leia também:

Sobre a inclusão que vivencia na cooperativa e a importância para seu crescimento profissional, a colaboradora Keila Regina Skrobot comenta: “não posso deixar de expressar o quanto estou feliz em integrar o time da Unimed Pato Branco, considerando esta oportunidade como única. Durante minha jornada, fui motivada e apoiada pelo setor de gestão de pessoas, que proporcionou adaptações no local de trabalho, garantindo acessibilidade e oferecendo treinamentos, incluindo cursos que promovem a inclusão”, relata.

A colaboradora demonstra ainda a inclusão e o cuidado por parte de seus gestores e colegas: “ao interagir com gestores e colegas, encontrei uma comunicação sincera e aberta, o que me fez sentir apoiada e valorizada. Os gestores, em particular, têm desempenhado um papel fundamental na promoção da inclusão, realizando avaliações periódicas e implementando soluções personalizadas”, salienta Keila.

Um dos diversos benefícios oferecidos pela cooperativa é o programa de retenção de talentos Escola de Expansão Profissional, que oferece continuamente desenvolvimento para todos, sem fazer distinção. As equipes da cooperativa, que atuam diariamente com inovação, ética, comprometimento, excelência em gestão, cooperação e sustentabilidade, são diversas e inclusivas, o que contribui para um melhor ambiente de trabalho.

A organização busca promover a segurança psicológica em seu ambiente, por meio de treinamentos relacionados ao assunto e ao fornecer um grupo de acompanhamento terapêutico para colaboradores de setores de atendimento. Para todos os colaboradores, há encontros com ênfase em mindfulness como forma de auxiliar o público interno no gerenciamento e prevenção de estresse, ansiedade e depressão.

A colaboradora Regina de Lima relembra sua história na cooperativa e expõe que: “sendo eu uma mulher preta, durante esse tempo aqui na cooperativa recebi várias propostas de crescimento profissional e pessoal. Sempre fui acolhida com carinho e respeito pelos diretores, gestores, coordenação, supervisores e colaboradores, nunca me senti excluída por ser da raça negra. A Unimed Pato Branco tem um tratamento especial com os seus colaboradores. "Gratidão" é a palavra certa para definir o que sinto pela oportunidade de hoje ocupar um lugar dentro dessa renomada cooperativa”, afirma Regina, que atua na cooperativa desde 2003.

As histórias de Keila e Regina exemplificam as vivências de tantos outros colaboradores que experimentam diariamente a inclusão e a satisfação em trabalhar na Unimed Pato Branco.

Para quem procura crescimento profissional e deseja trabalhar em Pato Branco, acesse as oportunidades disponíveis aqui.

Confira nossas vagas abertas para todos os públicos e venha fazer parte do time Unimed Pato Branco!