Colonoscopia: saiba como funciona a preparação o exame
Colonoscopia: saiba como funciona a preparação o exame| Foto: SgutterStock
  • Por MedPrev
  • 14/01/2020 23:44

A colonoscopia é um exame indicado para casos em que é necessário investigar possíveis lesões na região do intestino. Por isso, para que os resultados sejam conclusivos e mostrem exatamente o que o médico responsável precisa saber, é necessário respeitar uma lista de recomendações sobre os alimentos que podem e não podem ser ingeridos antes do procedimento.

Essa mudança de hábitos alguns dias antes do teste é necessária porque a colonoscopia é um exame de diagnóstico por imagem. Nele, um aparelho chamado de colonoscópio - uma espécie de cabo comprido com uma câmera em uma das extremidades - capta imagens coloridas de parte do sistema digestivo, além de ser capaz de colher material para biópsias futuras. Ingerir determinadas substâncias pode prejudicar ou até mesmo inviabilizar esse processo.

Vai fazer uma colonoscopia em breve? Então, confira as dicas que o MEDPREV elaborou para quem precisa se preparar para o exame:

Dieta e medicamentos estão na lista de requisitos

Pelo menos três dias antes da realização do procedimento, a orientação médica será de que o paciente inicie uma mudança na alimentação e a ministração de remédios com efeito laxante.

Embora um pouco incômoda, a aplicação desse tipo de medicamento é necessária para esvaziar a região do intestino grosso e facilitar a visualização do tubo digestivo. Os principais efeitos colaterais da medicação são episódios de diarreia e o aumento da frequência das idas ao banheiro. Por isso, para ter o maior conforto possível, o ideal é que o paciente possa ficar em casa nos dias que antecedem a colonoscopia.

Paralelamente, também é necessário realizar pequenas alterações no cardápio habitual. Essa adaptação precisa ser feita pelo menos três dias antes da data marcada para o exame.

O que não comer antes da colonoscopia?

Para que a dieta voltada ao exame seja considerada bem sucedida, é necessário que, no momento do teste, o cólon intestinal esteja livre de resíduos fecais. Por isso, é preciso cortar os alimentos ricos em fibras, que estimulam as funções intestinais.

Entre os pratos que pertencem a esse grupo, estão ingredientes como:

  • Leguminosas, como ervilha, feijão preto, soja, lentilha e grão de bico;
  • Pão integral feito com grãos como centeio e milho;
  • Cereais;
  • Grãos como arroz e linhaça;
  • Frutas, incluindo abacaxi, ameixa, banana, abacate, coco, goiaba, laranja, tangerina, kiwi, manga, maçã, maracujá, melancia e pêssego, entre outras;
  • Vegetais em geral, incluindo alface, agrião, brócolis, cenoura, batata doce, cebola e tomate.

E o que comer antes de uma colonoscopia?
A melhor pedida para essa fase preparatória que antecede o exame é apostar em pratos leves, de preferência em consistência pastosa ou líquida. Sopas liquidificadas, pães brancos, torradas e bolachas de água e sal são boas pedidas para esse momento.

Onde agendar uma colonoscopia?

Se seu médico solicitou um exame de colonoscopia, é fundamental escolher com sabedoria o local em que o procedimento será feito, para ter acesso a resultados de confiança e uma equipe especializada que dê as orientações corretas antes e depois do procedimento.

O MEDPREV é um facilitador que permite o agendamento de exames e consultas médicas a partir de um cadastro simples e gratuito, que pode ser feito pelo site da empresa. Conheça o serviço: https://medprev.online/.